organizacional

Clima organizacional e serviços essenciais

Para que uma empresa funcione corretamente, não basta apenas pensar nas vendas e na captação de novos clientes. Isso é super importante, até pela lucratividade e manutenção da empresa no mercado.

No entanto, pensar no cliente interno de sua empresa, que no caso são os funcionários também é uma tarefa importante e desafiadora. Um dos grandes desafios das empresas é fazer com que os funcionários se sintam parte dela, sintam-se pertencentes a instituição.

Para isso, a empresa precisa contar com um ambiente organizacional que seja agradável entre todos e que ainda, conte com uma comunicação facilitada, não somente descendente, quando vem de cima para baixo, mas também ascendente, que é quando vai de baixo para cima.

Algumas empresas, inclusive, têm trabalho com a ideia de comunicação circular, exatamente com o objetivo de reduzir os níveis hierárquicos, quando o assunto é boa comunicação.

Além de ter uma equipe engajada, com uma boa comunicação e com sentimento de pertencimento, é fundamental contar com alguns serviços básicos, como os fiscais e contábeis.

Isso porque, as empresas precisam prestar contas ao governo, existem impostos e tributos, pagamentos a serem realizados, dentre outros elementos que tornam os processos mais burocráticos.

Por isso, vamos trazer dicas tanto para o público interno, mas também sobre como obter outros serviços para sua empresa, inclusive, apostando em terceirização em alguns aspectos.

A cultura x Clima organizacional

A cultura e clima organizacional não são inversas e muito menos, opostas. Para quem uma empresa ande bem com seus funcionários é necessário que tanto a cultura como o clima organizacional estejam em sintonia.

A cultura da empresa tem a ver com sua missão, visão, valores, objetivos, legado e formas de atuação. Por exemplo, existem empresas que apresentam tradições em determinadas áreas, outras que entregam uniforme ao funcionário e outras que já deixam com que o funcionário utilize outra roupa.

A cultura tem a ver também com as normas e regras da empresa, sua forma de ser vista e como deseja ser lembrada não somente pelos clientes, mas também pelos funcionários.

A partir daí, entra o clima. Se o clima dentro de uma organização for agradável, todo o restante será. Isso influencia na forma como o funcionário se comporta dentro da empresa e quais as lembranças que ele tem a respeito dela.

Um bom clima organizacional quer dizer:

  • Equipes mais unidas;
  • Comunicação eficiente entre setores;
  • Funcionários motivados na empresa;
  • Redução de conflitos;
  • Melhora de performance das equipes;
  • Ambiente colaborativo, com menor competição.

Todas essas ações fazem com que a empresa caminhe para alcançar seus objetivos, reduzindo problemas, aumentando as vendas, tornando mais dinâmico o ambiente de trabalho, captando novos clientes, dentre outros.

É ter um ambiente com bons relacionamentos e interação, até porque é muito triste trabalhar em um local onde as pessoas estão desmotivadas.

Para verificar como está esse clima organizacional é possível fazer uma pesquisa com os colaboradores, verificando este elemento.

O serviço da contabilidade como essencial

Com a importância de garantir uma boa cultura e clima para a empresa definida, vale a pena citar sobre a importância dos serviços de contabilidade para o seu negócio.

A contabilidade é o setor responsável:

  • Pelos pagamentos da empresa;
  • Pela gestão financeira;
  • Pela verificação tributária, para que a empresa não esteja em dívida;
  • Pela emissão de relatórios sobre a situação financeira para os gestores.

Além disso, o segmento da contabilidade contribui para verificar qual é o cenário ou contexto econômico que determinada empresa está inserida.

Por conta disso, os serviços contábeis são tão importantes para uma empresa e podem estar dentro dela como um setor específico, mas também como um serviço terceirizado.

Terceirização de serviços

É comum que várias empresas acabem terceirizando o serviço de outras. Terceirizar representa contratar uma outra empresa para prestar um serviço para sua.

É muito comum a terceirização voltada ao setor da segurança da empresa, assim como da limpeza. Porém, também é possível contratar um serviço de consultoria contábil.

Por meio dessa consultoria é possível ficar mais tranquilo quanto aos pagamentos e gerenciamento fiscal de uma empresa, fazendo com que seu negócio cresça e saiba otimizar seus recursos financeiros.

Para obter o serviço de consultoria ou de assessoria voltada ao ramo contábil, é importante buscar por um escritório Sao Paulo que tenha credibilidade no mercado e consiga oferecer um excelente serviço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *