Mobile marketing

Vantagens do marketing digital

Hoje em dia as vendas na internet são muito populares, e na internet são encontrados inúmeros nichos e modelos de comércio onde você pode adquirir itens dos mais variados tipos e segmentos, por exemplo:

  • Roupas;
  • Brinquedos;
  • Acessórios;
  • Materiais escolares;
  • Programas de computador;
  • Comida;
  • Compras de supermercado;
  • Entre diversas outras coisas.

Ou seja, tudo isso são itens que você pode encontrar com facilidade em pontos comerciais ou até mesmo coisas que são difíceis de encontrar em determinadas regiões (há até mesmo lojas online que vendem produtos de outros países).

Importante reforçar que isso aumentou consideravelmente desde o início da pandemia, pois com o isolamento vigente em todo o planeta, os comerciantes tiveram de inovar seus modelos de negócio. 

Passados dois anos do início do isolamento, não são poucos os casos de lojas físicas que se tornaram 100% e-commerce e resolveram abandonar o modelo “tradicional” de se fazer comércio.  O cenário tende a crescer cada vez mais.

O crescimento do e-commerce foi grande e anda junto com o marketing digital, fazendo com que surjam inovações em um grande volume e alta qualidade, tudo isso com o objetivo de impactar positivamente nos resultados das vendas via internet, e dependendo pode motivar você a cogitar a visitação de um ponto comercial físico.

1 – Interatividade

Com essa evolução no e-commerce, afetando até mesmo o comércio em espaços físicos, a interatividade da loja com o cliente passou a ser ainda mais notada, fazendo com que o cliente não se contente apenas com o produto que está consumindo, mas também com todo o processo. 

A experiência tem como objetivo a conquista do cliente e o seu consumo. Dependendo do seguimento da sua loja, o consumo pode estar alinhado com necessidades básicas (vestuário, por exemplo) o que significa que há muita concorrência. 

É justamente neste espaço que a experiência que sua loja pode proporcionar pode obter vantagem, pois se o cliente gostar da experiência vivida na sua loja, ele com certeza irá consumir os seus produtos novamente.

Por ter crescido demais nos últimos anos, não é algo fácil de ser adaptado à sua loja, pois há a concorrência de outras experiências no mercado, dependendo do segmento da sua loja essa “estrada pode estar mais pavimentada”, gerando mais concorrência. 

Caso o seu nicho seja pouco evoluído nesta questão, é algo mais fácil de ser notado, pois qualquer experiência será uma novidade neste segmento.

Como saber onde investir?

Antigamente as estratégias de marketing eram mais rudimentares, podemos dizer que o marketing é muito diferente desde a popularização da internet. 

Antes da internet, o vendedor tirava da própria cabeça ou contratava uma agência de publicidade para que sua empresa pudesse atrair clientes. 

Entretanto, atualmente o cenário é muito diferente, existem pesquisas de mercado através da própria internet onde é possível saber exatamente o que o seu público espera e gosta no seu site.

Hoje em dia, com a evolução do marketing digital você pode usufruir de dados sobre a preferência de seus clientes, métricas como ROI (“Return over Investment”, em português “Retorno Sobre Investimento”) e CAC (Custo de Aquisição de Clientes). 

A ROI faz a conta sobre dinheiro investido e dinheiro aplicado; enquanto a CAC mostra o preço investido pela empresa para garantir cada cliente.

Você pode criar seu site e usufruir de tudo o que está escrito neste texto, desde que você siga corretamente as estratégias de SEO, um conteúdo de qualidade, com boas publicações periódicas, entre outros fatores, você poderá ter uma boa base para iniciar seu projeto.

2 – Direcionamento

Antes da internet, os donos de lojas descobriram seu público vendo o movimento da sua loja e o perfil de pessoas que a frequentavam. Com a chegada da internet e sua popularização, ficou ainda mais fácil direcionar seu comércio tanto físico como online. 

O público que visita seu site pode efetuar um cadastro, tornando-se leads, e fazendo com que seu site tenha um contato direto com cada consumidor. Com este contato criado, as lojas podem enviar pesquisas e obter seus resultados ainda mais refinados e específicos.

Outra maneira de direcionar seu negócio é ver como anda o cotidiano do seu nicho nas redes sociais. 

Com essa análise, você pode direcionar sua venda para o que está sendo popular para seu público no momento, utilizar sua conta para engajar com o público, fazendo com que seu perfil possa crescer ainda mais. 

Uma maneira de capturar um público por outra forma é através dos resultados de pesquisa do Google. 

Se seu conteúdo estiver disposto a seguir as recomendações de otimização SEO e for relevante para o seu público, o Google pode vir a te proporcionar cada vez mais espaço nos resultados de busca, podendo deixar seu site mais visível para mais pessoas.

Um exemplo disso são os próprios resultados de pesquisa. Quando há a pesquisa no navegador Google, o sistema identifica as palavras-chave e lhe apresenta os resultados que a plataforma acredita serem os mais adequados à sua pesquisa. 

Portanto há de se concluir que o Google se baseia em palavras-chave, boa escrita, regularidade nas postagens, qualidade do link, classificação do link (dofollow ou nofollow), entre diversas outras áreas que interferem na qualidade e nos padrões de SEO.

3 – Maior espaço para destaque

Basta fazermos outro comparativo com tempos onde não havia acontecido a popularização da internet: “Quando que uma loja de pequeno porte no interior de Santa Catarina iria ter clientes e ser conhecida por todo o Brasil sem ser uma rede de franquias? ” 

A maioria das pessoas irão responder com desconfiança e se pudessem apostar, apostaria na negativa. E estariam corretas.

Porém, com a internet as coisas mudaram, hoje o consumidor pode ser cliente de qualquer loja no mundo, desde que ela esteja na internet e seu marketing digital cative este consumidor. 

Hoje em dia há sites de compras chineses muito populares no Brasil, sites que são apenas abrigos para comerciantes do país oriental, que nunca pensaram que pudessem vender seu produto direto para o consumidor final e assim ganharem mais dinheiro. 

No atual momento, qualquer loja consegue vender para qualquer lugar do mundo, basta ter um bom marketing digital, uma boa hospedagem de sites, muito trabalho e que o consumidor tenha interesse no seu produto.

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