Como aumentar o engajamento de sua equipe?

Uma equipe bem cuidada é sinônimo de um estabelecimento que é capaz de manter o bom comportamento perante as demandas dos clientes e que faz um atendimento de modo gentil, eficaz e resolutivo.

Com isso, podemos dizer que investir em sua equipe de colaboradores é investir na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que se reflete diretamente na satisfação dos clientes ao procurarem seu estabelecimento.

Afinal, os funcionários são o rosto do negócio e, além de serem primordiais para a obtenção de sucesso nas vendas, cuidar bem de todos os colaboradores é uma obrigação de toda empresa.

Que preza por uma atuação humanizada e repleta de valores relacionados com a gentileza e o poder das relações.

Nesse caso, reunimos uma série de informações e dicas no artigo que você confere a seguir, onde será possível se inteirar um pouco mais de como promover um ambiente de trabalho mais confortável e aconchegante.

Seja por meio de medidas de segurança do trabalho ou até pelo uso de uma blusa polo para uniforme.

Saúde ocupacional

Quando estamos falando de cuidar dos funcionários, queremos dizer que existe uma série de medidas que devem ser tomadas todos os dias.

Para garantir o bem-estar organizacional e promover uma cultura interna mais rica, evoluída e atenta às questões relacionadas com a saúde de seus funcionários, que deve ser preservada de forma prioritária.

Sendo assim, os recursos oferecidos pelos serviços de segurança do trabalho e saúde ocupacional são fundamentais e não podem ser deixados de lado nesse contexto.

Um dos âmbitos mais importantes, portanto, é a realização dos exames médicos tanto no momento da admissão do funcionário, ou seja, quando ele é devidamente contratado, quanto no momento da demissão, quando a empresa o dispensa.

É, além de uma ação digna por parte do empreendedor, uma obrigação legal que não pode ser descumprida de forma alguma.

Pois, caso isso aconteça, as consequências podem ser graves tanto para o empreendimento em si quanto para o funcionário em questão.

exame admissional consiste em uma avaliação médica especializada, feita por um profissional da medicina do trabalho.

Que irá observar se o pretendente ao cargo está em plenas condições físicas e psicológicas de exercer a função para a qual está sendo admitido.

Por meio de exames, portanto, ele irá oferecer algumas informações importantes sobre o estado de saúde do candidato e, em caso de não haver nenhuma incompatibilidade com o cargo almejado, ele é liberado para o trabalho.

Já no caso da demissão, o exame é feito para avaliar a saúde ocupacional do funcionário e observar se o seu desempenho na empresa foi causador de alguma sequela no seu corpo.

Ou de algum tipo de problema que compromete sua integridade física ou sua saúde mental.

Ambos os procedimentos são absolutamente indispensáveis e servem como provas em caso de alguma das partes recorrer à justiça por conta de algum eventual motivo.

Vale lembrar, porém, que esse tipo de atenção e cuidado não deve ser realizado apenas por ser obrigatório legalmente, mas porque os empreendedores devem prezar pelo bem-estar de seus funcionários.

Hora do café

Não existe estabelecimento que se preze que não ofereça um cafezinho para seus colaboradores e clientes, não é mesmo?

Por isso, é importante contar com uma cafeteira expresso de qualidade, que possa fornecer uma dose de energia nos momentos em que for mais necessária.

Além disso, é importante montar um ambiente como uma cozinha ou mesmo um local para que os funcionários possam se distrair por alguns minutos e interagir entre si.

Essa é uma forma de garantir benefícios diversos, entre eles:

  • Socialização interna;
  • Aprofundamento dos laços;
  • Fornecimento de energia extra;
  • Relaxamento.

Tudo isso terá um impacto extremamente positivo no ritmo de produção, de modo que esse é outro benefício que será colhido pela empresa ao colocar uma cafeteira à disposição de seus colaboradores.

Uma das alternativas mais indicadas nesse caso é a locação de máquina de café, que pode ser muito mais acessível no sentido financeiro do que a compra desse produto.

Uniformes

O uso de uniformes no ambiente de trabalho também é fundamental para que os funcionários se sintam mais acolhidos e também para que os clientes possam identificar com facilidade quem trabalha no local.

Dessa forma, as camisas personalizadas são ideais, carregando a marca para todos os lugares onde o funcionário for e promovendo um aprimoramento expressivo na expansão por meio de um padrão estético compatível com a comunicação visual da empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *