Dicas para entregar resultados relevantes aos seus clientes

Todo mundo que trabalha com clientes quer entregar resultados relevantes a eles. Isso não apenas ajuda em ter um bom know-how e portfólio para sua empresa, mas também ajuda a manter o engajamento dos mesmos junto ao que foi planejado para as ações.

Mas existem dicas para entregar resultados relevantes aos clientes? 

Este assunto é bem recorrente, principalmente com quem trabalha em agências de marketing digital, que formulam estratégias diversas para conseguir atender às demandas do mercado atual.

Todas as ações feitas e planejadas pela agência são fundamentais para definir o sucesso ou não do cliente. Uma responsabilidade e tanta, não?!

Desta forma, entregar resultados relevantes aos clientes é fundamental. E com um cenário tão competitivo, com empresas inovando e buscando melhorar seus números e atingir o máximo de clientes a todo momento, como se destacar?

A expectativa do cliente pode ser definida como um conjunto de características, atributos e funcionalidades do que ele oferece, seja produto ou serviço que ele está adquirindo, onde também acredita que são capazes de solucionar seu problema ou atender suas necessidades.

Em resumo, é o que o cliente espera obter ao adquirir um produto ou serviço. Mas existe uma forma de identificar as necessidades dos clientes e entregar resultados relevantes a eles?

Atenção ao que o cliente pensa, seja por dúvidas, chamados e reclamações. Utilize muito de canais de atendimento e redes sociais para isso:

  • Observe os clientes usando suas soluções e descubra o que pode estar faltando;
  • Veja o que a concorrência tem feito e veja se tem algo que seus clientes poderiam desejar a partir disso;
  • Veja quais são os produtos que podem ser complementares ao seu;
  • Faça pesquisas com os clientes;
  • Utilize um sistema otimizado para organizar as informações dos clientes, algo como CRM

Como atender às necessidades e expectativas dos clientes?

O ditado de que “não é sorte, mas sim trabalho” é a máxima de conseguir atender às necessidades e expectativas dos clientes

Para atingir os melhores resultados e, consequentemente, a satisfação dos clientes, o ideal é fidelizá-los e garantir mais vendas. 

Entenda sua responsabilidade perante às expectativas

Antes de começar a planejar tudo e lidar com o relacionamento com o público e fortalecimento da marca, saiba que o motor principal do negócio é aumentar as vendas. 

Por isso que o cliente procurou a agência de marketing, por exemplo. A prioridade deve ser desenvolver ações que tragam lucro às empresas.

Entregar trabalhos visualmente bonitos não é o suficiente, assim como as ideias mirabolantes sem um começo, meio e fim. Então, saber que todo empresário só investe em marketing com a intenção de lucrar com isso é fundamental

Sempre busque meios de comprovar que o investimento do cliente está tendo resultados, isso ajuda a fidelizá-los e retê-los. Nenhum cliente gosta de ter a sensação de que está perdendo dinheiro.

Sinceridade com o cliente é primordial

Pense na situação inversa, em que você é o cliente. É claro que você gostaria que o vendedor fosse o máximo sincero em relação ao produto/serviço em que está adquirindo, não é verdade? Aplique isso, então, para os clientes que você deseja ter. 

Desta forma, detalhe sempre o máximo de pontos positivos e negativos, facilidades e entraves, além de outros detalhes que o projeto pode ter, como:

  • Enfatize pontos relacionados às expectativas do cliente sendo completamente sincero;
  • Apresente as etapas do projeto de forma detalhada; 
  • Aponte que é importante o cliente participar do projeto e que exponha todas as dúvidas;
  • Explique o tempo mínimo para que os resultados apareçam;
  • Apresente todos os resultados de acordo com cada estratégia: SEO, PPC, redes sociais, etc;
  • Crie um cronograma indicando quais serão os resultados entregues em cada etapa;
  • Exponha que o investimento financeiro faz parte da estratégia;
  • Exponha detalhes da sua precificação e os motivos que ele deve contratar você.

 

Gestão é fundamental: passe confiança 

Como dissemos acima, toda a estratégia montada por você vai interferir no sucesso do seu cliente. Portanto, as decisões que você toma enquanto gestor refletem em todo o processo. 

Sim, todo o processo, desde a produtividade, na qualidade dos trabalhos, no ambiente de trabalho e nas entregas, principalmente. 

Por isso, acompanhar e pontuar cada etapa do processo, desde e a execução, a qualidade das entregas, além de transmitir os resultados de forma clara passa muito mais confiança.

Quem está gerindo a equipe é a pessoa que, em tese, está gerindo todo o investimento financeiro do cliente. Sempre que o objetivo de quem está contratando o serviço for o lucro, faça conteúdo para alavancar as vendas

Um bom gestor também consegue otimizar os trabalhos de sua equipe para que atenda às demandas totais dos jobs. Quando o cliente tem na imagem do gestor a confiança de que o negócio dele está em boas mãos, as chances de se ter sucesso são maiores.

Mostre os resultados com clareza

Todo mundo que contrata um serviço quer ver os resultados. Por isso, mostrar o que foi obtido com as suas ações ajuda a ganhar a confiança do cliente.

Seja objetivo neste caso, evite apresentações longas e difíceis de entender. O ideal é apresentar as ideias centrais em bullet points e gráficos, pois facilitam a fixação das informações e tornam a apresentação mais didática. 

É importante, também, entender neste caso se a estratégia foi bem executada. Por isso, crie sempre um caminho que correlacione o pensamento inicial da campanha, o ponto em que ela se encontra e os objetivos posteriores.

Se os números apresentados não são os melhores, apresente alternativas e mostre um plano B a ser executado em seguida.

Análise é fundamental: os próximos passos definem a caminhada

Se você conseguiu passar por todas as etapas anteriores, é chegada a hora de pensar na continuidade da estratégia. Aqui é feito o ajuste do que não deu certo, além de conseguir aumentar as alternativas e possibilidades futuras. 

Converse sempre com a sua equipe e com a equipe do cliente, construindo uma estratégia plausível de forma clara e que busque resultados consistentes.

Este passo também requer uma programação das atividades de forma prévia, com sugestões de conteúdo, ações e possíveis aprovações. 

Conclusão

A realidade é que para entregar resultados relevantes aos seus clientes você deve investir em uma estratégia que alie o melhor do seu marketing, com a sua capacidade de gerir campanhas e equipes e, acima de tudo, seja transparente e sincero.

Quer saber mais? Entre em contato conosco da Você Digital Propaganda. Nós conseguimos te ajudar.