10 razões para investir na instalação de painéis solares

O termo “investir” tem uma forte ligação com a rentabilidade econômica, quando instalamos painéis solares para autoconsumo.

De fato, não era tão economicamente lucrativo como agora, mas é claro que hoje, a maioria das pessoas garantem que esta foi uma decisão muito acertada e que se sentem satisfeitas por terem instalado os painéis solares em suas casas. 

A instalação de painéis solares para autoconsumo de eletricidade em todo o mundo tem aumentado cada vez mais devido aos benefícios que podem trazer.

Por que esse “boom” está acontecendo? Alguns fatores são:

  • maior sensibilização da sociedade;
  • redução significativa dos custos das instalações;
  • aumento do preço da eletricidade comum e o tédio com as grandes empresas eléctricas.

Ainda tem dúvidas sobre a instalação de painéis solares na sua casa? Abaixo listamos alguns outros fatores para você instalar painéis solares.

1) A instalação de painéis solares não é uma despesa, é um investimento de longo prazo

Seria errado considerar a instalação de painéis solares uma perda económica, de fato, a energia solar é, antes de mais nada, um grande investimento a médio e longo prazo economicamente e a curto, médio e longo prazo emocionalmente.

Além de ser uma forma de respeitar o meio ambiente, aderir ao sistema de energia solar também pode ser outra forma eficaz de diversificar o patrimônio.

2) Você pode produzir eletricidade suficiente para o seu próprio consumo de energia

O seu funcionamento ótimo nos permite a produção controlada de energia, de acordo com as nossas necessidades pessoais em cada caso.

No caso de desejarmos produzir mais energia do que ela está produzindo, podemos aumentar livremente o tamanho da instalação e, portanto, a potência e a produção anual de energia.

Um dos fatores de diferenciação da energia solar fotovoltaica é a sua escalabilidade, sendo possível fazer uma instalação doméstica de 4 painéis solares, 10 ou 20, com custos específicos razoáveis.

3) É um investimento que respeita o meio ambiente

Ao contrário dos combustíveis fósseis, os raios solares fornecem uma fonte de energia confiável e ecológica.

A instalação de módulos fotovoltaicos permite usufruir de uma energia sustentável, que não fará com que os recursos naturais do nosso planeta se esgotem.

Além disso, a energia solar não produz CO2 e, portanto, não prejudica a camada de ozônio.

Quanto ao boato de que um painel solar não é amortizado energeticamente, o retorno está atualmente em torno de 1 ano, ou seja, o primeiro ano de vida vai gerar a mesma energia que seria necessária para sua fabricação.

4) Você pode desfrutar de ajuda financeira extra

Alguns governos promovem uma série de subsídios e apoios para que quem queira gerar energia solar fotovoltaica, a instalação de painéis solares seja mais barata.

É uma forma de fazer com que isso se torne muito mais barato e, assim, promovendo o uso de energia renovável.

E existem produtos financeiros adequados para financiar essas instalações em boas condições.

5) O material do qual os painéis fotovoltaicos são feitos é confiável e durável

Em geral, os módulos têm garantia de produto de 10 anos e garantia de desempenho de 25 anos

Eles são muito resistentes aos raios ultravioleta do sol, mas também a variações repentinas de temperatura

6) Reduza suas contas de energia

Uma instalação fotovoltaica não tem que cobrir todas as suas necessidades de energia, mas pode cobrir grande parte delas.

Em sistemas com acumulação, geralmente baterias de lítio, a contribuição é muito maior, permitindo inclusive a redução de elementos fixos presentes nas contas de energia. 

Ao utilizar de forma prioritária a energia solar que você produz e consome, vai poupar muito na conta de energia no final do mês, pois precisa cada vez menos da rede elétrica comum e você consegue se auto-abastecer.

Além disso, deixa de ter a preocupação de ter de contatar com as empresas de energia para fazer contrato de eletricidade ou gás se não quiser.

7) Os custos operacionais são baixos

Uma vez instalados, os painéis solares não darão muitos problemas:

  • Eles não requerem combustíveis ou consumíveis para funcionar.
  • Os painéis são estáticos e, portanto, não são danificados pelo uso.
  • Assim que o investimento inicial for feito, os custos desse investimento inicial são mínimos.
  • Sistema de monitoramento de quase todos os valores permite, além do controle do usuário, um custo de manutenção muito baixo.

8) Você pode evitar flutuações nos preços de energia

Nos últimos anos, o preço das energias tradicionais, como gasolina, gás ou eletricidade, tendem a variar de preço, e quase sempre com tendência de alta.

Felizmente, este não é o caso da energia solar, com a instalação de painéis solares fotovoltaicos em casa, você produz uma quantidade constante de energia.

Feito o investimento, você terá um custo de energia constante auto gerada pelos próximos 40 anos, fixo, bem abaixo do preço de mercado.

9) Você pode compensar o excesso de energia que você produz

Futuramente teremos um sistema de balanço líquido mensal, o que nos permitirá aproveitar toda a nossa energia e equilibrá-la ao nível da fatura com o consumo noturno e nos momentos em que utilizamos a energia da rede.

10) Podemos levar energia para áreas onde a eletricidade tradicional não chega.

A instalação de painéis solares em sistemas isolados oferece uma solução, ao levar energia para áreas de difícil acesso, onde a rede de distribuição elétrica não chega, além de ser uma energia muito mais barata que o diesel e claro que não poluente.