O que as empresas estão fazendo para melhorar o home office dos seus funcionários

Veja como as companhias estão ajudando os seus funcionários a realizar home office e quais benefícios estão sendo concedidos.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, estamos passando por um período delicado em relação a saúde e a economia. 

Esse vírus espalhou-se muito rápido e causou diversas mudanças na rotina das pessoas, garantindo, assim, que elas fiquem protegidas e evitem a contaminação. 

Com isso, a população precisou entrar em quarentena e muitos estão trabalhando em casa. 

Assim, para oferecer melhores condições e manter a produtividade dos trabalhadores em alta, as empresas precisam dar aos funcionários melhores benefícios em relação às condições de trabalho.

Com a recomendação para as pessoas permanecerem em casa e seguirem os cuidados higiênicos, muitas empresas tiveram a sua rotina afetada. 

O formato de trabalho home office é uma alternativa para ser adotada durante a quarentena. Isso permite que a empresa continue funcionando, mesmo durante o período de isolamento social.

Porém, essa modalidade ainda não é comum, muito menos um hábito para os trabalhadores. 

Consequentemente, a empresa precisa oferecer condições favoráveis para o empregado conseguir desenvolver da melhor forma possível a sua função, mesmo que de forma remota.

Importância do trabalho home office

O modelo de trabalho home office já era adotado em diversos locais e empreendimentos, mas ainda não é um cenário corriqueiro para a maioria dos brasileiros. 

Por isso, esse formato é uma novidade para muitos trabalhadores que precisam se adaptar a essa nova rotina. 

O home office tem sido empregado porque permite que a empresa mantenha as suas atividades, mesmo durante a quarentena. 

Isso é muito importante, pois garante a sua produtividade e, ao mesmo tempo, faz com que o trabalhador mantenha a sua renda e o seu emprego.

Em um momento em que o isolamento social é necessário para evitar o contágio pelo novo coronavírus, trabalhar remotamente é essencial. 

Desse modo, as empresas precisam fornecer os benefícios e equipamentos necessários para que o trabalhador exerça a sua função, mesmo estando em casa.

Assim, tanto o empresário quanto o empregado podem cumprir as necessidades do trabalho, respeitando as medidas de prevenção e cuidados com a saúde.

Relacionamento entre empresa e funcionário

A maneira como uma empresa se relaciona com os seus funcionários define o vínculo e a rotina no ambiente de trabalho. 

Nesse sentido, é importante estabelecer respeito, confiança e valorização, para que ambos os lados tenham uma experiência positiva nesse momento delicado em que estamos vivendo. 

Por conta disso, oferecer condições ideais para o trabalho remoto não garante apenas o funcionamento da empresa. Isso mostra empatia e preocupação  do empresário com os seus funcionários. 

Para isso, o empreendedor pode adotar algumas medidas que trarão um maior conforto e produtividade para quem estiver trabalhando em casa.

1 – Equipamentos

Uma medida essencial para ajudar o funcionário a trabalhar home office é ceder material e equipamentos da empresa que permitam o desempenho remoto daquela função. 

Algumas companhias cedem um notebook, fone de ouvido e até mesmo mouse para serem usados durante o trabalho em casa.

Essa é uma ótima ação, porque algumas pessoas não possuem esses itens e não poderiam seguir as recomendações da quarentena, sem o auxílio da empresa. Dessa forma, é possível trabalhar em casa protegido do vírus.

2 – Auxílio de gastos

O trabalho em casa demanda mais investimentos, além do equipamento utilizado. É preciso considerar gastos com contas de luz, internet e acessórios que a empresa não tem como fornecer. Exemplos de equipamentos assim são: a mesa de trabalho ou a cadeira própria para ficar sentado durante o expediente de serviço.

Em casos assim, a empresa pode colaborar com uma ajuda de custo. 

O rendimento e o retorno financeiro desse empreendimento será maior do que o valor investido nos materiais, se o funcionário tiver condições adequadas e conseguir manter a produtividade.

3 – Benefícios médicos

Além da ajuda financeira e de materiais, algumas empresas oferecem benefícios médicos para o empregado trabalhar em casa. 

Esse é caso das organizações que disponibilizam atendimento psicológico, por exemplo. 

É importante considerar que as pessoas não estão acostumadas com esse formato de trabalho e podem precisar de auxílio para se adaptar.

Essa é uma forma de garantir que as necessidades clínicas do funcionário sejam atendidas, especialmente em um momento tão diferente como é a reclusão social.

Possibilidades e soluções durante a quarentena

A quarentena se tornou uma necessidade devido a propagação do vírus da Covid-19. 

Assim, ficar em casa é a medida mais eficaz para evitar a contaminação e a disseminação da doença. Mas isso afeta a forma como estamos habituados a realizar as atividades diárias. 

Por isso, não é possível continuar a trabalhar da mesma forma que antes e isso impacta na arrecadação e lucro de muitas empresas.

Em um momento como esse, os empreendimentos precisam proporcionar uma forma segura do empregado cumprir a sua função no home office. 

Assim, a empresa não precisa parar, não sofre economicamente e o funcionário não sente tanto o impacto da crise econômica.

Uma opção para resolver esse problema é adotar o home office. Ao fazer isso, é importante garantir que as pessoas consigam continuar atuando sem obstáculos e com todo o apoio necessário por parte das empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Azulis, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Fonte: https://www.onze.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *