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E-commerce para vender experiências turísticas existe e pode ser seu!

Você sabia que as empresas turísticas podem vender mais no ambiente digital?

Grandes empresas do setor turístico, como por exemplo, companhias aéreas e redes hoteleiras, já fazem isso há um certo tempo, mas pequenas e médias empresas do mesmo segmento podem sentir certa dificuldade em iniciar suas vendas online.

Isso acontece porque muitas delas ainda não contam com um site adequado ou sistemas digitais que as apoie nisso.

Mas, já é possível vender experiências turísticas online de maneira fácil e segura. Vamos te contar como:

Conte com um e-commerce próprio para venda de serviços

Sabemos que os e-commerces surgiram com o principal objetivo de vender produtos físicos e que, por sua vez, contam com estoque. Por conta disso, muitas empresas que vendem serviços (como as empresas de turismo), tiveram que se adaptar para realizar suas vendas nesse tipo de site.

Mas, atualmente, já existem plataformas de e-commerce desenvolvidas exclusivamente para venda de serviços e, que neste caso, atuam com disponibilidade.

Essas plataformas contam com uma flexibilidade maior de configuração de regras de negócio que facilitam a venda de serviços turísticos. Essas configurações ocorrem, principalmente, em três grandes áreas:

Disponibilidades

Ao contrário das empresas que vendem produtos físicos e contam com estoque, as empresas turísticas que vendem serviços atuam com disponibilidade e precisam ter esse recurso nas configurações para indicar a quantidade que um determinado serviço pode ser vendido e em qual tempo. 

Por exemplo, um passeio no litoral que só ocorre na maré baixa: esse serviço só estará disponível para venda nas datas e horários configurados de acordo com a tábua da maré. 

Além disso, as empresas turísticas também atuam com as alta e baixa temporadas e podem diferenciar a disponibilidade de seus serviços de acordo com elas.

Tarifas

Empresas turísticas atuam com diferentes tarifas para cobrar por seus serviços, assim como já acontece com companhias aéreas e hotéis.

 Ao comprar o serviço de forma antecipada, é possível adquiri-lo por uma tarifa promocional, ao comprar no momento de uso, esse serviço será cobrado de acordo com a chamada “tarifa balcão”. Além disso, as empresas turísticas também criam tarifas de acordo com o seu público, como por exemplo, tarifa criança, tarifa adulto, tarifa idoso, meia-entrada, entre outros.

Agendamentos

Esse recurso é muito utilizado por empresas turísticas e proporciona a venda antecipada de serviços. Ao disponibilizar um calendário inteligente em seu site, o cliente é capaz de verificar o valor do serviço de acordo com a data que deseja usufruir dele. 

A partir daí, ele mesmo poderá realizar o agendamento e pagar pelo serviço de forma antecipada, recebendo o seu voucher de confirmação em seu e-mail ou celular. Dessa forma, estará apto a utilizar o serviço no dia e hora agendados.

Adapte as estratégias para as vendas online

No momento que a empresa decide por iniciar as vendas online, é necessário revisitar as estratégias seguidas e, talvez, adaptá-las ao ambiente digital. Isso porque, às vezes, essas mesmas estratégias que funcionam perfeitamente bem para as vendas “físicas” não funcionarão de forma plena para as vendas online.

Por exemplo: se a empresa tem o hábito de divulgar seus serviços com panfletagem nas ruas mais visitadas pelos turistas para captar clientes, precisará repensar essa estratégia e dedicar algum esforço para a divulgação dos serviços online, no seu e-commerce.

Essa divulgação merece total atenção, afinal, o e-commerce será a vitrine de produtos da empresa. Apresente fotos bem feitas dos serviços, com cores vivas e cenários bem elaborados.

Invista na descrição desse serviço, colocando todos os detalhes necessários para que o cliente entenda de forma objetiva como ele funciona, inclua as respostas às dúvidas mais comuns para diminuir a necessidade de suporte ao cliente durante o processo de compra.

Deixe as regras claras e ofereça as formas de pagamento mais utilizadas para garantir a venda para a maior parte do público.

Outro exemplo: se a empresa normalmente atua com fila de espera e somente venda “na porta”, precisará adaptar seu processo para começar a vender antecipadamente e realizar esse controle de forma precisa.

Neste caso, será necessário, inclusive, rever prazos financeiros para que os recebíveis e as contas a pagar estejam no time perfeito e não cause atrasos. 

Aqui vale também contatar o gerente da conta da empresa e negociar com o banco prazos amigáveis e, quem sabe, taxas mais atrativas, uma vez que a empresa cumprirá com os prazos e poderá realizar os pagamentos de forma antecipada.

Conclusão

Essa estratégia influencia diretamente no fluxo de caixa da empresa, promovendo uma melhor rotatividade dos valores, tornando as finanças do negócio mais saudáveis e o saldo positivo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela Planne, onde você pode encontrar centenas de novos conteúdos informativos.