Ergonomia e saúde: como melhorias podem impactar na saúde do trabalhador

A etimologia da palavra ergonomia vem do grego: ergon, significa trabalho, e nomos, normas ou leis. Logo, ergonomia é a ciência que estuda as condições de trabalho.

A ergonomia auxilia na prevenção de doenças que têm origem no ambiente de trabalho. Para isso, é preciso que os colaboradores tenham acesso a equipamentos e móveis de qualidade.

Dessa forma, as empresas devem ajustar todos os detalhes para oferecer um espaço confortável e adequado às suas equipes, a fim de evitar o desenvolvimento de patologias.

Como a ergonomia funciona para o trabalhador?

A ergonomia no trabalho tem como principal função desenvolver uma integração entre o colaborador e suas atividades profissionais, proporcionando uma qualidade de vida melhor.

Trata-se de uma ferramenta segura e eficiente, cujas atividades são executadas visando o conforto e o bem-estar. Dessa forma, há um aumento na produtividade.

Para isso, os especialistas procuram conhecer os perfis dos profissionais, o tipo de atividade que eles realizam e a quais riscos ergonômicos a saúde mental e física da equipe estão sujeitas.

Ademais, a ergonomia também proporciona uma economia de energia, visto que orienta o trabalhador quanto à postura e os movimentos adequados ao longo da jornada de trabalho. Ajudando, assim, a reduzir o estresse e o cansaço.

Prevenção de doenças laborais

Muitas doenças podem ser desenvolvidas no ambiente de trabalho. Geralmente, essas condições aparecem quando o funcionário realiza movimentos repetitivos ou tem má postura.

Com o passar do tempo, podem surgir doenças como: dores crônicas na região lombar, tendinites, enxaquecas, síndrome LER (Lesão por Esforço Repetitivo), etc.

Para tentar evitar esses eventuais problemas, algumas ações ergonômicas devem ser postas em prática por parte dos empresários. São elas:

  • Investir em cadeiras com assento ajustável. Vale ressaltar que os pés do indivíduo devem ficar totalmente apoiados no chão;
  • Instalar balcões e mesas de forma que fiquem posicionados na altura da cintura dos colaboradores; 
  • Os monitores, computadores e outros aparelhos eletrônicos devem ficar posicionados na altura da cabeça do profissional. Para facilitar o processo, o ideal é adquirir equipamentos ajustáveis;
  • Funcionários que exercem as suas atividades em ambientes com níveis de ruídos elevados devem trabalhar com abafadores de som.
  • O mesmo vale para profissionais que manuseiam produtos químicos. Nesse caso, também é indicado o uso de máscaras de proteção.

Benefícios da ergonomia para o trabalhador

A ergonomia proporciona benefícios tanto para o trabalhador quanto para a empresa. Dentre eles, listamos:

  • Melhoria na disposição para o trabalho, de modo que potencializa o desempenho pessoal e corporativo;
  • Prevenção de lesões relacionadas ao trabalho;
  • Prevenção de dores e distúrbios decorrentes da má postura no trabalho;
  • Otimização do clima organizacional, pois a equipe se sente valorizada e, consequentemente, incentivada em suas atividades, tornando o ambiente mais agradável;
  • Redução do absenteísmo;
  • Adequação da empresa à legislação;
  • Redução dos custos da empresa.

Ações que devem ser evitadas

Há também algumas atitudes que devem ser evitadas pelos colaboradores a fim de não prejudicar o uso das ferramentas adequadas e evitar o risco de problemas à saúde.

Uma delas é permanecer em uma posição por longos períodos de tempo, pois pode acarretar nas doenças já citadas anteriormente.

Se a atividade desempenhada exige que o funcionário permaneça sentado por muito tempo, a ergonomia deve arquitetar o ambiente para que a mesa, a cadeira e o computador fiquem em posição apropriada.

No entanto, além disso, os colaboradores também devem ser orientados quanto à própria postura no decorrer dessas horas.

Por isso, o profissional deve procurar sempre manter uma postura adequada, estando sentado ou em pé, além de lembrar de fazer pausas ao longo da jornada de trabalho, evitando a sobrecarga postural. 

Ademais, a iluminação do local de trabalho deve ser proporcional à natureza da atividade para evitar a sobrecarga dos olhos e também do pescoço.

Texto: Gear Seo