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Como usar o TikTok em uma estratégia de marketing digital?

O TikTok pode ser uma excelente ferramenta para  sua estratégia de marketing digital.

Você já ouviu falar no TikTok? Saiba que essa é a rede social da geração Z e vem crescendo mundo afora. É a quarta maior plataforma do mundo em número de usuários e pode ser muito interessante para sua estratégia de marketing digital.

Pautada em vídeos de até 3 minutos, possui conteúdos distribuídos em diversos nichos. Os principais são dublagem de músicas, danças, esquetes de comédia, memes e desafios.

Essa rede social surgiu em 2016, na China, com o nome Douyin. No ano seguinte, foi comprado pelo aplicativo Musical.ly e teve seu lançamento global feito como TikTok. Vamos saber mais sobre essa plataforma?

Descubra a seguir se o TikTok é ideal para sua estratégia de marketing digital.

Conheça os usuários do TikTok

O TikTok vem conquistando o público entre 13 e 24 anos e, no ano passado, bateu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês — o correspondente a 14% da população mundial.

Em número de usuários, fica atrás apenas do Facebook, YouTube e Instagram.

Por aqui, a realidade é ainda mais surpreendente. Um levantamento realizado pela Statisa revela que nosso país é o segundo que mais usa o TikTok no mundo, perdendo apenas para a China.

A mesma pesquisa mostra que 4,72 milhões de brasileiros usam a plataforma e que esse número tende a continuar crescendo.

Desse total, 59% são mulheres. É o que aponta a pesquisa Business Of Apps. Sendo assim, se seu público-alvo é feminino, é importante lembrar desta rede social.

Outro dado interessante é a idade média dos usuários do TikTok, 66% deles têm menos de 30 anos, portanto, a plataforma é dominada por um público mais jovem — principalmente quando comparada com Instagram e Facebook. 

Mas não para por aí, o tempo médio gasto no TikTok é de 5,4 horas por dia, ou seja, o usuário passa quase 1/4 do dia consumindo conteúdos em vídeo.

Como ficam muito tempo em frente ao celular, as mídias tradicionais acabam perdendo espaço entre esse público. 35% dos usuários afirmam que vêm assistindo menos televisão desde que baixaram o app.

Esse número contribui para o crescimento, na plataforma, de empresas pequenas e startups que não conseguem competir no mesmo patamar que grandes marcas que veiculam seus anúncios nos canais de mídia tradicionais.

Por falar em empresas, 25% dos usuários buscam ou compram um produto na internet imediatamente depois de vê-lo no TikTok. Sendo assim, pense em estratégias de publicidade baseadas em prova social.

E depois de ter visto anúncios na plataforma, cerca de 38% dos brasileiros já compraram algo.

O potencial é enorme, e pode ser explorado seguindo algumas dicas simples que ajudam a otimizar a exposição e converter leads a partir do uso adequado do TikTok.

Por que minha empresa deve investir no TikTok?

Onde há gente, existe interesse em comprar produtos e conhecer novas marcas, certo? Se você viu uma fatia do seu público descrita no tópico anterior, saiba que essa rede social serve para sua estratégia de marketing digital.

Quando falamos em estratégia de marketing digital, o TikTok funciona na atração de novos leads e clientes, bem como na retenção dos compradores de algum dos produtos ou serviços oferecidos.

O tom de comunicação do TikTok é descontraído, o que somado ao pouco tempo de vídeo, faz com que as histórias ali sejam contadas de um jeito mais informal, como no diálogo do dia a dia.

Além de crescer e alcançar público organicamente, essa rede social proporciona anúncios pagos para aumentar o alcance e a eficiência da segmentação dos leads.

Enquanto os vídeos criativos são direcionados para potenciais clientes, os persuasivos conseguem atraí-los para a proposta do negócio.

O App serve para minha estratégia de marketing digital?

Bom depende. O TikTok é uma excelente rede social para dialogar com o público descrito no primeiro tópico, ou seja, entre 13 e 24 anos.

Se o seu público é composto por uma parcela considerável dessa faixa etária ou sua marca pretende conquistá-la, aí vale a pena investir no TikTok.

Diferentemente de outras redes sociais, o TikTok não tem um público muito abrangente. Marcas que se comunicam de maneira formal, por exemplo, podem não obter resultados satisfatórios em um ambiente assim.

Marketing no tiktok: 3 dicas para criar sua estratégia

Vamos para a prática? Aqui estão algumas  dicas para você desenvolver suas ideias e criar uma boa estratégia de marketing digital. 

Crie! O conteúdo original vale mais

Por mais que você esteja acostumado com as outras redes sociais, deixe de fora as estratégias delas e crie algo sob medida para este app.

No TikTok, o conteúdo natural, feito de forma simples, mas criativa, tende a se destacar mais que algo engessado.

Produza conteúdo autêntico, de preferência aqueles que mexem com as emoções, instigam a curiosidade ou geram bom-humor.

Alguns exemplos:

  • coreografias;
  • duetos;
  • situações de comédia;
  • efeitos sonoros e visuais;
  • desafio de hashtags.

Monte seu time! Faça parcerias com influenciadores

Por mais que alguns influenciadores presentes no TikTok sejam famosos em outras redes sociais, saiba que a plataforma possui aqueles que ganharam reconhecimento por ali.

Independentemente da sua escolha, é fundamental selecionar os influenciadores que tenham a ver com o fit do seu público, ou seja, que consiga se comunicar com ele e que, de alguma forma, divida os mesmos valores.

Avalie os objetivos de cada ação e analise se o público do influenciador escolhido para a parceria é ou não interessante para sua marca.

Invista em anúncios pagos no TikTok

Conheça as 5 modalidades de anúncios pagos no Tik Tok:

  • Top View: vídeo que aparece uma vez por dia, sempre que um usuário abre a rede pela primeira vez, sua duração é de até 60 segundos.
  • In-Feed Ads: surge na página de descoberta dos usuários, justamente a primeira página aberta assim que o usuário entra na rede social.
  • Branded Hashtags: estimula a criação de determinado conteúdo por meio de uma hashtag exclusiva do seu negócio.
  • Brand Takeovers: formato publicitário que une um conjunto de anúncios, como os citados anteriormente.
  • Branded Effects: criação de adesivos exclusivos ou filtros próprios relacionados aos produtos de sua marca, para que outros usuários e TikTokers possam usá-los em seus vídeos.

E agora?

Depois de conhecer o TikTok, será que essa rede social serve para sua estratégia de marketing digital?

Aproveite para refletir!

Enquanto isso, saiba como escalar suas vendas pela internet. Veja como aplicar as melhores estratégias e ferramentas!