começar a investir

Como começar a investir sem se colocar em risco

Quando o assunto é como começar a investir, a segurança tende a estar em primeiro lugar, e por isso, investir sem se colocar em risco é um assunto que deve estar em pauta sempre que possível.

Estar por dentro de todos os métodos e formas de como começar a investir é crucial para perder o medo que rodeia o mundo dos negócios. Entretanto, para isso, é necessário investir o seu dinheiro de maneira eficiente também.

Apesar de existirem muitas formas de investimento disponíveis hoje em dia, ainda assim encontra-se uma certa dificuldade de escolher qual é o melhor método e qual é o mais seguro e  garantido. E para isso, esse guia irá auxiliar com algumas das melhores formas. Confira!

Todo mundo pode investir? Entenda como funciona!

Sempre que o assunto é investimento, muitas pessoas vinculam o assunto ao público milionário ou ao público que possui um capital gigante para isso. Mas na verdade, não é bem assim que funciona.

Um ponto importante sobre como começar a investir, é que alguns mitos precisam ser desmistificados, e o primeiro deles, é justamente essa questão do investimento ser considerado apenas para o público milionário.

Na verdade, esse é um mito bem ultrapassado, visto que, hoje em dia, muitas pessoas iniciam os seus investimentos com pouco e, conforme o tempo vai passando, o valor vai aumentando. E por isso, é importante frisar que existem alternativas de investimento para todos os bolsos e perfis.

Conceitos básicos para começar a investir 

Dentro do mundo dos investimentos, existem alguns conceitos básicos que todo público que deseja iniciar necessita saber, e é de suma importância que esses conceitos estejam atrelados ao seu dia a dia.

Os conceitos básicos servem justamente para que o público alvo possa se comunicar e entender a linguagem básica e poder começar a investir sem se colocar em risco ou passar por algum perrengue onde coloque tudo a perder. Então conheça um pouco mais sobre eles nos parágrafos a seguir.

Conceito nº 1: Liquidez

Liquidez trata-se do nível de facilidade ou até mesmo dificuldade para resgatar ou transferir determinado investimento. Isso quer dizer que as aplicações que são consideradas de baixa liquidez, são as que menos são negociadas pelos investidores, ou negociadas em um espaço de tempo muito mais elevado.

Enquanto isso, nos investimentos de alta liquidez, as negociações são muito maiores. Além disso, eles são considerados um volume bem alto de operações, como, por exemplo, a Petrobras, que é considerado um investimento de alta liquidez, e nesse sentido, muito mais privilegiada.

Conceito nº 2: O risco

Quando é falado em como começar a investir, também trata-se do conceito de risco, algo muito comum dentro da linguagem dos investidores. E o risco aqui não foge muito do seu verdadeiro significado.

O que se quer dizer sobre risco, é que quando se fala em como começar a investir, algo pode simplesmente fugir do esperado e colocar em risco ou até mesmo impactar os resultados já existentes nos investimentos pessoais de alguém. Por isso, é importante estar atento a esse tipo de conceito.

Outro ponto interessante é que investimentos com maiores riscos normalmente são os que dão maior retorno, justamente por haver uma chance de perder boa parte do capital. Se eles tivessem os mesmos retornos que investimentos com menos riscos, não haveria sentido investir neles. 

Conceito nº 3: Retorno

Ao falarmos do conceito retorno, não foge muito do seu verdadeiro significado, ou seja, o retorno é tudo aquilo que o investidor recebe de volta com as suas aplicações financeiras. Podendo também ser representado por percentual, o que o caracteriza de rentabilidade.

Na prática, quando se trata do assunto de como começar a investir, o retorno importa muito, já que 10% de rentabilidade ao ano, pode significar o mesmo que 10% do valor do qual foi aplicado lá no início. Ou seja, se aplicou R$: 1.000, teria um retorno de R$: 100.

Conceito nº 4: A diversificação

Se o seu propósito é alcançar a segurança e a proteção da sua carteira na hora de proteger o seu patrimônio, a diversificação é um dos conceitos mais importantes para conseguir alcançar o seu objetivo.

Sempre que se fala em como começar a investir e no conceito de diversificação, muitas pessoas ficam um tanto receosas com relação ao que ela de fato significa, e com isso vem as dúvidas: a diversificação pode ser aplicada em qualquer perfil investidor? É possível utilizar a diversificação a favor do investimento?

Bom, o que pode-se dizer a você que iniciou agora as suas pesquisas sobre como começar a investir, que sim, é possível qualquer perfil utilizar a diversificação ao seu favor, além disso, é possível também utilizá-la para obter bons resultados em seus investimentos.

O que isso quer dizer, é que é muito importante que você não fique centrando os seus investimentos apenas em um único ou poucos produtos. Afinal, se todo seu patrimônio está em uma única ação, e ela cai, você perde tudo. Mas se apenas uma parte estiver nessa X ação, o baque será menor.

Com base nos conceitos, como começar a investir sem se colocar em risco?

Bom, agora que já foi discutido a respeito dos conceitos básicos sobre como começar a investir, está na hora de falarmos sobre o tema principal: como começar a investir sem se colocar em risco?

Um dos primeiros passos que é necessário ter como base quando se trata de como começar a investir, é limitar e traçar um objetivo, ou seja, coloque no papel o porquê de você estar economizando o seu dinheiro, pois cada um possui um objetivo próprio que, muitas vezes, necessitam de caminhos diferentes.

Hoje, é necessário ter o conhecimento de que existem diferentes tipos de investimentos classificados como investimentos de curto prazo, investimentos de médio prazo e investimentos de longo prazo, e, como os próprios nomes já dizem, cada um possui um objetivos diferentes.

Os investimentos de curto prazo

Para aprender a como começar a investir de forma segura, os investimentos de curto prazo são aqueles que possuem duração de até um ano, isso significa que você pode aplicar ele caso o seu objetivo não exija tanto do que você espera.

Caso você se encaixe no perfil dos investimentos de curto prazo, é bacana que você tenha em mente que as aplicações pessoais serão diárias, ou seja, se você pretende investir o valor justamente para cobrir situações de imprevistos futuramente.

Os investimentos de médio prazo

Já os investimentos de médio prazo, são aqueles que possuem um período de tempo entre 1 e 5 anos. Ou seja, um exemplo de um investimento bom a médio prazo é investir no Tesouro Direto.

O investimento de médio prazo é justamente aquele investimento que transita entre o imediatismo e a extensão, é aquele que não necessita utilizar o investimento de forma imediata como o de curto prazo, mas que também não quer utilizar muito lá na frente, como o de longo prazo.

Os investimentos de longo prazo

Enquanto os investimentos de curto e médio prazo estão indicados mais para aquele público que não deseja investir em um período superior a 5 anos, com os investimentos de longo prazo, esse período é superior a 5 anos.

Se você desejar aprender a como começar a investir dentro de um período superior a 5 anos, o investimento de longo prazo pode ser perfeito para você, visto que ele possui uma rentabilidade muito maior do que os investimentos que foram citados anteriormente.

Se você deseja investir a longo prazo, algumas alternativas como bolsa de valores, tesouro direto, CDBs e fundos imobiliários podem ser excelentes opções para você, já que através delas você consegue obter bons percentuais a longo prazo.

Determine o seu perfil, o tipo de investimento e invista sem se colocar em risco!

Após estar por dentro dos conceitos e dos diferentes tipos de investimentos disponíveis, está na hora de determinar o seu perfil e o valor que você irá investir, isso fará toda a diferença lá na frente, e certamente servirá como base para todo o seu patrimônio.

Além disso, quando você descobre o seu perfil e traça um objetivo, é necessário também estudar muito bem sobre o seu mercado financeiro, além de necessitar abrir uma conta em uma corretora, já que elas são as únicas a serem autorizadas a receberem as ordens de compra e venda.

E aí, gostou do artigo?

Esperamos que o artigo tenha lhe auxiliado a descobrir como começar a investir sem medo e sem se colocar em risco. Deixe o seu feedback através dos comentários abaixo!

Também gostaríamos de saber em qual perfil de investidor você se encaixa, e caso você já venha investindo, não deixe de comentar a sua experiência pessoal e como vem sendo até aqui.