investir

5 dicas de como começar a investir! 

Você se cansou de deixar seu dinheiro na poupança? Tem interesse em investir e ainda não sabe como começar? 

Então iremos trazer 5 dicas para você começar a investir para obter ganhos maiores. 

Muita gente acredita que é necessário ter grandes quantias para começar a investir e entrar no mercado financeiro.

No entanto, você pode começar com apenas R$30 reais no Tesouro Direto. 

O importante é sempre manter a constância, mesmo que em valores pequenos e diversificar sua carteira de investimentos, para assim obter uma maior rentabilidade. 

Confira agora nossas dicas e comece a investir! 

1. Entenda seus objetivos 

Antes de começar a investir é importante estabelecer quais são os seus objetivos:

  • a curto prazo
  • médio prazo
  • e longo prazo

Para assim organizar os aportes, retiradas e entender quanto você precisa para alcançar o patrimônio que deseja. 

Por exemplo, quanto você precisaria economizar mensalmente para investir, você deseja conquistar independência financeira em quantos anos, quer abrir o seu próprio negócio, comprar imóveis, ou viajar? 

O ideal é separar cada objetivo e um período específico para alcançar cada um deles 

2. Descubra seu perfil de investidor 

Para entender quais são os fundos e aplicações mais indicados é essencial compreender o seu perfil como investidor. 

Existem três tipos: 

  • Conservador: são investidores que preferem opções de investimento com baixo risco, a fim de preservar seu patrimônio. Dentre as principais escolhas estão investimentos de renda fixa. 
  • Moderado: o investidor moderado pode ser considerado o meio termo, ou seja deseja ter maior segurança em seus investimentos, no entanto está disposto a correr alguns riscos para uma maior rentabilidade. Assim, consegue diversificar mais sua carteira. 
  • Agressivo: este perfil tem maior foco em investimentos na Bolsa de Valores, geralmente possui maior experiência no mercado financeiro, corre maiores riscos em troca de maior rentabilidade e já possui um patrimônio considerável para suprir eventuais perdas. 

Desta forma, após você identificar o seu perfil terá maior clareza nas opções e como conquistar seus objetivos a partir delas. 

3. Determine a quantia para investir

No 3º passo para começar a investir, é fundamental que você tenha um planejamento financeiro e determine a quantia que deseja separar para investir em cada um de seus objetivos. 

Os investimentos podem ser realizados tanto de uma vez só, como você pode investir mensalmente. 

Uma boa opção é realizar uma planilha com seus gastos fixos, o que tem disponível para investir, sua reserva de emergência e quanto você deve colocar para conquistar o que deseja em determinado período de tempo. 

4. Conheça os tipos de investimento 

De modo geral, existem  5 tipos de investimentos para você diversificar sua carteira, são eles: 

  • Tesouro Direto: é um programa criado pelo Governo Federal, a qual pessoas físicas emprestam dinheiro para o governo e o mesmo fornece um título de crédito, a um data pré-estabelecida. No vencimento você pega o dinheiro junto aos juros. Este investimento é considerado de baixo risco. 
  • LCI e LCA: são investimentos de renda fixa. Nesta modalidade você consegue saber a rentabilidade dos títulos. Além disso, estes investimentos são isentos de IOF e Imposto de Renda. 
  • CDB: (certificado de depósito bancário) é semelhante ao tesouro direito. Estes títulos são emitidos por bancos para captação de recursos. Ou seja, você empresta dinheiro ao banco e ao final é devolvido com o acréscimo de juros. 
  • Ações: são frações de uma empresa. As ações são negociadas na Bolsa de Valores e possuem maior risco 
  • Fundos de investimento: é uma aplicação financeira, constituída por vários investidores que reúnem o capital de pessoas para ser aplicado em um investimento. 

5. Escolha uma corretora de valores para investir

 Para começar a investir é necessário que você escolha uma instituição financeira, que podem ser bancos ou corretoras de valores. 

As corretoras possuem diversos produtos para você escolher em qual investir seu dinheiro. 

Você pode também procurar por assessores especializados que irão ajudá-lo a escolher fundos, ações e como começar a investir no mercado financeiro.

O processo é bastante simples, basta escolher a instituição que deseja abrir uma conta e começar a investir! 

Agora que você já sabe os passos para começar a investir, dê uma olhada em nosso guia sobre mercado financeiro para entender mais sobre a área! 

Texto desenvolvido pelo time do blog da Orientu! Lá você poderá encontrar diversos conteúdos sobre carreira, mercado de trabalho e orientação profissional