resultados

3 sinais de que a sua liderança gera bons resultados

Para descobrir se uma determinada ação ou prática está dando resultados, só existe uma maneira: fazer avaliações! 

Inclusive, quando o assunto é liderança, isso não é diferente. No entanto, muitas pessoas ficam confusas sobre como avaliar, na prática, se uma liderança está gerando bons resultados.

Em primeiro lugar, vale lembrar que avaliações sobre liderança podem ser feitas em diversos níveis.

Isso porque as pessoas estão, mesmo sem perceber, liderando o tempo todo, seja a si mesmas (auto-liderança), para baixo (como responsáveis por uma equipe), para os lados (influenciando colegas no mesmo nível) ou para cima (influenciando superiores). 

Assim, com esses 4 níveis de liderança em mente, é razoável dizer que um líder pode se auto-avaliar, pode pedir que seus liderados lhe avaliem, pode solicitar que outros líderes lhe avaliem e, finalmente, pode receber uma avaliação dos seus superiores. 

Essas informações contribuem bastante para que qualquer líder entenda melhor como está a qualidade da sua liderança e, inclusive, é bem provável que a resposta para essa questão seja uma média do que dizem todas essas fontes.

No mundo corporativo, existem diversos mecanismos internos (que geralmente são estabelecidos pelos próprios CEOs ou pelo departamento de RH) para ajudar equipes a avaliarem seus líderes.

Então, se a sua empresa ainda não adota algum tipo de feedback individual e/ou coletivo sobre as lideranças, é altamente aconselhável buscar uma dessas ferramentas, visando a transparência e a melhoria contínua do negócio e do clima da organização.

No entanto, independente disso, existem 3 sinais inegáveis de que uma liderança de qualidade está presente.

Quando se pensa que a função do líder é conduzir um grupo de pessoas na execução de tarefas em prol de um objetivo específico, de acordo com a cultura organizacional da empresa, pode-se dizer que a liderança está dando bons resultados quando ocorrem essas situações:

1- Sua equipe cumpre as tarefas e bate as metas de forma adequada e constante alcançando ótimos resultados

Isso significa que você criou e/ou cultiva uma cultura organizacional onde as pessoas valorizam a qualidade e a pontualidade nas entregas.

Essa situação também indica que sua equipe faz uma gestão adequada do tempo e que se dedica de forma consistente, sem depender de picos de empolgação que, no longo prazo, não ajudam os objetivos a serem cumpridos.

2 – Sua equipe sabe se virar sozinha, e manda bem mesmo quando você não está presente

Isso significa que você aprendeu a delegar tarefas e se preocupou em treinar a sua equipe para que ela tenha autonomia e confiança.

Quando um time está bem preparado e recebeu as orientações adequadas, ele geralmente segue trabalhando com qualidade por conta própria, mesmo quando o líder se encontra ausente, fica doente ou está de férias.

Aliás, poder confiar plenamente em um time firmeza, que não depende de você para tudo…é o sonho de qualquer líder!

Então, se essa é a sua realidade, parabéns! Afinal, mostra que você diluiu a sua liderança entre os demais membros do time, formando personalidades que atuam como líderes mesmo sem estar no cargo, garantindo que tudo funcione na sua ausência. 

Inclusive, isso é muito importante para os líderes que desejam subir de cargo, já que eles precisam preparar alguém para substituí-los, certo?

3 – Os membros da equipe ensinam seus colegas (especialmente os mais novos) e colaboram com eles

Isso significa que você conseguiu passar a visão de que a missão do departamento e da empresa deve ser alcançada de forma cooperativa.

Quando se estabelece uma cultura organizacional onde a cooperação entre membros do time é algo presente, intencional e reforçado pelo líder, isso tende a se manter de forma orgânica.

Além disso, esse tipo de comportamento colaborativo comprova que seus liderados se sentem conectados por um objetivo comum.

Faça uma auto-avaliação, líder!

Além desses 3 sinais, existem também algumas perguntas que podem ajudar o líder a ter mais clareza sobre a qualidade da sua própria liderança, são elas:

1 – Com a minha presença, a equipe se torna mais eficiente e motivada do que se não trabalhasse comigo?

2 – Meu modelo de trabalho é referência para outras áreas da empresa?

3 – Minha equipe está entregando o resultado que a empresa espera?

4 – Sou procurado por pessoas que estão pensando em soluções, ou pelas pessoas que buscam somente reclamar?

5  – Tenho conseguido melhorar os resultados entregues pelo time ao longo do tempo?

Entenda a opinião dos seus liderados

Por fim, você realmente pode fazer uma análise geral do que sua equipe acha. Um formulário simples, com escala de 1 a 5, pode ajudar muito. Algumas possíveis perguntas são:

1 – Meu líder é competente?

2 – Meu líder é confiável?

3 – Meu líder me apoia?

4 – Meu líder se importa com as pessoas da equipe?

5 – Meu líder demonstra comprometimento com suas tarefas?

6 –  Meu líder demonstra comprometimento com o sucesso das pessoas do time?

7 – Meu líder tem caráter e integridade nas suas ações?

8 – Meu líder admite erros?

9 – Meu líder faz o que fala, agindo como um exemplo das atitudes que ele incentiva?

10 – Meu líder estabelece limites claros?

Essas perguntas também podem servir de auto-avaliação, se você imaginar o que seus liderados diriam. No entanto, isso não substitui perguntar de fato, ok!

E então, líder? Baseado nessa leitura, como você acha que está a qualidade da sua liderança?

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela redação da empresa CRM7, especialista em implementação e consultoria das tecnologias Zoho.