negócio

Componentes para um negócio de sucesso

Um dos elementos que mais vem sendo discutido nos últimos tempos é a necessidade de empreender ou de motivar as pessoas a entrar no mundo dos negócios.

Entendemos que nem todos nasceram para fazer isto, mas, essa iniciativa é importante tanto para as pessoas que tentam, como para a economia como um todo, seja na cidade, no Estado e no país.

Quem se aventura nesta jornada deve estar disposto a enfrentar uma série de procedimentos burocráticos antes de iniciar, além de muito planejamento, gestão, conhecimento e entendimento do negócio e do setor que está se adentrando.

Assim, o empreendedor atual deve entender que é preciso investir em certificação de produtos, se qualificar, e principalmente, atrair o público para um negócio confiável.

Neste artigo entenderemos alguns elementos que são importantes para que um negócio de sucesso se desenvolva.

Isso inclui a necessidade de construção e elaboração de um plano de negócios que ajudará a nortear todo o projeto e também na contratação periódica de uma auditoria independente para certificar sobre a saúde financeira e fiscal de seu negócio.

O plano de negócios

Para que uma ideia se transforme em um negócio lucrativo é necessário planejamento e atenção. E para ajudar em uma vista holística da sua ideia é feito o que é conhecido como plano de negócios.

O plano de negócios é dividido em diferentes partes:

  • A descrição do negócio;
  • Previsão de Capital Inicial;
  • Previsão de Investimento e Retorno do Investimento;
  • Estratégias de comunicação e marketing.

Cada uma dessas frentes visam com que o empreendedor ateste ou não a viabilidade do negócio.

Muitas vezes o gestor conhece muito bem o produto na qual trabalhará, mas aponta para o público errado ou possui uma forma de expandir errada, um exemplo é, alguns negócios podem ser franqueados, outros não conseguem esse fôlego.

Portanto, o plano de negócios aponta para as fraquezas, forças, oportunidades e ameaças que a ideia passará, além de dizer elementos de investimento profundo, como o investimento em tecnologia e sistemas de gestão, seja sistema para restaurante, fábrica ou loja de roupas.

O plano de negócios é então um profundo estudo sobre sua ideia antes de esta ser posta em prática.

É comum que no decorrer da execução do negócios elementos pontuais do plano mudem, mas lembre-se, ao fazer isso, é preciso cautela e atenção para que nada venha desabar ou dar errado por conta de uma alteração estratégica.

Desenvolva seu plano com profissionais capacitados e com experiência na elaboração desses documentos e que conseguem te dar dados suficientes para decidir se irá continuar com uma ideia ou não.

Assim como, um software para restaurante ajuda no dia a dia dos pedidos e do fechamento do caixa, o plano de negócios ajuda a saber se a sua ideia será lucrativa.

Abaixo falaremos de um serviço que todo empreendedor deve ter em mãos e sempre se atentar que é o da auditoria das finanças e das situações fiscais. Essas auditorias são necessárias para que a saúde da empresa esteja sempre em dia.

As auditorias independentes

A auditoria independente é um serviço técnico prestado por um auditor independente. Este auditor é profissional de contabilidade, ou seja, bacharel em Ciências Contábeis registrado no Conselho Regional de Contabilidade, do município onde sua empresa se localiza.

É uma atividade que usa procedimentos técnicos para verificar e atestar a adequação de determinados fatos, principalmente, relacionados a posição patrimonial e financeira da sua empresa.

Verificando os dados sobre o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e outras demonstrações financeiras, sempre de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e também a legislação pertinente.

De maneira geral, é um serviço que atesta a confiabilidade ou não das transações financeiras e fiscais da empresa. Somente por meio deste serviço é possível saber a natureza de alguns processo empresariais e quem são os responsáveis por fazer parte da ação ilícita.

Feito  a auditoria é elaborado um relatório que fornece o parecer completo sobre os processos, posição patrimonial e financeira além de tudo o que já falamos aqui. Podem ser classificados os pareceres como ressalva, adverso, abstenção de opinião ou sem ressalva.

Todo esse processo é como se fosse de um produto que está tentando a certificação organica da sua produção. Portanto é um procedimento importante para a empresa.

Com tudo isto em mente é possível construir um negócio de sucesso e que vise a transparência e a honestidade.