Planejamento empresarial para 2022: saiba como fazer o da sua empresa

Os anos de 2020 e 2021 podem ser considerados como atípicos devido aos acontecimentos procedentes da pandemia da Covid-19, isso, inclusive, em todos os espaços, tanto dentro de uma casa quanto dentro de uma empresa.

O mercado mudou muito em um período curto de tempo, e já existem muitas transformações no ramo empresarial, por exemplo, nos setores de: transformação digital, gerenciamento de equipe e inovação.

Sendo assim, faltando apenas dois meses para o ano acabar, o melhor momento para reavaliar o plano estratégico da sua empresa é agora. Por isso, antecipe as adversidades e aproveite as oportunidades com um planejamento bem estruturado.

Ainda não sabe como fazer? Continue a leitura e saiba como realizar o planejamento empresarial da sua empresa pensando nas oportunidades que 2022 oferecerá.

Qual a importância do Planejamento Empresarial?

Para uma empresa atingir os resultados esperados, é imprescindível que todas as atividades operacionais sejam planejadas com antecedência e executadas em um determinado período de tempo. 

Sendo assim, é primordial para o sucesso da empresa ter um planejamento de todas as ações bem estruturado para ter uma melhor administração do tempo e dos recursos necessários, focando sempre no que é realmente importante ao longo prazo, e no que trará mais prosperidade para a organização. 

Além disso, o planejamento ajuda a entender as mudanças tanto no ambiente externo, quanto interno, a identificar possíveis problemas no processo e a identificar oportunidades de melhoria do negócio. 

Portanto, mesmo que o mercado passe por um momento de instabilidade, isso não invalidará o plano que orientará o trabalho da organização nos próximos anos.

Conheça os tipos de Planejamento Empresarial

O planejamento empresarial abrange várias áreas dentro de uma empresa, nesse contexto, o ideal é abranger todas elas. Confira quais são essas áreas: 

Plano estratégico

Fazer um plano estratégico de longo prazo é importante para definir os principais objetivos e o caminho de crescimento do negócio. 

Portanto, quanto mais detalhada for a análise e inserção das oportunidades de negócios, melhor, pois é por meio dela que serão definidas as metas e objetivos da organização.

O planejamento estratégico deve ser feito por uma pessoa com capacidade de liderança, pois ela possui mais experiência e segurança para determinar as ações e tomar as decisões sobre o futuro da organização. 

Plano financeiro

O  plano financeiro é um documento que organiza os recursos financeiros de uma organização. Por meio dele é possível formular estratégias e metas considerando o controle de custos, as projeções de receita e o fluxo de caixa.

Além disso, com um plano financeiro bem definido é possível prever circunstâncias que podem interferir ou prejudicar os recursos financeiros de uma empresa. 

Para realizar um plano financeiro eficiente, as entradas e saídas de caixa devem ser rigidamente fiscalizadas, permitindo o controle e conhecimento sobre o financeiro da organização. 

Plano tático

Ao contrário do planejamento estratégico, o plano tático tem como foco ações de médio prazo, ou seja, realiza o planejamento das funções de seus colaboradores, e da parte operacional.

Esse tipo de estratégia é essencial e deve ser eficiente, ainda mais se tratando de um contexto de pandemia, onde muitos colaboradores estão trabalhando em regime home-office. 

Plano operacional

O planejamento Operacional envolve a elaboração de tarefas, cronograma e prazos para realização e conclusão eficiente das atividades da empresa, ou seja, é um plano que deve ser feito a curto prazo. 

Esse tipo de plano define o caminho que a organização deve seguir para manter as operações do negócio em dia a partir de um fluxo de trabalho eficaz e seguro.

Como realizar o planejamento empresarial 2022

Agora que você já sabe o que é o planejamento empresarial e qual a importância dele para o crescimento da sua empresa, chegou a hora de conhecer as etapas para colocá-lo em prática. Confira:

Tenha diagnóstico do ano anterior

Ter um diagnóstico  dos dados do ano anterior da sua empresa, é uma forma eficaz de compreender o desempenho da sua empresa neste ano. 

Por meio dele, você conseguirá visualizar os problemas, os indicadores financeiros, as vendas, o crescimento e também poderá ter uma análise do desempenho de suas equipes. 

Portanto, o diagnóstico do ano anterior ajuda a visualizar quais metas foram determinantes para a sua empresa. Por meio dele é possível visualizar quais metas foram alcançadas e quais não foram, assim como quais estratégias foram eficazes e quais não foram.

Ciclo PDCA

Aplicar o ciclo PDCA é a segunda etapa do planejamento. O ciclo PDCA é  uma ferramenta de gestão que ajuda a otimizar os processos de uma empresa a fim de atingir um alto desempenho. O ciclo inclui quatro operações principais:

  • Planejar: significa definir metas e métodos organizacionais;
  • Fazer: significa implementar as operações conforme o planejado;
  • Checar: significa supervisionar os trabalhos realizados na empresa;
  • Agir:significa tomar decisões com base em fiscalizações.

Neste último, inclusive, também é importante avaliar as estratégias e implementar mudanças quando necessário.

Análise SWOT

A Análise SWOT ou Matriz FOFA, permite avaliar os cenários internos e externos de uma empresa, orientando quais as vantagens e desvantagens que devem ser considerados na hora de executar as estratégias. 

Os termos da sigla são:

  • Forças (strenghts):  vantagens e desvantagens de uma empresa;
  • Fraquezas (weaknesses): características que podem prejudicar uma empresa;
  • Oportunidade (opportunities): fatores externos que beneficiam e contribuem;
  • Ameaças (threats): impactos negativos decorrentes de fatores externos.

Para criar uma análise SWOT de qualidade, primeiro é preciso entender a sua empresa, bem como os detalhes dela.

Tenha mais eficiência no seu Planejamento Estratégico 

Agora que você já sabe como realizar um planejamento estratégico eficiente para 2022, é muito importante que a sua empresa sai na frente e conte com um sistema de gestão empresarial

Um sistema de gestão, software ERP, otimiza todas as rotinas gerenciais de um negócio, mantendo todos os processos e setores da empresa integrados em um único local. 

Um sistema integrado permite fazer um melhor monitoramento e administração dos diversos setores de uma empresa. 

Por meio dele é possível fazer o compartilhamento de informações e dados entre as equipes, de forma atualizada e precisa, gerar mais economia, tempo e tomar decisões mais assertivas.

Conheça o sistema W3ERP, referência em gestão empresarial. Visite o site e saiba como acelerar o crescimento da sua empresa em 2022.