Bolsa de Valores

Como funciona a Bolsa de Valores?

O mercado de ações está no centro das atenções e cada vez mais investidores estão interessados ​​nele. Para muitas pessoas, a tão famosa Bolsa de Valores ainda pode parecer um ambiente distante e inacessível, quando na verdade há uma lógica própria. 

Porém essa confusão é completamente compreensível. Há muito que a ser aprendido nesse universo como produtos financeiros: a melhor maneira de começar a investir, os investimentos mais seguros, entre outras informações.

Mas fique tranquilo, estamos aqui para desmistificar esse mundo dos negócios.

O que é a Bolsa de Valores?

Resumidamente, a Bolsa de Valores é um local centralizado onde as ações são negociadas, ou seja, é um ambiente onde as ações são realmente compradas e vendidas.

É pela Bolsa que os investidores realizam transações diretas com ou sem ajuda de agentes de negociação. No caso da Bolsa de Valores brasileira, as transações são feitas por meio de corretoras.

É a Bolsa de Valores que garante segurança para todas as transações realizadas nela. Por exemplo, quando o investidor que vende uma ação, ele tem a garantia que receberá o valor da venda, ou se uma ação é comprada, o investidor que a adquiriu tem a segurança de possuí-la.

Podemos afirmar que é a Bolsa de Valores que garante um funcionamento eficiente, seguro e justo do mercado. 

Como funciona a Bolsa de Valores?

Não podemos falar desse funcionamento sem antes falar do momento em que a empresa abre seu capital, tornando-se uma “sociedade anônima”.

Feito isso, parte do capital da empresa passa a ser vendido em forma de ações, e todos os acionistas podem se dizer sócios da empresa.

Como dito anteriormente, uma empresa lança suas ações na Bolsa de Valores. Para que tudo corra bem, as corretoras de valores são as responsáveis por organizar as vendas dessas ações para os primeiros investidores.

De maneira segura, a empresa receberá o dinheiro correto pela venda delas. Esse procedimento recebe o nome de mercado primário.

Feito esse lançamento, as ações começam a ser negociadas na Bolsa. Esses negócios passam a ser feitos pelos próprios investidores.

Nessa etapa, o dinheiro circula entre os investidores e não mais com a empresa, uma vez que no mercado primário ela já recebeu. Esse processo se chama mercado secundário.

Imagine se todas essas negociações fossem feitas por telefone? Bom, já houve tempos que sim, elas eram feitas assim.

Hoje, porém, esse procedimento é feito exclusivamente pela internet, por meio de plataformas on-line, e cada corretora possui sua própria plataforma. Muitas delas são chamadas de Home Broker.

Vale a pena investir na Bolsa de Valores?

Sabemos que investir na Bolsa causa uma certa insegurança, contudo garantimos que esse medo se deve ao fato de que muitos desconhecem a maneira correta de como se investir na Bolsa.

É costume do brasileiro investir todo seu dinheiro na poupança e, mesmo não sendo a melhor forma de fazer seu dinheiro render, ela acabou sendo a mais procurada por garantir um investimento seguro.

Ainda assim, é do conhecimento de todos que esse rendimento seguro na verdade é também muito baixo e considerado por muitos economistas um mau investimento.

Portanto, a Bolsa de Valores é uma ótima solução quando o assunto é investimento mais rentável. Sim, não podemos esquecer dos riscos de se sair da zona de conforto, mas com um pouco de estudo dá para se jogar e fazer muito dinheiro nela.

Entre as vantagens de investir em ações, temos:

  • Maior potencial de retorno do mercado;
  • Não possui carência (você pode resgatar a qualquer momento);
  • Há sempre a possibilidade de receber dividendos de uma empresa;
  • Não precisa de muito dinheiro para começar.

E essas são apenas as principais vantagens de se investir na Bolsa de Valores. Caso você não se sinta confortável em realizar esse investimento sozinho, existem profissionais no mercado que você pode contratar para te ajudar a gerenciar esse investimento.