Educação financeira: saiba como usar cartão de crédito sem se complicar financeiramente

O cartão de crédito é uma forma de pagamento revolucionária, que proporciona praticidade e facilidade nas compras. Contudo, ele tem se transformado em uma verdadeira armadilha para muitos brasileiros.

De fato, de acordo com a SPC Brasil, as dívidas de cartão de crédito são as grandes responsáveis pelas taxas de inadimplência. 

No entanto, os cartões são muito úteis quando bem utilizados, sendo um grande aliado para o consumidor que gosta de realizar bons investimentos e garantir aquelas comprinhas com preços imperdíveis.

Com o intuito de falar mais sobre esse assunto, indicamos algumas boas práticas na utilização de cartões de crédito. 

Sendo assim, se você quer deixar de encarar este meio de pagamento como um inimigo, não perca essa oportunidade, leia este artigo até o final e saiba como fazer do cartão de crédito seu aliado financeiro!

Boas práticas na utilização de cartões de crédito

Veja abaixo algumas dicas de Educação Financeira que podem tornar sua relação com o cartão de crédito muito mais benéfica.

Utilizando o cartão de crédito: evite parcelamentos!

Uma das principais práticas de utilização do cartão de crédito diz respeito aos parcelamentos. Sabemos que esse é um dos motivos que seduz tantas pessoas a fazerem compras de maneira impulsiva.

De fato, o parcelamento facilita muito as compras, sendo a primeira opção de muitas pessoas. 

No entanto, essa opção de pagamento deveria ser considerada somente em situações excepcionais. Por exemplo, no caso de compras de eletrodomésticos e outros bens de maior valor. 

Isso porque, quando feitas de maneira constante, as compras parceladas tendem a gerar faturas muito altas, o que pode prejudicar o orçamento mensal.

Ademais, lembre-se que a opção de parcelamento está sujeita a cobranças de taxas de juros. Aliás, é bom que diga que o Brasil tem as taxas de juros de cartão mais altas do mundo!

Não tenha mais do que 2 cartões de crédito

Seu poder de consumo não aumenta com a adoção de um cartão de crédito a mais! Ao contrário, o pagamento de várias faturas ao mesmo tempo pode comprometer sua renda.

Além disso, tenha em mente que o uso de vários cartões pode fazer com que você perca o controle sobre suas contas.

Por isso, o mais recomendado é que você não tenha mais do que 2 cartões, de maneira a evitar o acúmulo de dívidas e a desorganização do planejamento.

Você pode centralizar gastos de determinada natureza em cada um dos cartões. Somente para exemplificar, é possível ter um cartão exclusivo para compras de supermercado ou para despesas com o carro.

Não parcele a fatura

Ao optar pelo parcelamento da fatura, você estará dando um tiro no próprio pé. Isso porque, nesse caso, as taxas de juros praticadas são altíssimas. Estamos falando do famigerado juros do rotativo do cartão.

Para se ter uma ideia, em situações onde não é possível pagar o valor integral da fatura, é preferível contratar um empréstimo para fazer este pagamento.

Da mesma forma, tente pagar as faturas em dia, haja vista que os atrasos também estão sujeitos à cobrança de juros. 

Sendo assim, é de suma importância que você saiba como consultar a 2° via da fatura de seu cartão de crédito, e fique sempre atento as datas de vencimento.

Gostou das nossas dicas? Então não faça do seu cartão de crédito um complicador financeiro, use de forma consciente e faça dele seu aliado!