Educação financeira, Lifelong Learning e empreendedorismo: como tudo isso se conecta?

Neste artigo, iremos explicar o que é educação financeira e sua importância, qual a relação disso com empreendedorismo e como esses dois temas se conectam com o conceito do Lifelong Learning. Boa leitura! 

A educação financeira é uma forma de conhecimento ligado às finanças pessoais, bem como à acumulação e multiplicação de patrimônio durante o tempo. 

Mais especificamente, a educação financeira tem como objetivo melhorar a relação que as pessoas têm com o dinheiro, para que as decisões financeiras sejam tomadas de forma consciente. 

Educação financeira é só para saber economizar? 

A educação financeira está para além disso! A pessoa que é educada financeiramente sabe economizar, sabe desenvolver estratégias para ganhar dinheiro e fazê-lo render e sabe acumular patrimônio. 

E tem mais, essa pessoa sabe tomar as decisões conscientemente, e menos por impulso ou intuição, identificando as oportunidades e os riscos no uso do dinheiro. Os propósitos da educação financeira são:

  • Capacitar as pessoas;
  • Melhorar a qualidade de vida;
  • Criar um senso maior de responsabilidade;
  • Entre outros fatores.

Tudo isso para que elas possam ter recursos financeiros adequados, tanto no presente quanto pensando no futuro.  

Alcance a independência financeira! 

Uma das maiores metas da educação financeira, certamente, é alcançar a tão desejada independência financeira. Mas o que isso quer dizer? 

Com essa forma de educação, uma pessoa se sente tranquila financeiramente, não dependendo de auxílios externos, mesmo em casos como a perda de emprego ou de gastos imprevistos. 

Esse conhecimento amplia a capacidade de criar e manter patrimônio, inclusive, valendo-se do mercado financeiro, de forma a gerar renda extra. Além disso, a educação financeira tem fortes pretensões em inspirar o lado empreendedor das pessoas. 

Passando para esse contexto, uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou que a cada 10 negócios fechados durante a pandemia, 4 empreendedores falaram que a falta de planejamento financeiro para resolver os problemas durante a pandemia foi o ponto principal para o encerramento do negócio. 

Então, fica a dica: “planejar” é um verbo-chave na educação financeira. 

Educação financeira e empreendedorismo: uma dupla dinâmica 

Entendendo o conceito, partimos para compreender qual sua relação com o empreendedorismo. Cabe ao empreendedor ficar atento no controle dos custos e gastos, planejando com muito detalhe as movimentações financeiras. 

Ao adquirir conhecimento sobre essa área, o empreendedor pode identificar as oportunidades de investimento; cortar custos que não são necessários; negociar preços; obter descontos com pagamento de taxas à vista. 

Entre os benefícios de atrelar o empreendedorismo com a educação financeira, podemos citar: 

  • Sustentabilidade para o negócio; 
  • Qualidade de vida no presente; 
  • Maiores chances de crescimento no futuro; 
  • Aumento no controle de despesas e do fluxo de caixa; 
  • Possuir capital de giro; 
  • Abrir possibilidade para novos investimentos; 
  • Ter uma melhor gestão do empreendimento. 

Manter as contas em dia é essencial para a manutenção de qualquer negócio, mas com a educação financeira, é possível ir além e almejar um futuro lucrativo e grandioso. 

Lifelong Learning: o poder de nunca parar de estudar 

Ter a noção de que estudar é importante – seja para a vida pessoal, acadêmica ou profissional – é fundamental. 

Mas faz sentido estudar apenas quando precisamos aprender para um fim determinado? Para atingir uma meta concreta? Ou faz mais sentido procurar se manter atualizado na sua área e áreas afins, para não ficar obsoleto e saber reconhecer as grandes oportunidades e tendências? 

Todo esse assunto tem estrita ligação com o conceito de Lifelong Learning. Quer saber mais sobre isso? Você pode se aprofundar mais em nosso artigo: O Lifelong learning já é uma realidade. Você está preparado?  

Entendendo o conceito na prática 

Um exemplo: imagine que você está trabalhando em uma empresa e fica sabendo que existe uma possibilidade de mudança de cargo para uma área de liderança que você estava tanto desejando. 

Ao olhar o que você já sabe e comparar com os requisitos técnicos e com as skills necessárias para a área, você percebe que ainda precisa estudar um pouco mais sobre determinados assuntos importantes para ocupar aquele cargo, como gestão de pessoas, produtividade, resiliência etc. 

Com isso, você busca diariamente dedicar 2 horas do seu dia para estudar conteúdos em sites, artigos, vídeos e aulas de cursos. Em um certo dia, a empresa abre um processo seletivo interno para que os colaboradores manifestem interesse na vaga. 

Como você se preparou e estudou para aquela área, você decide se candidatar para a vaga e após o processo seletivo, você passou!  No entanto, às vezes, as oportunidades chegam e você não tem tempo de se preparar. 

Assim, a melhor forma de estar sempre pronto é se mantendo atualizado, seja por meio de cursos, leituras, eventos e acompanhando conteúdos de autoridade em canais de mídia diversos. 

A ideia do Lifelong Learning é justamente buscar conhecimento inclusive para além dos espaços formais de educação (como faculdades e escolas, ou treinamentos corporativos). E mais do que isso: está ligado à busca contínua, voluntária e automotivada por conhecimento. 

No exemplo que trouxemos, todo conhecimento adquirido para aquela vaga específica não foi em vão. Podemos perceber que o processo contido no Lifelong Learning ocorreu em 2 momentos: 

  1. Busca pela aprendizagem de forma autônoma; 
  2. Utilização de métodos não tradicionais para aprender. 

Com isso, podemos entender que o Lifelong Learning está muito além da graduação – esse conceito é um estilo de vida que prega o aprendizado contínuo e sem fim. Ou seja, não há diploma que faça encerrar a sua jornada de desenvolvimento. 

Partindo do exemplo dado e considerando o que você entendeu sobre o Lifelong Learning, entende-se que, mesmo conquistando a vaga na área tão desejada, o processo de ensino-aprendizagem nunca vai parar.  

Dizem que Einstein falou, uma vez: “Quando você para de aprender, você começa a morrer”. Se isso for verdade, então o estudo é requisito para a vida e, portanto, precisamos entender que ele deve estar presente em nosso cotidiano. 

A vida é assim: quando menos esperamos surgirão situações, mudanças e tendências que demandarão de nós um movimento no sentido de superar e crescer, ou de estagnar e ser superado. 

Qual a importância do Lifelong Learning

Além de estar constantemente por dentro das tendências e novidades, o Lifelong Learning é importante pelos seguintes motivos: 

Vantagem competitiva

Considerando o exemplo citado, o profissional que buscou se capacitar e ir atrás dos estudos necessários se destaca muito mais do que aquele que apenas acredita que tem potencial na área. 

As empresas buscam por talentos que investem em conhecimento, dominam as tendências e são curiosos por vários assuntos. A aplicação do Lifelong Learning na vida profissional, traz uma vantagem competitiva muito maior. 

Desenvolvimento de competências

As hard e soft skills são desenvolvidas através do estudo contínuo, auxiliando a pessoa a adquirir as técnicas e comportamentos mais adequados. 

Conheça os 4 pilares do Lifelong Learning 

Em seu livro Educação: um tesouro a descobrir (Cortez Editora, 1998), o escritor economista Jacques Delors desenvolveu os 4 pilares da educação continuada. Confira cada um deles: 

Aprender a conhecer 

Busque metodologias e recursos inovares e adaptativos que auxiliem a absorver novos conhecimentos. 

Aprender a fazer 

Coloque em prática o que você aprendeu, de forma individual e compartilhada. 

Aprender a conviver 

Reforce competências comportamentais adquiridas, como empatia e capacidade de resolver problemas. 

Aprender a ser 

O processo de aprendizagem está diretamente ligado com o autoconhecimento. Construa sua identidade a partir do Lifelong Learning

Como aplicar o Lifelong Learning na carreira empreendedora?  

Depois de entender o que é educação financeira e sua relação com o empreendedorismo, e também o conceito do Lifelong Learning, agora é momento de juntar todos esses aprendizados em uma única compreensão: para se ter uma carreira de sucesso é preciso estudar continuamente.  

Para a carreira empreendedora, a educação é primordial para manter o seu negócio de pé. Pois, muito mais do que fazer, é preciso conhecer o propósito e as causas que levam um bom empreendedor ao sucesso. 

Com isso, listamos 5 dicas para você aplicar o Lifelong Learning na sua carreira empreendedora: 

1 – Identifique suas forças e os pontos de melhoria 

Todos nós temos algo que somos muito bons fazendo, porém, há certas coisas que precisamos melhorar ou até mesmo desenvolver. Comece identificando essas forças e fraquezas, uma boa análise para se fazer é a partir da matriz SWOT.  

Dentro da plataforma da Wisd, é realizado um processo de diagnóstico do que você sabe e do que você deseja saber, identificando a melhor forma que você gosta de estudar e recomendando (através de Inteligência Artificial), os melhores cursos e conteúdos. 

2 – Esteja por dentro das tendências de mercado 

O que a empresa ou figura de referência da área de empreendedorismo está dizendo? Quais são as novidades mais recentes? É muito importante estar por dentro de toda mudança que vem ocorrendo na área. 

3 – Trace seus objetivos de aprendizagem 

Definir quais são seus objetivos com os estudos te ajuda a dar um direcionamento por onde começar a estudar. A área do empreendedorismo é muito vasta, mas você pode delimitar como objetivo a curto prazo entender todos os conceitos básicos da área. 

Um recurso interessante para te ajudar nisso é o Plano de Estudo disponível na plataforma da Wisd. Com ele, você consegue organizar o que deseja estudar, em qual ordem e definindo a prioridade do plano. 

4 – Dedique um tempo do seu dia para os estudos 

Sabemos que cada realidade é de um jeito, por isso, você pode definir o seu cronograma de estudos. Seja de 10, 20 ou 30 minutos, ou de 1 ou 2 horas… é você quem decide!  

5 – Faça boas escolhas de ferramentas 

Conseguindo organizar os pontos anteriores, você pode começar a pesquisar as ferramentas e recursos que utilizará para estudar. 

Lembrando que a pessoa adepta ao Lifelong Learning não vai buscar por uma graduação só para adquirir um conhecimento específico, mas ele vai: 

  • Ouvir Podcasts; 
  • Assistir vídeos no YouTube, filmes e séries;
  • Ler livros, artigos ou notícias; 
  • Fazer cursos online ou presenciais; 
  • Viajar e conhecer novas culturas; 
  • Realizar mentorias; 
  • Conversar com pessoas experientes; 
  • E muito mais! 

Veja que as possibilidades de um lifelong learner são amplas! O que está faltando para você se tornar um? 

Conheça uma tecnologia de ensino que conecta Lifelong Learning e Empreendedorismo 

A plataforma de ensino adaptativo da Wisd aplica exatamente esses 4 pilares desenvolvidos pelo Jacques Delors, ao mesmo tempo em que se preocupa com as necessidades empreendedoras de cada indivíduo e organização.  

A Wisd se propõe a ser muito mais que uma plataforma EAD convencional, e sim a ser o Futuro da Educação. 

Sabemos que muitas plataformas de cursos e capacitação oferecem o mais do mesmo: cursos sem personalização; recursos que não são adaptativos para cada pessoa; e trilhas de jornada de aprendizado estáticas.  

A Wisd surgiu exatamente para quebrar com esses paradigmas e ajudar as organizações a colocarem em prática conceitos como o Lifelong Learning e aprendizagem adaptativa. 

Quer conhecer essa solução desenvolvida pela Hubse?

Clique aqui e solicite uma experiência imersiva (é muito mais que uma demo). 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Hubse.