Tecnologia e produtividade: saiba por que essa relação sempre vai existir

Conheça os principais fatores que provam que tecnologia  e produtividade sempre andam de mãos dadas no mundo dos negócios.

As empresas sempre estão buscando formas de aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Afinal, os objetivos precisam ser alcançados para que resultados positivos apareçam. 

Mas contar com a tecnologia pode ser uma opção inteligente e sensata. Por isso, esse artigo vai te mostrar os 7 pontos que mostram a intensa relação entre tecnologia e produtividade. 

Ademais, é importante dizer que os constantes avanços tecnológicos são de grande valia para os empreendedores que desejam prosperar no mercado. Aproveite a leitura!

Tarefas diárias mais simples de serem executadas

A tecnologia pode auxiliar as empresas de diversas formas, por isso, devemos tirar o máximo de proveito dela. 

Sabe aquelas tarefas rotineiras, repetitivas e extremamente maçantes que fazem parte do cotidiano da maioria das organizações? Elas podem ser executadas de forma automática com o uso de modernos softwares. Investir em um bom curso de coaching também pode ser eficaz.

Sendo assim, os seus funcionários poderão ser muito mais produtivos no dia a dia. E o melhor: terão mais tempo livre para desenvolver outras habilidades e se dedicar a projetos que exigem maior dedicação e aptidões intelectuais. Por isso, deixe as atividades manuais e entediantes por conta da tecnologia. 

Gestão de projetos mais eficiente

A tecnologia, quando bem usada, também pode deixar a complexa gestão de projetos bem mais assertiva e eficiente em qualquer empresa. Quando os colaboradores precisam se dedicar a projetos diferentes ao mesmo tempo, o uso da tecnologia se faz necessário, caso contrário, tudo pode virar uma verdadeira bagunça e nada vai sair do papel.

E todo esse conflito de informações e ideias pode impactar negativamente na motivação da equipe e nos resultados. Por isso, o uso de modernos softwares de gestão de projetos (e tem vários no mercado) pode ser de grande valia para manter a produtividade em alta, identificar falhas ocultas e facilitar a tomada de decisões. 

 

Compartilhamento de arquivos mais rápido

Não existe nada mais chato do que ficar esperando um colega de trabalho enviar um arquivo importante para a reunião da empresa que está prestes a começar, certo? O compartilhamento de arquivos é uma das atividades mais simples que os colaboradores fazem todos os dias dentro das organizações. Mas a questão é que essa rotineira tarefa afeta em cheio a produtividade dos mesmos. 

Por isso, a tecnologia pode ser uma mão na roda na hora de compartilhar arquivos. Existem softwares que permitem o compartilhamento de forma simples, prática e, sobretudo, rápida. Se os seus funcionários ainda compartilham arquivos manualmente e passam boa parte do dia fazendo isso, é melhor rever essa situação.

 

Gestão do tempo mais assertiva

Você sabia que a tecnologia também permite fazer uma gestão do tempo que os seus colaboradores levam para executar as suas tarefas diárias? É verdade! Alguns softwares permitem rastrear o tempo gasto em cada atividade. E essa gestão de tempo automatizada pode economizar horas de trabalho, ao longo de um mês. Conheça os ensinamentos do livro Quem Pensa Enriquece.

Além disso, a sua empresa não precisa mais usar aqueles cartões de ponto físicos que, muitas vezes, não registram as informações corretas, sobrecarregando o pessoal do RH, que precisa auditar um por um para corrigir eventuais erros. Em suma, a tecnologia permite que o empreendedor identifique possíveis gargalos que estejam atrapalhando a produtividade e saiba como os integrantes da equipe estão usando o tempo. 

 

O trabalho remoto fica mais otimizado

Em tempos de pandemia da COVID-19, o trabalho remoto está cada vez mais em evidência em  nossa sociedade. E a tecnologia pode deixar esse formato de trabalho ainda mais otimizado, já que é possível manter o controle de tudo aquilo que impacta na produtividade, o que deixa os colaboradores mais focados em suas atividades diárias. 

Tecnologias que permitem o teletrabalho estão no auge e opções é o que não faltam. Sem mencionar que os membros do time não vão perder um tempo precioso de deslocamento no trânsito para ir e voltar para o trabalho. Por isso, que tal fazer o uso de softwares que podem ser acessados em qualquer dispositivo e permitem o armazenamento em nuvem? Simplicidade e praticidade são as premissas da tecnologia.

 

Maior sinergia da equipe

Não restam dúvidas de que a tecnologia também pode aumentar a sinergia de toda a equipe. Com o uso de modernas ferramentas online, a colaboração mútua pode deixar a produtividade e a motivação dos colaboradores nas alturas. E isso se traduz em um ambiente de trabalho mais harmônico e pacífico. Surpreenda-se com os segredos de uma mente milionária.

Com um bom aparato tecnológico, os funcionários podem participar das reuniões de trabalho em qualquer lugar que estiverem. Alguns softwares colaborativos permitem fazer reuniões remotas para discussões de assuntos relacionados ao trabalho. E isso significa uma maior economia de tempo, dinheiro e diversos outros recursos, além de aprimorar a comunicação entre os integrantes da equipe. 

 

Estratégias de marketing mais eficientes

Por fim, a tecnologia também permite que as estratégias de marketing se tornem mais eficientes no dia a dia. E isso pode fazer o seu negócio crescer ainda mais, já que a produtividade da equipe também pode aumentar, com o uso de modernas ferramentas. Um marketing persuasivo pode fazer a sua empresa ganhar mais visibilidade online. 

E isso se traduz em um considerável aumento do faturamento mensal. A sua equipe de marketing precisa contar com bons recursos tecnológicos para se manter mais produtiva, mas, sobretudo, atingir as metas e objetivos propostos. Dessa forma, invista em tecnologia e aumente a produtividade de todos os seus colaboradores. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente  capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!