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Como melhorar a experiência de compra dos clientes?

Uma coisa é fato: conquistar novos clientes não é a etapa mais desafiadora enfrentada por quem vende produtos ou serviços. Ao contrário, a missão mais difícil é manter esse cliente e convencê-lo a comprar novamente.

Assim, muitas empresas focam apenas na captação e esquecem que precisam acompanhar os clientes até no pós-compra, conversando com eles nos meios online e offline. Por isso é importante ter uma plataforma omnichannel, para fazer todos os canais conversarem.

Agora eu te pergunto: o que você tem feito para melhorar a experiência de quem compra seus produtos ou serviços? Não sabe responder? Então, confira dicas que vão te ajudar a fidelizar os clientes.

1 – Tenha um site rápido e fácil de usar

No meio online, um dos maiores motivos de desistência de compra envolve um site muito complicado e demorado de carregar. Sua página precisa ser leve e funcionar bem não apenas no desktop, mas nos smartphones.

Outra dica é evitar que o usuário precise dar muitos cliques para chegar até o cesto de compras. Além disso, a busca deve ser eficiente e redirecionar ao produto certo.

2 – Use uma plataforma omnichannel

A plataforma omnichannel cumpre duas funções. Primeiro, reúne todos os seus canais de comunicação e, segundo, permite unir o meio físico ao virtual. Você pode fazer vendas online e permitir a retirada na loja, por exemplo, tendo total controle do estoque.

A ideia é facilitar o processo de compra. Para algumas pessoas é mais prático tirar dúvidas pelas redes sociais, fazer o pedido no site e, para evitar o frete, marcar a retirada em uma loja física. Ou seja, integre tudo para ajudar o cliente.

3 – Seja gentil, tire dúvidas e aceite feedbacks

As pessoas vão procurar sua empresa, seja presencialmente ou nas redes sociais. Algumas delas querem apenas tirar dúvidas e entender melhor quem é sua empresa ou o seu produto/serviço. 

Esteja aberto a ouvir e trate todos com respeito, sempre deixando “a porta aberta” para um retorno. No caso de quem já comprou, fique atento aos feedbacks. Você pode receber comentários positivos ou negativos e deve estar pronto para responder a ambos. 

Acima de tudo, nunca seja grosso. Um feedback negativo, por exemplo, pode ser respondido com “sentimos muito pela sua experiência, entre em contato conosco para podermos te ajudar”.

4 – Ofereça recompensas e brindes

Recompensas como descontos, ingressos e até participação em sorteios chamam a atenção. Se puder, sempre tenha um agrado a oferecer aos clientes. As lojas virtuais trabalham muito algumas ideias, como:

  • Desconto de 10% na primeira compra;
  • Frete grátis acima de um valor X;
  • Brindes em compras acima de X reais;
  • Entre outras opções.

Inclusive, outra ideia legal é incluir o envio de algum brinde e um cupom de desconto para a próxima compra. A pessoa se sente incentivada a voltar a fazer negócio com você.

5 – Responda rápido e não deixe o cliente no vácuo

O mundo virtual criou o imediatismo. Isso significa que você precisa responder um cliente às 4h da manhã? Não! Mas deixe especificado o horário de funcionamento da sua loja e retorne o mais rápido possível.

Uma dica que tem ajudado bastante é ter as respostas automáticas informando quando a loja abre e tirando dúvidas mais básicas.

6 – Foque na facilidade de pagamento

A dificuldade em encontrar um meio de pagamento também faz os clientes em potencial desistirem e procurarem o concorrente. Quando for fazer vendas, seja online ou presencial, trabalhe com diferentes formas de pagar pela compra.

Aceite boleto, cartões de crédito, pix, cartões de débito e até transferência. Vale também unir com a ideia da recompensa. Por exemplo, para pagamento à vista em boleto ou pix, ofereça de 5% a 10% de desconto na compra. Isso incentiva a pessoa a fugir um pouco do cartão de crédito.