administration

Administração empresarial engloba diversos parâmetros

Ser empreendedor é correr todos os riscos que o mercado competitivo oferece. É preciso ter um planejamento estratégico de vendas e oferta de produtos e serviços que sejam necessários para o público consumidor, seja qual for a mercadoria comercializada.

Por isso, é preciso gerenciar de forma inteligente todos os processos envolvidos em um empreendimento comercial, relacionados à serviços burocráticos, agentes fiscalizadores, segurança patrimonial e proteção à saúde dos funcionários.

Estar atento às oportunidades que o mercado oferece também é uma forma do empreendedor perceber o papel dentro da economia local, ampliando conforme a capacidade de atendimento a outros setores e localidades.

Dessa forma, é preciso estar ciente de todos os processos organizacionais relacionados à empresa, tomando decisões importantes dentro do aspecto comercial.

A padronização de alguns setores e flexibilização de outros pode beneficiar, conforme as decisões são tomadas de forma consciente a curto, médio e longo prazo.

Tecnologia facilita contato com público-alvo

A internet é uma realidade presente na maioria das residências, com alcance ilimitado entre empresas e consumidores. Saber aplicar a tecnologia a favor de um negócio comercial é uma vantagem que pode ser destacada diante da concorrência.

Para uma empresa de delivery de alimentos, por exemplo, o campo de atendimento é muito amplo e significativo, já que as pessoas precisam se alimentar para viver.

Dentro de um projeto integrado e em forma de parceria, o mercado absorve esse tipo de serviço para o transporte dos mais variados produtos.

Pode ser realizado entre fornecedores de ingredientes para empresas consumidoras, como uma rede de supermercados e um restaurante, ou mesmo entre lanchonetes e o consumidor final.

Os alimentos precisam circular, a partir de sua produção, colheita, manufatura fabril e disponibilidade em centros de distribuição e comércios como mercados, quitandas, atacadistas e varejistas.

Para o empresário que trabalha nesse setor de transporte, é preciso ter o controle de acesso aos fornecedores corretos, monitorando a logística empregada e identificando os pontos positivos e negativos de cada localidade e veículo disponível dentro de uma frota adequada.

Lucros e dividendos na administração empresarial

A estrutura organizacional de um empresa deve contar com elementos prioritários, como mão de obra qualificada e uso de equipamentos relacionados aos serviços oferecidos para o mercado, como um todo.

Dessa forma, a segurança patrimonial deve ser garantida, para evitar qualquer tipo de invasão ou prejuízo praticado por pessoas mal-intencionadas.

Em um galpão construído para guardar os veículos utilizados para as entregas, é preciso haver um monitoramento de alarme, como câmeras de segurança acompanhando qualquer tipo de movimentação alheia à realidade da jornada de trabalho.

Assim como em outros setores, a parceria é fundamental neste quesito. Portanto, a contratação de uma empresa especializada em segurança patrimonial pode desenvolver um projeto adequado, com câmeras de vigilância e sistemas monitorados durante 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.

Dentro da administração empresarial também consta a necessidade de estar com todos os documentos relacionados à burocracia e o poder público devidamente em dia.

A emissão do AVCB bombeiros é uma garantia de validar o seguro patrimonial, além da liberação do alvará de funcionamento, que determina que todos os cuidados quanto à prevenção a situações de pânico ou incêndio foram tomados, após inspeção de um profissional capacitado.

Esses documentos são importantes, pois compreendem:

  • Instalação de equipamentos de segurança;
  • Presença de saídas de emergência;
  • Disponibilidade de extintores de incêndio e hidrantes;
  • Rotas de fuga determinados.

Com o auto de vistoria devidamente aprovado, o empreendimento empresarial tem acesso ao seguro contra incêndio e outros sinistros que podem ocorrer, dependendo do tipo de empresa e a franquia contratada.

Estrutura apropriada para movimentação

O espaço ocupado pelos veículos de uma frota empresarial deve ser amplo e arejado. A construção deve contar com estruturas fixas e móveis de combate a incêndio.

Os elementos que formam o sistema de sprinkler, por exemplo, deve ser formado por conexões polipropileno, muito resistentes para a passagem de água, mesmo com grande pressão produzida para extinguir focos de labaredas.

A presença de extintores de incêndio em todo o espaço e nos próprios veículos utilizados pela empresa de entregas reforça o sentido de proteção por todo o ambiente.

Dentro do projeto desenvolvido para este tipo de situação, é preciso contar com equipamentos de pequeno, médio e longo alcance, como a mangueira para hidrante 30 metros, que pode ser necessário em casos extremos.

Dessa maneira, manter um empreendimento comercial envolve diversos fatores que são importantes e que devem ser cuidados com carinho e dedicação.

Uma empresa de entregas é fundamental para terceiros, dentro de um ciclo econômico que envolve os mais diferentes setores.