Como os fotógrafos fazem para faturar durante a Páscoa

Para um fotógrafo, a Páscoa pode ser uma excelente oportunidade para faturar. Nessa época, alguns pais procuram esses profissionais para fazer ensaios temáticos com seus filhos. 

Por mais que fotografar crianças não seja um trabalho simples, a espontaneidade delas torna as coisas mais engraçadas e divertidas. Além disso, esse trabalho pode abrir portas para o fotógrafo, especialmente se ele tiver um blog ou site. 

Se você trabalha com fotos e não sabe como lucrar durante a Páscoa, não se preocupe. Ao longo deste texto, você verá como os fotógrafos fazem para faturar durante a Páscoa.

Para que esse trabalho fique bem feito, veja algumas dicas a seguir.

Fotos ao ar livre

Como foi dito anteriormente, o “mini ensaio de Páscoa” é uma excelente oportunidade para os fotógrafos, especialmente aqueles que já possuem clientes pequeninos fiéis em sua carteira.

Pra começar, o ensaio temático de Páscoa não tem que ser feito no estúdio. Use a grama do parque ou do quintal para espalhar os ovos coloridos e criar um excelente cenário. 

Também vale a pena chamar um profissional de maquiagem para pintar a criança como um coelhinho da Páscoa e apostar nas fantasias.

Um ambiente ao ar livre pode ser perfeito para que seu filho fique mais confortável. Esses locais têm cheiros, sons e cores que distraem e despertam o desejo infantil de explorar.

Escolha um bom cenário

Você também pode fazer o ensaio fotográfico de Páscoa dentro de um estúdio fechado. Nesse caso, o ideal é que você tenha uma boa cenografia para tal.

Fundos fotográficos, coelhinhos da Páscoa, ovinhos e outros acessórios são imprescindíveis para se ter boa fotos, além de roupinhas e orelhinhas de coelho para todos, inclusive pais e mães.

Todo fotógrafo sabe que uma boa fotografia depende de luz (boa iluminação), o que precisa ser compensado em um estúdio de fotografia, já que muitos não possuem luz ambiente natural, dependendo de iluminação artificial, como flashes e difusores de luz.

Fotografe os melhores momentos da criança

Normalmente, as crianças gostam de brincar, certo? Portanto, não deixe de capturar esses momentos. Se possível, tente interagir com a brincadeira da criança, se ela te der um sorriso, clique na mesma hora. 

Evite as fotos de cima para baixo, pois elas transmitem muita frieza. Experimente usar um chapéu divertido e proponha que a criança tente alcançar sua cabeça. Talvez você arranque um sorriso dela.

É mais difícil atrair a atenção das crianças mais novas, então, invista em cores e objetos que você possa usar. Busque fotografar na altura das crianças, assim, você mostrará a perspectiva delas.

Faça amizade com as crianças

A fotografia tem o poder de captar as reações e os momentos únicos das pessoas, inclusive das crianças. No entanto, para conseguir esse feito, você precisa criar um vínculo de amizade com elas. 

Antes da sessão, diga o seu nome e aproveite para sugerir alguns jogos e deixe a criança confortável. 

O tipo de conexão criada por você vai se refletir na sua fotografia. Isso será usado para gerenciar a criança e chamar sua atenção quando for necessário.

Aposte nas brincadeiras lúdicas

Outra boa forma de tirar fotos de Páscoa com as crianças é fazer atividades lúdicas, como pintar ovos. Caso os pais concordem, deixe a criança se sujar e explorar cada cor, pois isso dará ótimas fotos.

Certifique-se de usar materiais não-tóxicos e laváveis nessas atividades. Lembre-se que crianças são delicadas e sensíveis. 

Também é possível sugerir uma caça aos ovos no jardim. Esconda-os no gramado e prepare-se para fazer lindas fotos dessa brincadeira.

Respeite a idade da criança

É importante respeitar as limitações de cada idade. Crianças pequenas e bebês tendem a ficar mais irritados se tiverem que trocar de roupa várias vezes. 

Além disso, tentar chamar a atenção constantemente pode aborrecer a criança. Portanto, opte por se distanciar ocasionalmente e use uma boa lente teleobjetiva. Assim, você terá uma ótima sessão de fotos de Páscoa.

Divulgue seu ensaio

Agora que você aprendeu a fazer um ensaio fotográfico de Páscoa, procure divulgá-lo assim que fizer um. Se você tem um site para portfólio, coloque as fotos do ensaio na plataforma e envie para o máximo de sites e blogs possíveis. 

Não deixe de usar as redes sociais, pois são um excelente recurso para divulgação de imagens.

Ao divulgar seu ensaio, mais pessoas ficarão interessadas nele e você poderá fazer outros trabalhos semelhantes. Com isso, você terá grandes chances de faturar um bom dinheiro durante essa época.

Texto desenvolvido por Aldo Ferrari em parceria com Agência Médico.