eficiência

Como alcançar a eficiência energética?

O consumo de energia gera efeitos negativos, principalmente devido a eficiência de diminuir o desperdício no gasto da mesma.

Dois fatores negativos a este respeito são o aumento constante do preço dos recursos energéticos e o impacto ecológico no ambiente natural.

No entanto, com uma boa gestão da água ou dos combustíveis, podemos impedir essas consequências e é aí que entra a automação residencial.

O que é automação residencial?

A automação residencial é um conjunto de ferramentas e equipamentos que visa automatizar a sua casa e integrar os sistemas de segurança, bem-estar e eficiência energética em um único sistema.

Sua tecnologia sem fio permite o controle remoto fora de casa através de seu smartphone ou computador, bastando que tenha um serviço de internet ativado. E claro, que sua conexão seja rápida! Teste já a velocidade da sua internet com o Meo Speed Test.

Vantagens da automação residencial

As vantagens da automação residencial são múltiplas:

  • Bem estar;
  • Conforto;
  • Segurança;
  • Tele assistência;
  • Poupança de energia.

Este último ponto é um dos fatores-chave para economizar energia e dinheiro. Um sistema de gerenciamento de energia eficiente pode reduzir o preço da conta de energia e reduzir o impacto ambiental.

Economizando eletricidade

Um dos pilares da gestão de energia é a eletricidade. Por isso analisaremos como, controlando o ar condicionado, a iluminação e os aparelhos elétricos, melhoraremos sua administração.

Ar condicionado

O ar condicionado de sua casa pode se tornar “inteligente” para economizar energia. Alguns aspectos a ter em mente são:

Comando automático de toldos e estores: a energia solar é utilizada para manter uma temperatura estável e agradável, sem depender apenas da energia produzida de forma “artificial”

Regulação do aquecimento: a temperatura no interior da casa será de acordo com as condições meteorológicas exteriores, da parte da casa, a presença de pessoas e a hora do dia.

Iluminação

Algumas das mudanças que podemos fazer no sistema de iluminação são:

  • Comando automático de toldos, cortinas e persianas: ajustando os parâmetros destes aparelhos, podemos aproveitar ao máximo o dia;
  • Sistemas de iluminação eficazes: o sistema de iluminação pode ser regulado de forma a funcionar de acordo com as variações solares em função da zona da casa, da presença ou não de pessoas e de acordo com as necessidades.

Um bom exemplo são as áreas de passagem, como corredores, cujas luzes podem ser programadas para funcionar ao serem detectados passos;

  • Controle de luz externa: as luzes externas podem se adaptar à luz solar;
  • Comando automático das luzes interiores: uma vantagem deste sistema é que evita que as luzes sejam acesas por “engano”.

Eletrodomésticos

Os aparelhos elétricos podem ser modificados para poderem controlá-los manualmente, adaptando-se a si e às necessidades do momento. As vantagens disso são:

  • Melhoria na administração do consumo “em espera”;
  • Gerenciamento de inicialização eficaz: programar os dispositivos a tempo significa menor custo no consumo de energia.

Poupança de água

Aspectos para melhorar a gestão da água em casa:

Controle de irrigação

A irrigação pode ser controlada instalando sensores de umidade do solo para irrigar apenas quando necessário.

Vazamentos de água

A regulação centralizada dos sistemas de gestão da água pode evitar mais danos, como inundações e outros acidentes.

Em caso de imprevisto, será enviado um sinal para alertar o sistema e interromper automaticamente o fornecimento.

Torneira inteligente

Uma torneira inteligente pode medir a temperatura da água e determinar a quantidade de fluxo adequado.

É importante lembrar que economizar água é sempre economizar energia, pois a água chega às residências por meio de bombas elétricas.

Economia de combustível

Algumas diretrizes úteis para economizar o uso de combustível são:

Vazamentos de gás

Por meio de uma centralização dos sistemas, é possível alertar sobre qualquer falha e cortar o fornecimento como se fosse um vazamento de gás.

Da mesma forma, a automação residencial facilita a conservação e manutenção das instalações para evitar problemas futuros.

Climatização

Duas formas de controlar o ar condicionado são a detecção da abertura das janelas e a regulação do aquecimento.

No primeiro caso, irão avisar o proprietário caso haja janelas abertas, enquanto o aquecimento estiver funcionando.

Por outro lado, no segundo caso, regulará a temperatura de acordo com as condições meteorológicas exteriores e as necessidades de cada divisão.

Concluindo, podemos afirmar que graças ao controle do sistema de energia residencial com automação residencial, não só poderemos economizar na conta elétrica e proteger o meio ambiente, mas também prevenir possíveis problemas futuros.

Portanto, a automação residencial é uma aposta segura para economia, segurança e eficiência.