Clubes de assinatura ganharam destaque em 2020

Você já ouviu falar em clubes de assinatura? Esta modalidade de negócio vem crescendo nos últimos anos, tanto que os clubes de assinatura ganharam destaque em 2020, com faturamento 12% do que no ano anterior. O mercado vem mudando e essa é uma tendência que tem tudo para crescer ainda mais. 

Além do aumento de novas lojas virtuais abertas na pandemia, os clubes de assinatura tiveram destaque durante o período da pandemia, principalmente como uma saída para que empresas continuassem a vender durante a crise.

O aumento deste número pode ser refletido no levantamento da Betalabs, empresa de tecnologia voltada para a gestão de comércio eletrônico.

Enquanto tínhamos apenas 300 empresas neste setor em 2015, o cenário cresceu para 4 mil clubes de assinatura em 2020, um aumento de mais de 1000% neste período. 

Se formos contabilizar o crescimento em números financeiros, este mercado movimentou cerca de R$ 1 bilhão no Brasil no ano de 2019. Em 2020, o faturamento aumentou 12% em relação ao ano anterior. 

Quer saber mais? Continue a leitura deste artigo especial feito pela Voce Digital Propaganda. 

O que são e como funcionam os clubes de assinatura?

Os clubes de assinatura surgiram para trabalhar a experiência de compra e fidelização, evitando a perda de clientes. Isso tudo utilizando plataformas digitais, diferente das vendas pontuais do varejo.

Este modelo de negócio se caracteriza pelo pagamento recorrente por parte dos assinantes, um valor mensal, de acordo com o plano escolhido, onde os produtos são entregues periodicamente no conforto da sua residência.

Como são oferecidos de forma recorrente, normalmente mensalmente, podem ser feitos clubes de assinatura de diversos produtos, como:

  • Livros;
  • Cervejas artesanais;
  • Vinho;
  • Produtos de beleza;
  • Churrasco;
  • Produtos automotivos;
  • Produtos geek;
  • Dentre outros.

Oportunidades de negócio: clubes de assinatura ganhando adeptos

Este mesmo levantamento ainda destacou que durante a pandemia foram lançados 800 novos clubes em todo o país. A estimativa é que, por dia, 600 novos consumidores assinem algum tipo de clubes de assinatura. 

A maior concentração de clubes de assinatura está na região Sudeste do Brasil, dividida por São Paulo (30%), Rio de Janeiro (13%), Minas Gerais (12%) e Rio Grande do Sul (9%), da região Sul.

O que mais se vende e se compra com os clubes de assinatura?

Como podemos já perceber, a abrangência de público alvo pode ser muito grande com os clubes de assinatura, visto que ele trabalha com nichos.

Os segmentos que mais se destacam nessa modalidade são Livros (27%), Bebidas (18%), Alimentos (17%), Cuidados Pessoais (12%) e Pet (11%), o restante da fatia, ou seja, 15% é dividida em outras categorias.

Os clubes de assinatura oferecem uma grande vantagem para as marcas, que conseguem disponibilizar seus produtos em clubes de assinatura garantindo a venda fixa e garantida por um período determinado. 

O crescimento ainda será maior

Especialistas do mercado acreditam que a tendência é de que, em 2023, 75% das empresas oferecerão clubes de assinaturas. Hoje, o mercado mundial de assinaturas corresponde a 18% do valor total do cartão de crédito.

Esse crescimento é devido à facilidade que os clubes de assinatura oferecem em construir uma relação duradoura com o consumidor. E se engana quem pensa que não faz parte até hoje de um clube de assinatura. Até mesmo o seu serviço de streaming pode ser considerado um, por exemplo. 

A relação do consumidor com a empresa aumenta e é mais engajada neste modelo de assinatura, visto que oferece acesso a conteúdo e bens físicos, que nos ajudam a nos sentir mais próximos e felizes

Se formos considerar apenas os Estados Unidos, quase 80% dos millennials e 90% dos nascidos na geração Z têm algum tipo de assinatura. Como podemos fazer isso crescer ainda mais no Brasil?

Os principais modelos de clubes de assinatura

Se você ficou interessado em saber mais e como aplicar isso no seu modelo de negócio, fizemos esta lista de modelos de clubes de assinatura de sucesso, seguido de uma lista com os principais já existentes no Brasil. 

Caixas de produtos

Este é um modelo bem mais nichado, que oferece produtos escolhidos com curadoria especializada, que servem para que os consumidores tenham produtos que lhe satisfaçam. 

Os produtos normalmente são enviados mensalmente e feitos de acordo com o plano escolhido pela pessoa. 

A divulgação anterior dos produtos ajuda a fidelizar o cliente, que fica ansioso em receber os produtos no conforto de sua casa. 

Como dissemos acima, o cliente assina por mês e recebe algo escolhido por alguém. É bem bacana porque a pessoa pode se tornar um entendedor do tema.

Clube de associados

Este é mais voltado em redução de custos, oferecendo acesso a produtos exclusivos, como frete grátis e descontos. É algo como a Amazon oferece com a sua assinatura Prime, por exemplo. 

Eles já possuem mais de 100 milhões de usuários no mundo, gastando quatro vezes mais que o consumidor comum da empresa. 

Há também aqueles em que você escolhe um determinado item e um período de serviço, com um desconto exclusivo. Há pelo menos 400 mil usuários no Brasil nesta modalidade, que pode ser vista com cursos online e demais produtos. 

Os streamings

Netflix, Amazon Prime, Spotify, Disney Plus, dentre outros. Todos eles são clubes de assinatura e possuem uma grande parcela de assinantes. Eles oferecem acesso a conteúdo exclusivo e geralmente é disponibilizado em uma plataforma específica ou site bem estruturado. A assinatura, normalmente, é mensal. 

Aplicativos com assinatura digital

Tinder e LinkedIn já oferecem clubes de assinatura com vantagens exclusivas para seus usuários, com acesso a produtos digitais diferenciados dos usuários comuns. Se o usuário gosta da plataforma, as chances são maiores ainda de se ter sucesso. 

Os principais clubes de assinatura do Brasil e do Mundo

Mundo

  • Dollar Shave Club (beleza pessoal) – lâminas de barbear
  • Hello Fresh (alimentação) – produtos saudáveis e frescos
  • Warber Parker (vestuário) – oferece modelos de armações de óculos
  • Graze (alimentação) – lanches orgânicos

Brasil

  • TAG – Experiências Literárias (livros) – coleção de livros
  • Leiturinha (livros) – voltado ao público infantil
  • Vistame (roupas) – envio de roupas que são tendência
  • Bemfit Box (alimentação e saúde) – produtos fitness
  • Clube do Malte (bebidas) – envio de cervejas especiais
  • Clube Wine (bebidas) – envio de vinhos
  • Nerd ao Cubo (vestuário) – produtos geek

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