Conheça 4 estratégias para cauda longa

As estratégias para cauda longa tem como função vender grandes quantidades de produtos populares, além de pequenas quantidades de produtos ou serviços em mercados de nicho.

A ideia das estratégias para cauda longa é que o lucro combinado das vendas de produtos de baixa demanda será semelhante ao dos produtos populares.

Uma maior variedade de produtos pode gerar mais vendas e atingir mais clientes, por exemplo, uma empresa que vende óleos essenciais e tem como carro chefe o óleo essencial de lavanda, também poderá obter ótimos resultados com outras variações dos seus produtos.

Agora que você sabe um pouco sobre as estratégias para cauda longa, veja como pode aproveitá-la em várias partes de sua estratégia de conteúdo:

Estratégias para cauda longa

  1. Realize pesquisas de palavras-chave

A primeira etapa no desenvolvimento de uma estratégia de SEO de cauda longa concentra-se na pesquisa de palavras-chave – e é uma das partes mais críticas para o SEO de cauda longa.

Otimize seu site para palavras-chave que seu público-alvo não está usando e você não obterá os resultados que deseja.

Mas como descobrir essas palavras-chave? Experimente estas estratégias:

  • Navegue pelos fóruns populares: seu público-alvo pode lhe dizer muito sobre o que deseja saber.
  • Use ferramentas de pesquisa de palavras-chave: uma das melhores maneiras de encontrar palavras-chave de cauda longa é com ferramentas de pesquisa de palavras-chave. Uma empresa que comercializa lota higienizador nasal, por exemplo, poderá encontrar uma grande variedade desses termos utilizando essas ferramentas;
  • Converse com os clientes: as conversas com seus clientes também podem ajudar a gerar palavras-chave para sua estratégia de SEO de cauda longa.
  • Olhe para os concorrentes: é vital que você crie uma estratégia original para seu SEO de cauda longa. Também é importante, no entanto, que você observe como seus concorrentes abordam seu SEO. As estratégias deles podem fornecer insights e ideias para você.
  1. Combine os termos no seu conteúdo

Em coordenação com suas estratégias para cauda longa, você otimizará não apenas o conteúdo existente em seu site, mas também criará novo conteúdo para ele. Isso significa que você precisará combinar palavras-chave de cauda longa com o conteúdo atual e futuro.

Ao otimizar páginas da web existentes e criar novas, certifique-se de criar conteúdo original e de alta qualidade para cada palavra-chave.

Considere também a experiência e a intenção de seus usuários – caso contrário, você poderá ver uma queda nas classificações dos resultados de pesquisa, além da perda de leads valiosos.

Ao adotar essa abordagem, você aproveitará ao máximo sua estratégia de SEO de cauda longa.

  1. Otimize e crie conteúdo

Nesta etapa do desenvolvimento de uma estratégia de SEO de cauda longa, muitas empresas têm dificuldade. Em uma empresa que comercializa roupas femininas, criar conteúdo para falar sobre blusas sociais femininas modernas poderá ser uma boa utilização da cauda longa, pois o conteúdo é mais específico e tende a conquistar melhores posições na busca.

Se você não tem o domínio do SEO, bem como com os padrões dos mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo, é fácil superotimizar seu conteúdo, como o excesso de palavras-chave.

Se você está otimizando sua copy internamente, no entanto, concentre-se nas seguintes áreas:

  • Title Tag: nos resultados da pesquisa, é a sua title tag que é mostrada – não o título H1 designado.
  • Meta description: a meta description de sua página da web também é exibida nos resultados de pesquisa. Enquanto sua title tag prende o público, sua meta description deve convencê-los a clicar em seu site – ela serve como um resumo de sua página.
  • Conteúdo: o conteúdo da sua página da web fornece uma resposta à pesquisa de um usuário.
  • URL: em sua estratégia de SEO de cauda longa, também é fundamental que você otimize suas URLs. Assim como sua title tag, sua URL deve apresentar sua palavra-chave de cauda longa.
  • Imagens: é fundamental incluir vídeos ou imagens em suas páginas da web. Eles não apenas ajudam a otimizar sua página da web, mas também melhoram a experiência de visualização dos usuários.
  1. Teste e Reotimize

SEO é uma estratégia contínua. É por isso que, se você deseja aproveitar ao máximo seu SEO de cauda longa, precisa procurar espaço para melhorar as páginas da web mais novas ou reotimizadas do seu site. Ainda no exemplo da empresa de roupas femininas, atualizar a página sobre modelos de blusas com novas imagens e conteúdo pode mostrar ao Google que ela está sempre atualizada e assim conquiste um melhor posicionamento.

Do contrário, é provável que seu website diminua na classificação para essas palavras-chave de alto valor.

Para medir o sucesso de sua estratégia de SEO de cauda longa, observe alguns fatores:

  • Rankings: o SEO se concentra em melhorar sua visibilidade online para os mecanismos de pesquisa, portanto, faz sentido monitorar a classificação do seu site nos resultados de pesquisa para as palavras-chave selecionadas.
  • Tráfego: vale a pena monitorar o tráfego de suas páginas da web. Você pode ver quais páginas da web direcionam mais tráfego para seu site, bem como monitorar a origem desse tráfego.
  • Conversões: outra métrica que sua equipe deve monitorar é a taxa de conversão. O que se qualifica como uma conversão depende de seus objetivos de SEO de cauda longa, como ganhar mais assinantes de newsletter ou gerar mais pedidos online.

Com estratégias para cauda longa inteligentes e competitivas, você pode alcançar os públicos que mais importam para o seu negócio, gerando mais receita para sua empresa.