Dicas de boas-vindas a novos funcionários

Uma maneira de garantir a motivação dos funcionários que entram para sua equipe está numa prática muito comum da sociedade: as boas-vindas

Parece pequeno, mas é uma ação tão necessária nos dias atuais que garante não só uma valorização dos funcionários, mas também, o reconhecimento de tê-lo junto do seu negócio.

Por isso, separamos algumas dicas de boas-vindas a novos funcionários para você, empreendedor, colocar em prática depois de assinar o contrato admissional de um profissional. Confira!

Novos funcionários: como receber?

Fazer com que os novos funcionários se sintam parte da empresa é uma missão e tanto para qualquer gestor, porém, é importante que isso seja bem-feito para que o colaborador vista a camisa e produza melhor.

Antes de mais nada, para fazer gestão de pessoas é de suma importância se colocar no lugar do outro. Trabalhar a empatia é a primeira regrinha, por isso, coloque-se no lugar do outro e analise como você gostaria de ser recebido numa empresa.

1 – Comunicado de boas-vindas

A dica número 1 para receber novos funcionários é fazer um comunicado oficial de boas-vindas. Cabe à gestão, comunicar aos demais membros da equipe que um novo funcionário está chegando. 

Independentemente de ter uma equipe trabalhando de forma remota, é importante manter todos informados, seja por e-mail, chat ou algum canal oficial de comunicação da empresa.

2 – Pense numa integração de funcionários

A integração é nada mais do que um tour dentro da empresa. Assim que os novos funcionários chegam, vale a pena tirar um momento para apresentação deles com colaboradores veteranos e mostrar toda a instalação da empresa.

3 – Kit boas-vindas a novos funcionários

Um kit boas-vindas é um mimo carinhoso que a gestão organiza para poder receber novos funcionários. Ele pode ser personalizado e ter a logomarca da sua empresa. Isso tudo para ambientar os recém-contratados à cultura da empresa.

Algumas opções são bem bacanas quando se pensa em como agradar um novo funcionário. Entre as principais ideias estão:

  • Squeeze de água personalizado;
  • Cartãozinho assinado pelo CEO;
  • Canetas, mouse pad e caderneta de anotações;
  • Adesivos.

Você também pode pensar em itens que sejam mais voltados ao seu segmento.

4 – Integrá-lo aos canais de comunicação corporativa

Colocar os colaboradores nos canais oficiais de comunicação da empresa é uma prática que não deve ultrapassar o primeiro dia, por isso, peça com antecedência, o nome completo com todos os dados para formalizar o e-mail corporativo dos novos funcionários.

Essa é uma prática bastante comum entre muitas empresas para poder separar o profissional do pessoal de cada colaborador. 

Por que dar boas-vindas é fundamental?

Porque é um motivo a mais para integrar novos funcionários dentro da sua empresa, ou seja, isso é fundamental para que você valorize o profissional que vai representar sua empresa e faça ele reproduzir não apenas a cultura organizacional, como também, compreender valores e missão do seu negócio.

Além disso, ajuda na:

  • Relação entre colaboradores;
  • Produtividade e engajamento;
  • Confiança entre a equipe;
  • Remoção de algum obstáculo de comunicação;
  • Adaptação da empresa;
  • Chance de obter melhores resultados.

É importante saber que, quando há uma pessoa nova chegando ela deve saber tudo da empresa. Como:

  • Conhecer seus valores e cultura;
  • Saber das regras de saúde e segurança;
  • Conhecer todas as instalações e setores;
  • Conhecer a gerência e supervisão .

Manter as dicas de boas-vindas a novos funcionários ativas é uma forma de ter um Recursos Humanos eficaz. 

Sem contar que quando se é bem recebido, as chances de rotatividade e absenteísmo são poucas e faz com que os novatos se sintam bem acolhidos para poderem produzir mais.

Caso ainda precise explorar melhor o assunto, confira as dicas do Sebrae, por exemplo, lá eles oferecem todo o suporte necessário para o empreendedor conseguir executar uma melhor gestão e ter sucesso em todo o seu negócio.