Decidiu pelo home office? Conheça dicas de produtividade

Muitos empreendedores, seja por motivos pessoais ou profissionais, optaram pelo formato de trabalho home office, que acabou se tornando a sensação do momento, principalmente por causa do isolamento social obrigatório provocado pela pandemia da COVID-19. 

Diante desse contexto, surge uma dúvida bastante comum: como manter a produtividade trabalhando em casa? Continue a leitura do post que vamos te dar dicas sobre esse assunto. 

Faça um planejamento das tarefas do dia

Quando vamos trabalhar no formato home office, a primeira coisa a se fazer é um planejamento de todas as tarefas que precisam ser executadas durante o dia, principalmente para que a organização seja mantida.

Antes de começar a trabalhar, o empreendedor precisa ter uma noção do que precisa ser feito, bem como a urgência de cada atividade. 

E tudo só é possível através de um bom planejamento. Por isso, se você quiser ser mais produtivo no home office, planeje-se e saia no lucro. Investir em um bom curso de hipnose pode te ajudar a fazer um planejamento eficiente.

Nada de trabalhar em cima da cama

Pode até ser confortável trabalhar em cima da cama e até de pijama, certo? Basta abrir o notebook e pronto. Mas essa atitude nada saudável pode ser a inimiga número um da sua produtividade. Por isso, tenha um lugar confortável e propício para trabalhar. 

Móveis confortáveis que permitam uma boa ergonomia, ambiente arejado, claro, limpo e silencioso, são essenciais para que a produtividade não fique prejudicada. Pense que você está em um escritório e aja da mesma forma. 

Fuja das distrações

As distrações são as principais inimigas da produtividade do empreendedor que trabalha em home office. Então, para saber como ter foco durante o seu dia, é necessário, primeiro evitar os seguintes itens:

  • Facebook;
  • Redes sociais;
  • Conversas no Whatsapp;
  • Vídeos no YouTube;
  • Dentre outros pontos.

Afinal, eles são os grandes vilões do tempo e que não agregam nenhum tipo de valor no dia a dia do empresário. 

Por isso, evite ao máximo todo tipo de distração, pois além de fazer você perder um tempo precioso, pode prejudicar o seu desempenho na execução das tarefas. Mantenha o foco e conheça os tipos de coaching que podem te ajudar a ser mais produtivo. 

Estabeleça um horário de trabalho

Para que a sua produtividade não seja afetada em seu trabalho home office, você deve estabelecer um horário para trabalhar. Uma boa dica é escolher uma hora em que você acredita que a sua criatividade esteja em alta. 

Prefere o horário da manhã? É mais produtivo na parte da tarde? A sua concentração está maior no período noturno? Prefere o silêncio da madrugada? Não importa, desde que você trabalhe em um horário que a sua produtividade esteja em alta, sem problemas. 

Crie metas diárias

Você sabia que a sua produtividade pode ficar bem maior quando se estabelece metas diárias? É verdade! Por isso, se você optou pelo trabalho home office, crie pequenas metas para o seu dia. Entenda também a diferença entre metas e objetivos.

As metas são uma forma de incentivo e motivação para que você sempre mantenha o foco no trabalho e não se renda às distrações do cotidiano. Se você estabelecer metas diárias, vai acabar sendo muito mais produtivo em sua rotina de trabalho. Faça o teste e comprove!

Não se esqueça dos intervalos

Não adianta trabalhar ininterruptamente em seu home office, sem parar nem para almoçar ou fazer um lanche. Você não vai ser produtivo. Lembre-se de que você não é uma máquina e sim um ser humano. Por isso, precisa descansar o corpo e a mente. 

A dica aqui é fazer pequenas pausas de 10 a 15 minutos durante o expediente. Os intervalos são essenciais para o empreendedor continuar se mantendo produtivo durante todo o dia. Só não vale parar toda hora para relaxar, pois o seu trabalho precisa render.

Seja organizado

Organização é um dos grandes segredos do sucesso. E quando se trabalha em home office, ela se torna ainda mais evidente e necessária para o empreendedor. 

Então, para manter a sua produtividade sempre em alta, mantenha o seu local de trabalho organizado e limpo, pois isso faz uma enorme diferença no seu dia a dia. 

Um empreendedor organizado e envolvido com o seu trabalho tem muito mais chances de prosperar no mercado e deixar os concorrentes a ver navios. Em suma, organização é tudo! Conheça a história do criador do twitter, isso pode te dar um norte.

Evite trabalhar aos finais de semana

Se você acha que para ter sucesso trabalhando em seu home office, é preciso virar um workaholic de carteirinha, está enganado. Ao contrário do que muitos pensam por aí, evite trabalhar aos finais de semana e reserve um tempo para o lazer e descanso. 

Em seus dias de folga, procure fazer algo que seja prazeroso e que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho. A dica aqui é se organizar para não trabalhar aos fins de semana. Afinal de contas, você precisa relaxar a mente. 

Jamais procrastine

Um dos maiores erros de empreendedores que trabalham no formato home office é a procrastinação. Se você se rende a ela todos os dias, é melhor evitar esse hábito nada saudável para a sua vida. 

Ficar procrastinando o tempo inteiro, seja por preguiça ou por outro motivo, vai afetar negativamente a sua produtividade. 

Esse péssimo hábito pode fazer a sua empresa fracassar ou perder grandes oportunidades de negócio. Aquele velho ditado que diz: “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje” se encaixa muito bem nesse contexto. 

Agora que você conheceu as nossas dicas para aumentar a sua produtividade no trabalho home office, que tal começar a colocá-las em prática e fazer o seu negócio decolar rumo ao sucesso? Desejamos boa sorte!

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Esperamos você!