Como é administrado uma loja de peças?

Atualmente, a consultoria em gestão de pessoas é uma ferramenta muito importante na adaptação às mudanças que surgem no dia a dia de loja, empresas e funcionários, seja devido à tecnologia ou outros fatores.

O maior objetivo dela é melhorar a qualidade de vida e de trabalho das equipes e funcionários.

O consultor tem a função de analisar quais são as mudanças que podem ser feitas visando reduzir os riscos e aumentar os resultados positivos da empresa.

As alterações devem ser implantadas mesmo com as constantes modificações do mercado.

Na gestão comercialo papel de um consultor é muito importante.

Ele faz um planejamento de todo o processo de mudança, analisa a cultura e o clima da organização, observa as estratégias e táticas da empresa, além de focar nos objetivos e resultados esperados por ela.

O grande diferencial de contratar o serviço de um consultor externo, seja para uma loja de auto peças ou qualquer outro tipo de serviço, é o fato dele ser imparcial no processo, pois não está internamente envolvido com a empresa.

Além disso, ele possui um grande conhecimento  sobre fatores organizacionais que envolvem aspectos tanto internos quanto externos, como, por exemplo:

  • Clima empresarial;
  • Cultura organizacional;
  • Filosofia da empresa;
  • Variáveis ambientais;
  • Fatores econômicos;
  • Conhecimento de mercado.

Além disso, o consultor possui conhecimento técnico e especializado na área em que atua, além de ter experiência com comunicação com funcionários, por exemplo.

Uma das suas recomendações pode ser a instalação de um relogio de ponto, caso a empresa ainda não tenha.

O principal objetivo dessa consultoria é melhorar os resultados da gestão de pessoas de uma organização, o que acaba influenciando diretamente no resultado de toda a empresa.

Como funciona o relógio de ponto

O relógio de ponto serve para fazer o registro de ponto eletrônicocontrolando a quantidade de horas trabalhadas pelos colaboradores de uma determinada empresa.

O trabalhador, ao chegar para trabalhar, registra o horário de entrada. Ao sair para o intervalo do almoço ou lanche, por exemplo, também é preciso fazer o registro.

Por fim, quando o expediente termina, novamente deve ser registrado o ponto. Isso facilita o controle de horas trabalhadas tanto por parte da empresa quando por parte dos funcionários.

Há no mercado diversos modelos de relógio de ponto, dos mais simples, indicados para empresas menores que não podem investir tanto, até os mais modernos que consequentemente são mais caros.

A biometria, por exemplo, é um item que pode ser inserido em um relógio de ponto, tornando mais segura a questão do controle.

Loja de acessórios automotivos

Uma loja de acessórios automotivos é especializada em vender itens que facilitam o dia a dia das pessoas que possuem veículos, sejam eles carros, motos ou caminhões.

Para isso, é importante ter uma gama de produtos que são sempre procurados, como por exemplo: filtros de ar e de combustível, escapamentos, pastilhas de freios, baterias, rolamentos, correia dentada, etc.

Ela deve conter todos os itens que compõe as partes elétricas, hidráulicas, acessórios para o motir e para o acabamentos dos carros.

Essas lojas devem possuir peças para diversas marcas de automóveis, como peças para Mitsubishi, por exemplo.

Itens como computadores de bordo, sensores de estacionamento, além de produtos para bancos de couro e alguns itens de segurança também devem ser disponíveis para compra nessas lojas.

Em suma, o dono de uma loja de auto peças precisa se atentar sempre para as novidades do mercado de veículos.

Os donos dos diversos tipos de veículos, sejam eles carros, motos ou caminhões  estão sempre procurando peças e equipamentos.

Sejam eles lançamentos nacionais ou peças importadas, para substituir em seus carros ou até mesmo para adicionar algum item.

Para o consumidor, sempre que for procurar uma loja para comprar acessórios para o carro, é recomendado verificar a procedência da loja.

Ou seja, identificar se os produtos são de fábricas confiáveis, para acabar não comprando peças que podem ser falsificadas. Isso pode prejudicar muito o seu carro.

Além do mais, ele pode perder a garantia da fabricante, por exemplo. As lojas devem oferecer equipes especializadas para entender as necessidades dos clientes, indicando as melhores peças para suprir aquilo que ele precisa.

Não vale a pena economizar na hora de comprar auto peças, pois isso pode acabar trazendo dor de cabeça futura.