Qual a importância de um segundo idioma para a sua carreira?

Que o mundo mudou e se globalizou com o passar do tempo você já deve ter ouvido várias vezes, certo? Essa ideia já parece quase ultrapassada do tanto que é repetida, mas não deixa de ser uma verdade, principalmente no âmbito da sua carreira

Prova disso é que outra verdade universalmente conhecida é que um segundo idioma pode ser o ponto que faltava para impulsionar a sua carreira. Entretanto, nós aprendemos novas línguas para muitas funções, por exemplo, para:

  • Consumir mais conteúdos;
  • Jogar online;
  • Ver filmes sem legenda;
  • Conversar com os estrangeiros que encontramos pela vida;
  • Entre outras coisas.

Pensando em tudo o que já foi dito, é importante que você se informe sobre quais são as línguas mais vantajosas para o seu objetivo. Sendo assim, confira as maneiras de como um segundo idioma pode alavancar a sua carreira:

1 – No currículo

Primeiramente, vamos começar pelo mais óbvio: o seu currículo. Nesta etapa, é de se esperar que candidatos fluentes em mais de uma língua chamem mais a atenção das empresas. Para algumas, é até mesmo um pré-requisito. 

Mas lembre-se de não mentir sobre o seu nível de fluência, pois você pode ser entrevistado em qualquer idioma informado no currículo.

2 – Para negociação de salário e promoções

Digamos que você não está à procura de emprego pois já está empregado. Mesmo assim, não há motivo para acomodação. Nesse sentido, novas formações, como cursos de idiomas, são degraus na construção do seu plano de carreira. 

Afinal, qualificações extras, além daquelas que motivaram a sua contratação, podem servir como argumento para a sua promoção ou aumento de salário.

3 – Para trabalhar em uma empresa internacional

Durante a pandemia, vimos o número de trabalhadores em sistema home office crescer. Segundo pesquisa do IBGE, já são quase 8 milhões de pessoas trabalhando nessa modalidade no país. 

Portanto, fica claro que não é preciso frequentar o edifício físico de sua empresa para exercer uma profissão.

Esse pode ser o momento para começar a trabalhar online para um empregador locado fora do país. Dessa maneira, você pode ser remunerado em uma moeda mais valorizada do que o real, como o euro ou o dólar, por exemplo.

4 – Intercâmbios acadêmicos e profissionais

Diversas formas de intercâmbios estão disponíveis para aqueles que pretendem aperfeiçoar um segundo idioma. Pensando nesse cenário em questão, você pode, por exemplo, fazer algumas coisas:

  • Estudar o básico da língua;
  • Preparar-se para uma prova de certificação;
  • Cursar um semestre da faculdade;
  • Cursar parte de uma pós ou algum curso livre;
  • Fazer estágios;
  • Conseguir colocações profissionais.

Em conclusão, podemos dizer que essas experiências no seu currículo mostrarão mais do que apenas um certificado de fluência ou atividade profissional. São, para as empresas, uma forma de conhecer mais a pessoa com quem estão se conectando. 

Em outras palavras, elas criam a expectativa de um profissional aberto para o mundo. Logo, ele é mais preparado para interagir com diferentes culturas e pessoas, seja para viajar a trabalho ou apenas se comunicar diariamente com colegas e clientes.

 

Portanto, apesar de não ser uma garantia de contratação no seu emprego dos sonhos, o aprendizado de um segundo idioma é um passo a mais na sua carreira profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *