Como fazer um empréstimo? Veja o passo a passo!

Pedir dinheiro emprestado é uma prática que pode deixar muitos brasileiros desconfortáveis e inseguros, principalmente por conta da burocracia.

Ao mesmo tempo, metade dos brasileiros que pedem empréstimos estão buscando uma forma de pagar suas dívidas e contas atrasadas.

No entanto, mesmo que o consumidor esteja precisando do empréstimo para pagar dívidas, ainda é comum buscar essa opção para realizar sonhos, como dar a entrada no financiamento da casa própria.

Pensando nisso, se você quer saber como fazer um empréstimo, acompanhe a leitura, porque preparamos 5 passos simplificados que vão te guiar nessa tarefa!

Afinal, o que é um empréstimo?

Empréstimo, de maneira resumida, é um dinheiro que você toma emprestado para dar algum passo importante na sua vida. E, como mencionamos, serve também para pagar contas atrasadas.

O conhecido “fôlego extra” no final do mês pode, muitas vezes, acontecer através de um empréstimo.

Isso porque, diferentemente do financiamento ou consórcio, o empréstimo não precisa ter por obrigatoriedade um motivo para solicitar o valor.

Porém, é importante saber que empréstimo possuem taxas de juros, como qualquer outra transação financeira. Por isso, é importante considerar algumas informações antes de aprender como fazer um empréstimo.

Veja 5 dicas de como fazer um empréstimo

Como já mencionamos, fazer um empréstimo pode envolver uma série de burocracias que, muitas vezes, afastam os interessados. Por conta disso, a melhor maneira é simplificar o processo através de um passo a passo! Acompanhe.

1) Valores

O primeiro passo é definir o valor que será pedido, ou seja, quanto você quer e pode pedir emprestado.

Além disso, não se esqueça de entender se o valor se encaixa no seu orçamento mensal.

2) Parcelas

Após saber quanto você pode pegar emprestado, tente entender e mensurar em quantas vezes você irá pagar o empréstimo.

Além disso, é importante dimensionar o valor de cada parcela, já que isso irá impactar no seu planejamento financeiro.

3) Taxa de juros

Entender quais as taxas de juros (mensal e anual), e qual o montante de juros pagos totais ao fim do empréstimo e mês a mês em cada parcela é extremamente importante para entender o custo desse empréstimo para você.

4) Consulta do CPF

Para pedir o empréstimo, é importante que seu nome esteja limpo. Mesmo existindo opções de empréstimo pessoal para negativados, estar com o nome sem restrições oferece as melhores condições para pedir crédito.

Para saber a situação do seu CPF, basta clicar aqui e seguir os passo a passo.

Importante: Caso você consulte seu CPF e descubra que ele está negativado indevidamente, não deixe de exigir seus direitos.

Considerando os prejuízos de ter o nome negativado sem estar realmente devendo, você pode receber uma indenização.

5) Burocracias

Para pedir seu empréstimo, é muito importante ficar por dentro das burocracias que fazem parte da solicitação de crédito.

Por exemplo, fique de olho nos:

  • Documentos pessoais;
  • Qualquer outra documentação solicitada pela instituição bancária, como imposto de renda;
  • Os pormenores da transação, como fiadores.

Não é incomum que consumidores não consigam seu empréstimo por enfrentar algum problema na aprovação.Geralmente, isso acontece por conta dos documentos.

Por isso, não se esqueça de listar todas as documentações solicitadas pela instituição e pesquisar bastante.

Dica importante: Organize suas finanças para pedir um empréstimo!

Antes de saber como fazer um empréstimo, entenda como ele cabe no seu orçamento. Por isso, não deixe de procurar ferramentas para assumir o controle do seu dinheiro, como uma planilha de planejamento financeiro.

Além disso, antes de fazer um empréstimo, não se esqueça de consultar o seu CPF. Se descobrir que existem dívidas pendentes em seu nome, busque maneiras de negociar a dívida e sair do vermelho.

Agora que você já sabe como fazer um empréstimo, não deixe de continuar acompanhando nossas dicas de planejamento financeiro, direito do consumidor e muito mais.

Conta aqui nos comentários o que você achou do nosso passo a passo!

Gostou deste conteúdo? Ele foi escrito pelo time da Resolvvi, startup que ajuda consumidores a buscarem seus direitos de forma totalmente online.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *