Como decorar ambientes planejados – 5 dicas para você usar!

Na hora de decorar temos estilos que desejamos, por isso é muito importante ter em mente o nosso gosto e usá-lo de forma funcional. Uma boa alternativa para isso são os ambientes planejados, pois permitem personalização e otimização de espaço.

Quando se tem uma casa ou apartamento na planta, é mais importante ainda planejar os ambientes. Mas saiba que para quem comprou uma casa ou mora de aluguel, isso também é possível, e mais fácil do que parece.

Por isso, vamos deixar cinco dicas para você colocar em prática na hora de decorar seu ambiente planejado.

1 – Defina os pontos de circulação

Antes de qualquer coisa é importante saber os locais em que as pessoas circularão. Isso vai fazer com que você organize melhor seus móveis e disponha de forma adequada seus objetos decorativos, sem atrapalhar na locomoção e passagem de um cômodo para o outro.

Para isso você pode usar móveis multifuncionais ou portas de correr para não ocupar espaço. Inclusive, gerando assim uma melhor configuração de todo o seu ambiente, seja sala, quarto ou qualquer outro local.

Além do que já foi dito sobre os pontos de circulação, é interessante ressaltar que diversos ambientes integrados também podem ser planejados, basta usar a criatividade e o senso estético.

2- Marcenaria é uma boa pedida

Quando falamos de ambientes planejados, não podemos deixar de falar da marcenaria. Inclusive, isso se torna ainda mais essencial quando pensamos em decoração e organização.

O planejamento é muito importante, principalmente para quem deseja um ambiente bem planejado, bonito e, claro, que tenha a sua cara. Dessa maneira, é de extrema necessidade pensar nos:

  • Armários;
  • Nichos;
  • Prateleiras;
  • Estantes;
  • Entre outros itens.

Além disso, com a madeira cada vez mais em alta nas decorações, ela se tornou versátil em todos os cômodos possíveis, por exemplo, quartos, salas, banheiros, cozinhas, entre outros espaços.

Ah, vale lembrar que ao planejar seus armários, closets, prateleiras, ou qualquer outro tipo de móvel, é bom levar em consideração quais e como você guardará os itens que tem em sua casa. 

Desta forma, você não corre o risco de planejar seu closet e não conseguir guardar todas as suas roupas, ou não ser possível organizar todas as suas louças no armário da cozinha. Afinal, isso seria uma enorme dor de cabeça.

3- Aposte em cores e formas

Outro ponto importante são as cores e formas, isso porque elas influenciam muito no seu ambiente planejado. Ao escolher os móveis, além de pensar na funcionalidade, escolha peças que se encaixem e conversem entre si, para que o ambiente fique mais harmonioso.

Por exemplo, banquetas e bancadas são itens sempre presentes em ambientes planejados, e que, com certeza, fazem uma enorme diferença na totalidade do espaço.

Assim como os móveis, vale a pena escolher as cores com calma. Afinal, elas são tão importantes quanto eles ou qualquer item decorativo que fará parte do seu ambiente. 

4- Objetos que fazem a diferença

Após ter escolhido os móveis, marcenaria, as cores e formas, os objetos são complementos de uma decoração! Talvez eles  sejam os maiores causadores de dúvidas quando falamos de ambientes planejados.

É claro seu uso é autorizado na decoração, mas devem ser usados com atenção, pois quando colocados de forma exagerada, são eles que poluem o cômodo, muitas vezes tirando a beleza de todo planejamento feito no ambiente.

Por isso, leve em consideração o seu estilo, qual imagem ou mensagem você deseja passar para o ambiente. Há quem prefira um local mais abstrato, com quadros e esculturas. Há também os que preferem uma decoração mais familiar, com fotos e objetos pessoais. 

5- Iluminação é muito importante

E por último, mas não menos importante, a iluminação! Ela tem ganhado mais credibilidade nos planejamentos, pois pensar no tipo de luz e trabalhá-las em pontos específicos transforma qualquer ambiente.

Se você está decorando sozinho e não entende muito sobre os tipos de luzes, é válido pesquisar ou, até mesmo, contatar um profissional da área.

Isso porque, o mercado de hoje oferece uma infinidade de modelos de luminárias, pendentes, além também do tipo de lâmpada e tom, por exemplo, se usará mais amarelo ou branco.

Bom, com essas cinco dicas você já pode começar a imaginar e colocar a mão na massa para deixar seu ambiente planejado com o seu estilo, garantindo uma decoração de primeira!

Conheça a Essência Móveis

A Essência Móveis é uma loja de alta decoração, que além de fornecer móveis com um preço justo, também dá dicas para ajudar na decoração de ambientes. Dessa forma, com as dicas e produtos, você pode melhorar a estética do seu lar e criar um ambiente agradável.

Para encontrar móveis e outros itens de decoração, acesse nosso site. Se você gostou dessa publicação, no nosso blog você pode encontrar mais conteúdos. Você também pode encontrar nas publicações das nossas redes sociais @essenciamoveis.