gestão

Como estruturar uma boa gestão de equipes de desenvolvimento

Estruturar uma boa gestão de equipes de desenvolvimento é fundamental para o crescimento orgânico da sua empresa.

A razão disso é que, com profissionais motivados e organizados dentro da equipe, a produtividade desses colaboradores tende a aumentar, elevando os lucros a longo prazo. 

Fatores como uma boa comunicação interna, feedbacks constantes e uma boa estruturação de metas e objetivos são alguns dos pilares de uma boa gestão.

Por conta da importância desse tema, nós produzimos um artigo que traz mais detalhes sobre o que a liderança de uma empresa pode fazer para melhorar a gestão dos seus times de tecnologia. Confira a seguir:

Seja transparente

O primeiro passo para uma boa gestão de equipes de desenvolvimento é a transparência estar 100% presente em todo o momento. Não só em empresas do ramo da tecnologia, mas em qualquer empresa, essa prática só tem a agregar e a ajudar no crescimento exponencial do seu negócio.

Isso só é possível em razão de que uma liderança transparente é vista com bons olhos pelos colaboradores, já que eles podem saber como anda os outros setores da empresa e se suas contribuições estão dando retorno esperado à startup. 

Por conta disso, faça reuniões de prestação de contas, de reviews e de planejamento para que todos possam se sentir pertencidos e aumentar o espírito em equipe no seu time.

Priorize a comunicação

Aliado à transparência, a boa comunicação também é fundamental nesse processo de gestão de equipes de desenvolvimento. 

A comunicação é – e deve ser – um dos pilares de toda a empresa. Um time só consegue ter boa produtividade se houver uma boa comunicação entre os membros, liderança e gestores de equipe. 

Esse processo de adaptação pode ser um pouco demorado caso sua empresa não tenha tanto foco em se comunicar, entretanto, após a implementação de boas normas de comunicação, é certo que os resultados tendem a aparecer. 

Além disso, esse processo é super importante para o alinhamento de expectativas entre os profissionais, já que a equipe irá trabalhar em prol de um único objetivo independente do projeto: trazer satisfação ao cliente.

Estabeleça metas e objetivos

Estabelecer metas e objetivos também é fundamental para uma boa gestão de equipes de desenvolvimento. Assim como os processos citados anteriormente, estabelecer objetivos claros à equipe de tecnologia é importante para que todos tenham em mente o que precisa ser atingido e quanto falta para que o projeto seja entregue.

Além disso, caso haja atrasos, problemas de entregas e metas que possam parecer inalcançáveis, ter esses dados é fundamental para que a liderança saiba qual processo é preciso mudar, onde melhorar e também se há algo que precisa ser abandonado. 

Com essas metas pré-estabelecidas antes do projeto iniciar é possível ter uma melhor gestão de equipes de desenvolvimento, já que tudo será melhor organizado.

Faça feedbacks constantes

Ter uma boa gestão de equipes de desenvolvimento também passa pela implementação da cultura do feedback dentro do seu time. Um bom gestor precisa trazer suas avaliações sobre o trabalho dos profissionais em busca de acertar possíveis pontas soltas e também os elogiar pelos resultados alcançados. 

Quando se faz um feedback, é importante que os mais críticos sejam feitos pessoalmente ao profissional em questão na busca por ajudá-lo a melhorar alguns aspectos.

Ter esse tipo de atitude em equipe pode fazer o colaborador se sentir até certo ponto humilhado e pode trazer alguns traumas que comprometerão a sua produtividade em projetos futuros. Por isso, saiba o momento certo de trazer os feedbacks à seu time.

Estruture planos de carreira

Para que a produtividade do seu time de tecnologia seja ainda maior e para que a liderança consiga ter uma boa gestão de equipe, é importante desenvolver a ideia nos colaboradores de que eles podem crescer na empresa em que estão. 

Profissionais desmotivados são um dos grandes males da organização de uma equipe já que podem realizar seu trabalho com pouca eficiência, por isso, desenvolva planos de carreira para os profissionais, adapte sua empresa às bonificações semestrais ou anuais e os inspire a realizar um bom trabalho.