Como encontrar palavras-chave de SEO

Como encontrar palavras-chave de SEO

Muitas pessoas podem ainda não saber disso, porém, encontrar as palavras-chave certas é fundamental para se posicionar bem no Google, por isso, essa é uma das principais estratégias de SEO.

Ademais, as palavras-chave de SEO indicam a direção do seu conteúdo, garantindo que o material gerado seja relevante e fácil de pesquisar no Google. Resumindo, trata-se da pesquisa de palavras-chave.

Geralmente, essa é uma tarefa que consome muito tempo, exigindo muito esforço para visualizar detalhes, números e uma longa lista de opções. Por isso é de grande importância saber como encontrar palavras-chave de SEO.

Além disso, uma pesquisa completa de palavras-chave será a base de sua estratégia de SEO e desenvolvimento de conteúdo.

Uma palavra-chave pode consistir em uma única palavra, mas na maioria das vezes é composta por várias. Por exemplo, “tireoide” é uma palavra-chave, assim como “tratamento para tireóide” também.

Entenda qual a importância das palavras-chave

Não é suficiente encontrar um grande número de termos de pesquisa. Você precisa se certificar de que as palavras-chave SEO usadas em seu conteúdo correspondem às usadas por sua marca, produto ou serviço. É aqui que ocorre a pesquisa de palavras-chave.

 Depois de uma pesquisa adequada e completa, só então você pode criar uma estratégia de SEO viável. Ademais, com uma boa estratégia, você pode desenvolver um plano de ação detalhado para atingir seus objetivos.

As palavras-chave que você escolhe para usar devem ser as palavras que seu público-alvo está procurando, usando o exemplo da tireoide, podemos dar algumas opções:

  • Tratamento tireoide;
  • Como tratar tireoide;
  • Tireoide médico;
  • Especialista em tireoide;
  • Entre outras opções.

É importante dizer que só assim o esforço para otimizar a página vale a pena. Mas o mais importante, duas palavras-chave semelhantes geralmente têm volumes de pesquisa, tendências e níveis de competição diferentes. 

Em comparação com outras palavras-chave semânticas ou relacionadas, a escolha de palavras mais relevantes e de maior volume pode fornecer melhores resultados.

Como encontrar boas palavras-chave?

Há muitas maneiras de como encontrar palavras-chave certas para o seu negócio, de forma manual ou usando ferramentas de pesquisa. Mas independentemente do método escolhido, há muitas etapas importantes que você precisa seguir.

Desde a descrição de seus objetivos até a execução de seu plano de palavras-chave, por isso, preparamos a seguir algumas estratégias para encontrar os melhores termos. Confira:

Defina seu objetivo 

O planejamento deve sempre começar com a definição do seu objetivo, para isso você deve se perguntar: Qual é a sua marca? Sobre o que é o seu site? Qual o público-alvo? Como você trabalha?

 Depois de responder a essas perguntas de forma eficaz, você precisa esclarecer qual é a missão da sua marca. Você quer aumentar o número de assinantes? Ou você tem uma meta de vendas para uma data específica?

 Inclusive, definir seus objetivos é importante porque fornecerá orientação para sua estratégia e plano de SEO.

Os termos de pesquisa que você usará por fim devem ser consistentes com seus objetivos, e é melhor segmentá-los em diferentes canais de marketing de conteúdo. Seus objetivos também o informarão sobre o conteúdo de SEO e a finalidade da redação.

Identifique o seu nicho

É necessário compreender sobre seu tópico ou nicho, ele pode fornecer ideias inovadoras e ajudá-lo a descobrir estratégias de marketing e SEO, as quais você talvez não tenha pensado antes.

 Converse com seus clientes existentes e conheça-os melhor. Descubra os termos que eles usam para descrever sua marca, empresa, produto ou serviço. Tente pensar da perspectiva dos clientes em potencial.

Participe de comunidades online sobre seu tópico ou nicho, como fóruns e redes de mídia social. Leia a discussão e descubra todos os pontos problemáticos relacionados ao seu nicho.

Divida seu negócio em tópicos

Outra dica importante é dividir o seu negócio em tópicos com base nas principais categorias da sua marca e dos seus objetivos.

 Por exemplo, se o negócio é um escritório jurídico em SP, alguns dos tópicos relacionados à sua marca podem ser, processo jurídico e SP ou escritório jurídico para empresas em SP.

Esses tópicos são importantes para o seu negócio e estão relacionados à sua função de comprador. Desse modo, pense em quais tipos de tópicos seu público-alvo pesquisará no Google.

Utilize palavras-chave de cauda longa

Palavras-chave de cauda longa são mais descritivas e, geralmente, estão relacionadas a grupos de subtópicos menores na marca. 

Afinal, é muito mais fácil combinar a intenção de pesquisa de seu público-alvo com palavras-chave de cauda longa em comparação com palavras-chave originais e mais genéricas.

Por exemplo, se o seu website postar conteúdo sobre urologia, em comparação com a palavra-chave original “tratamento urológico em Brasilia”, usar palavras-chave de cauda longa como “Tratamento para pedras nos rins em Brasília” atrairá um público mais relevante.

Palavras-chave de cauda longa geralmente obtêm menos cliques, mas como se concentram em tópicos ou produtos específicos, normalmente obtêm taxas de conversão mais altas.

Palavras-chave de concorrentes

Compreender a competitividade de diferentes palavras-chave pode permitir que você identifique os termos de pesquisa que são difíceis de classificar. Mas o mais importante, você será capaz de encontrar lacunas nas oportunidades de palavras-chave.

Essas oportunidades aparecerão quando você encontrar palavras-chave relevantes para seu negócio, como seu consultório de alergia no RJ, que estejam em níveis baixos a médios de concorrência.

Considerações finais

Trabalhar corretamente a pesquisa das palavras-chave é essencial para o crescimento exponencial do seu negócio, seja ele um blog de conteúdo, um comércio local ou uma startup, todos os ramos precisam dessas estratégias de SEO.

Texto escrito por Monique Horrana da KOP Animado.

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