home

Dicas de rotina saudável para o home office

Se antes você trabalhava em um escritório antes do home office, provavelmente está acostumado a um dia bastante estruturado. Há um equilíbrio entre o trabalho que você realiza, as reuniões que você participa e as pausas que você faz.Quando você aplica esse mesmo tipo de estrutura para trabalhar em casa, começa a cair em uma rotina produtiva.

Sempre haverá soluções, mas se você cumprir sua agenda, poderá descobrir que trabalhar em casa lhe dá uma verdadeira sensação de realização. Aqui estão algumas dicas de rotina saudável para o home office.

Espaço de trabalho no home

Para que você tenha maior imersão no seu home office, você precisa de um espaço confortável em casa onde possa trabalhar sem distrações ou interrupções. Se você não tem uma sala separada, pense de forma criativa. 

Encontre um espaço de trabalho que você possa reivindicar como seu até poder retornar ao seu escritório. Este pode ser um canto fora do caminho ou uma extremidade da mesa da cozinha. 

Certifique-se quando estiver pronto para trabalhar que todas as distrações são mínimas. 

Pense no seu escritório em casa como um espaço seguro só para você, onde você pode se concentrar, fazer ligações ininterruptas e fazer seu trabalho. No final do seu dia de trabalho, você pode sair desse espaço sentindo que realizou algo.

Sente confortável 

Embora o sofá possa parecer tentador, uma cadeira que apoie as costas é provavelmente a melhor aposta. Pratique uma boa postura enquanto trabalha em um computador o dia todo e certifique-se de se alongar com frequência para evitar ter que tratar lesões no pescoço em São Paulo e nos ombros.

Se você tem uma mesa de pé no trabalho, veja se pode trazê-la para casa. Ficar sentado por longas horas pode estar ligado a doenças cardíacas , diabetes e obesidade.

Estabeleça uma rotina no home office

Planeje começar a trabalhar no mesmo horário todos os dias, se possível, e pratique limites saudáveis. Pode ser útil usar um sinal para começar o dia. Acenda uma determinada luz ou feche uma porta, por exemplo.

Estruturar seu dia o ajudará a manter o foco na tarefa em mãos e a estabelecer limites com os outros para que saibam que você está “no trabalho”. Não se esqueça de sinalizar o fim do seu dia de trabalho apagando a luz ou abrindo a porta.

Pausas regulares

Esteja atento ao seu próprio bem-estar e programe pausas no seu dia. Levante-se e movimente-se, dê um passeio ou jogue um monte de roupa para lavar. Qualquer coisa para tirar seus pensamentos do trabalho serve.

Se você tem família em casa, agende um horário regular para almoçar juntos, apenas certifique-se de voltar ao trabalho no mesmo horário todos os dias. Escolha alimentos saudáveis ​​e nutritivos, assim como faria no trabalho e tente evitar comer em sua mesa. 

Beber água ao longo do dia ajudará você a se manter hidratado, além de auxiliar nos cuidados estéticos em SP, que posteriormente podem afetar a autoestima.

Interação social no home

Um dos benefícios de trabalhar em um escritório é a interação social. Você pode não conseguir ver seus colegas de trabalho pessoalmente, mas ainda pode manter contato.

Se o seu escritório oferece suporte a ferramentas de comunicação, defina seu status como “Disponível” e faça check-in no bate-papo. Caso contrário, agende reuniões regulares por telefone ou videoconferência ou faça uma reunião virtual de café. 

Tocar na base regularmente ajudará você e os outros a se sentirem menos isolados.

Dicas para melhorar a produtividade com exercícios

Quando você está se sentindo cansado ou ansioso, pode ser difícil manter o foco no trabalho. Não deixe de cuidar de si mesmo como ir ao dentista na Casa Verde, ou também com exercícios e técnicas de relaxamento que você pode fazer em casa. Aqui estão alguns recursos úteis:

  • Pernas

Fique de costas para a parede, pés afastados na distância dos quadris. Deslize lentamente as costas pela parede até ficar na posição sentada. Deslize lentamente de volta até a parede.

  • Alongamento das costas 

Deite-se de costas com os joelhos dobrados em direção ao teto, pés firmes no chão. Lentamente, levante os quadris no ar, depois traga-os de volta ao chão. Este alongamento alivia e até mesmo auxilia no tratamento de coluna no RJ.

  • Alongamento dos ombros e braços

Deite-se de costas com os dois joelhos dobrados em direção ao teto, os pés firmemente no chão. Coloque as mãos sobre o peito em uma cruz. Concentre-se em seu núcleo e levante os ombros do chão alguns centímetros, mantendo o pescoço em uma posição neutra. Abaixe-se de volta para o chão.

Considerações finais 

Estar com a saúde em dia é fundamental para maior produção no trabalho, por isso esteja atento a possíveis dores, ou problemas de saúde que possam ser decorrência do home office, como dores nas costas, ou até mesmo ansiedade, por conta da pouca interação social.

Em caso de problemas relacionados à saúde, procure seu médico.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.