7 dicas sobre como o empreendedor pode manter a sua qualidade de vida 

Conheça dicas valiosas sobre como você pode ter mais qualidade de vida mesmo sendo um empreendedor atarefado

O mundo dos negócios exige tempo e muita dedicação de um empreendedor. Para fazer um negócio prosperar é preciso abrir mão de algumas coisas pessoais e manter o foco nos objetivos, o que pode ser estressante. 

Diante desse contexto, pode aparecer uma dúvida bastante comum: como o empresário pode manter a sua qualidade de vida? Leia esse artigo até o final e conheça 7 dicas de ouro sobre esse assunto. 

 

1 – Tenha uma alimentação balanceada

Não é novidade para ninguém que uma dieta equilibrada dá mais saúde, disposição e, acima de tudo, qualidade de vida. Se você é daqueles que adora comidas industrializadas e fast-food, é melhor rever esse conceito. 

Afinal, a sua qualidade de vida tem relação direta com a sua alimentação. Dê preferência para as frutas, verduras, legumes, cereais integrais, sementes oleaginosas e carnes brancas. 

Evite doces, frituras, massas brancas, bebidas açucaradas e alimentos gordurosos em geral. Ter uma alimentação equilibrada vai contribuir para deixar a sua saúde intacta. Tenha bom senso na hora de se alimentar. Sua qualidade de vida, com certeza, agradece! 

 

2 – Não leve os problemas para a cama

Se ultimamente você sempre leva os problemas da sua empresa para a cama, provavelmente você não está dormindo bem, certo? O que provavelmente também te deixa bem irritado no outro dia, pois bem, isso é insônia

Quando o assunto é ter mais qualidade de vida, o nosso sono deve ser sagrado e nada pode atrapalhá-lo. Mesmo que o seu dia tenha sido atribulado e cheio de pendências para resolver, na hora de dormir, procure não pensar em nada que tenha relação com isso.

Tente dormir pelo menos 7 horas todas as noites, pois você precisa acordar bem disposto. Quem não dorme bem por causa dos problemas do cotidiano, seguramente não tem uma boa qualidade de vida. 

Inclusive, se você está sofrendo com a insônia, a hipnose é uma metodologia que pode te auxiliar a ficar livre desse incômodo. 

 

3 – Estabeleça um horário de trabalho

Não é só porque você é um empreendedor que precisa trabalhar até tarde todos os dias, certo? Mesmo que as tarefas diárias pareçam infindáveis, é preciso estabelecer um horário para começar a trabalhar e para encerrar o expediente. 

Trabalhar mais de 8 horas por dia não é recomendado e pode deixar a sua produtividade lá embaixo, além de ser extremamente desgastante. 

Se você está precisando ter mais qualidade de vida e bem-estar, mas em contrapartida, é um workaholic nato, é melhor rever essa questão. 

Trabalhar além da conta não faz bem para a nossa saúde. Mesmo que você seja dono do seu próprio negócio, estabelecer um horário é uma opção interessante. 

 

4 – Tenha um hobby

A nossa qualidade de vida está diretamente ligada com tudo aquilo que nos dá prazer. Por isso, ter um hobby é fundamental para o empreendedor. Procure fazer algo que lhe cause satisfação e bem-estar, por exemplo:

 

  • Ler um bom livro;
  • Assistir séries na TV;
  • Passear com a família;
  • Praticar algum esporte;
  • Aprender um novo idioma;
  • Ir ao cinema;
  • Acampar;
  • Entre outros. 

 

Não importa qual será a atividade escolhida, desde que você goste de fazer, está valendo! Mesmo que você seja uma pessoa extremamente ocupada, reserve um tempo para praticar algum hobby que não tenha nenhuma relação com o seu trabalho. 

Sair da rotina é fundamental para ter mais qualidade de vida. Investir em um bom curso de coaching pode te auxiliar na escolha de um hobby que seja prazeroso, já que essa metodologia atua direto em nossa mente e deixa as nossas ações mais assertivas.

 

5 – Evite trabalhar aos fins de semana

Mesmo que você sinta um grande prazer em trabalhar e esteja satisfeito com o que faz, os finais de semana devem ser reservados para o seu descanso. Lembre-se de que você é um ser humano e não uma máquina, por isso, evite trabalhar nos finais de semana.

Descansar aos sábados e domingos pode dar mais disposição para enfrentar os desafios no trabalho e, sobretudo, mais qualidade de vida. Lembre-se de que você trabalha para viver e não vive para trabalhar. 

Dessa forma, ser resiliente é uma habilidade essencial no mundo dos negócios e pode deixar o empreendedor mais próximo de alcançar o sucesso. 

 

6 – Exercite-se

Atividades físicas constantes e qualidade de vida andam de mãos dadas. Se você é uma pessoa sedentária, a sua saúde física e mental pode estar pedindo socorro. 

Dessa forma, que tal começar a praticar algum tipo de exercício físico todos os dias? E opções é o que não faltam: corrida, caminhada, ciclismo, dança de salão, natação, dentre outros. É só escolher uma modalidade e começar a suar a camisa. 

Em pouco tempo você vai notar que a sua qualidade de vida e a produtividade no trabalho estarão muito maiores do que antes, sem mencionar a melhora considerável do sono. 

Exercícios aeróbicos trazem uma agradável sensação de bem-estar, dão mais disposição e contribuem para a perda de peso, além de evitar diversos problemas de saúde. 

 

7 – Inteligência emocional é a sua aliada

As nossas emoções também falam alto quando o assunto é qualidade de vida. Se você é uma pessoa estressada e vive com os nervos à flor da pele por causa dos problemas no trabalho, invista na sua inteligência emocional. 

Saber controlar as próprias emoções, principalmente em situações adversas, é sempre uma excelente opção. 

Fazer um bom curso de PNL pode deixar os seus comportamentos mais assertivos, aprimorar a sua comunicação e aguçar a sua inteligência emocional, já que essa técnica atua direto em nossa mente. Mande o estresse embora e tenha mais qualidade de vida! 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Esperamos você!