Como funciona uma corretora de criptomoedas?

Mesmo quem está iniciando agora no mundo das criptomoedas sabe que elas têm por trás as chamadas Exchange, que nada mais são que corretoras, mas você sabe como elas funcionam?

Primeiramente, vale saber que uma corretora, ou Exchange, de criptomoeda funciona tal qual uma corretora de ações: buscando aproximar compradores e vendedores de criptomoedas.

Porém, existem diferentes tipos de Exchanges, que podemos dividi-las assim: corretoras que compram e vendem criptomoedas próprias (geralmente, compram montantes grandes de criptomoedas a preços baixos e, quando os preços sobem, procuram vendê-los).

Corretoras que servem para trading, ou seja, seu lucro é baseado na taxa que os operadores pagam em cada operação. Corretoras que servem para empréstimos de criptomoedas, lucram igual a um banco, com taxas de juros.

Ou, por fim, as corretoras que servem para depósito de criptomoedas, não muito recomendadas, por não serem tão seguras. 

Afinal, o que é uma corretora?

Como dito acima, exchanges nada mais são que corretoras, só que especializadas em negociar criptoativos, tendo como principal função aproximar compradores e vendedores de criptoativos, e garantir um ambiente seguro para as transações de compra e venda.

Na verdade essas corretoras funcionam como uma plataforma digital, fazendo a intermediação da compra, venda e troca de criptomoedas e tokens.

Como pode ver, o papel de uma Exchange é muito importante, por isso a necessidade de pesquisar muito antes de optar por alguma, até porque, os serviços e as taxas variam muito entre elas. 

Qual a importância das corretoras na negociação de criptoativos?

Embora nada impeça alguém de comprar criptomoedas diretamente com outra pessoa que deseja vender (o chamado peer to peer – P2P), por outro lado, isso não lhe permite saber a origem dos recursos, sem falar na segurança que é posta em risco, principalmente, se  o depósito precisar ser feito antecipadamente.

Ou seja, exchanges de criptomoedas existem para isso, garantir segurança, tal qual uma corretora tradicional, facilitando as transações.

Como funciona uma corretora de criptomoedas?

Como vimos, as exchanges funcionam da mesma forma que as corretoras tradicionais, mas podem trabalhar de diversas formas, oferecendo serviços diferentes. De uma forma generalizada, elas oferecem, por exemplo:

  • Venda direta de criptomoedas;
  • Trade de criptomoedas;
  • Armazenamento de criptomoedas;
  • Empréstimo de criptomoedas.

Depois de ver tudo isso, bem como perceber como pode ser vantajoso, você deve estar se perguntando como começar a operar uma exchange. Pois bem, continue a leitura e confira os detalhes!

Como começar a operar em uma exchange?

Primeiramente, é preciso pesquisar muito bem para definir a exchange que você deseja operar. Nossa dica é optar por alguma que ofereça segurança e renome, como a KuCoin

Definida a corretora, então, é só preencher um cadastro para a abertura da conta e, logo depois, fazer o depósito para começar a operar. E, claro, vale lembrar que tal qual um banco tradicional, para sua maior segurança, nunca deixe a senha salva no aplicativo.

Lembrando que as exchanges podem vender diretamente as criptomoedas ou fazer o trade desses ativos, nesse caso, aproximando compradores de vendedores, o que pode ser duas formas: 

1- Negociação a mercado

Após transferir o seu dinheiro para a conta na exchange, ela libera esse valor para que você possa negociar as criptomoedas que desejar. Desse modo, todo o procedimento deverá ser feito, indo desde a escolha dos ativos, até as quantidades e a confirmação da transação.

2- Negociação com ordens limitadas

Poderá definir uma ordem de compra a um preço mais baixo do que a cotação atual de mercado, ou uma ordem de venda a um preço superior. A transação será automática e só se realizará se o preço da sua ordem for atingido.

Mas caso coloque uma ordem de compra com preço acima da cotação de mercado, ou uma ordem de venda com preço abaixo do atual, o sistema executará a sua ordem pelo preço de compra ou venda. No mais, é preciso ter em mente que nesse tipo de negociação são cobradas taxas diferenciadas.

Enfim, de uma forma básica e simplificada, essa é a forma que uma corretora de criptomoeda funciona.