criar um blog

5 motivos para sua empresa criar um blog AGORA!

Nos dias de hoje, criar um blog é um ótimo meio para promover o crescimento e o destaque que a sua empresa precisa no mercado que está inserida. Ter uma página na rede é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas, e vamos te contar o porquê!

A verdade é que muitos ainda não entendem a importância da criação de um blog para o próprio negócio e como é fundamental aderir a uma boa tática de marketing digital. 

Por isso, vamos voltar do início: quando o blog surgiu na internet, ele nada mais era do que uma página que servia como diário virtual.

Nesse diário, cada usuário emitia suas opiniões e contava um pouco sobre o seu dia. A comunicação entre o criador de conteúdo e o leitor era a base estrutural de um blog e, com o tempo, o mesmo assumiu outras funções.

Hoje, o conteúdo de um blog pode ser bem mais valioso, amplo e promissor do que exposições de opinião ou registros do seu cotidiano. 

Temos aqui uma plataforma que pode dispor de informações relevantes sobre a sua empresa, divulgações dos seus produtos, dentre outras ferramentas desenvolvidas para o marketing da marca em questão.

Toda essa informação cria uma comunicação com o público e ajuda tanto na geração de leads qualificados como na conversão destes em clientes. Quer aprender a criar um blog e compreender quais são as vantagens de se ter um em plena atualidade? Segue o texto!

O que é e para que criar um blog para sua empresa?

Se criar um blog é essencial no contexto de mercado que estamos inseridos, vale relembrarmos o que foi o blog na sua origem e como ele pode ser uma peça chave no cenário atual.

Com origem na língua inglesa, sendo a junção das palavras “web” e “log”, o Blog (diário de rede, na tradução literal) pode ser definido como uma página online que promove fácil comunicação através de publicações distintas.

O que possibilita aos leitores interação dinâmica através de comentários e o acesso a diferentes informações e variados temas.

Quando surgiu na internet, por volta dos anos 1990, o blog servia como um diário no qual o autor relatava como havia sido o seu dia e dava suas opiniões. 

Com o aumento da popularidade, ferramentas criadoras de blogs como o Blogger ou o próprio Tumblr ganharam destaque na rede e os usuários começaram seus gostos pessoais.

No entanto, observou-se o grande potencial que o blog apresenta dentro do marketing digital. Afinal, essa é uma ferramenta de comunicação em evidência e tem papel direto na geração de leads qualificados.

Hoje em dia, criar um blog para a sua empresa é um passo crucial para se destacar na internet.

Nesse sentido, ao criar um blog, sua página pode divulgar produtos, informações pertinentes à área que a sua empresa atua e avaliações de clientes dos seus produtos ou serviços. 

O blog acaba por ser uma vitrine da sua marca que gera leads e clientes para o seu negócio e o faz crescer. Veja como utilizar técnicas de SEO para o blog corporativo da sua empresa!

Como é a criação de um blog?

É bem simples criar um blog para a sua empresa! Graças não apenas às diferentes plataformas de hospedagem, como pela própria facilidade de se estabelecer comunicação com o público. Ainda assim, precisamos seguir certas etapas básicas para criar um blog.

Antes de mais nada, é necessário que você contrate um serviço que realize a hospedagem do seu blog. Depois disso, deve encontrar um endereço eletrônico que seja apelativo e então registrá-lo em determinado serviço de domínios online.

Por fim, entra o papel do designer de web e a construção do site em si. Hoje em dia, podemos encontrar os famosos Content Management Systems (CMS) — chamados Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo.

O CMS corresponde a uma plataforma que auxilia na hora de criar um blog. O mais conhecido na internet é o tão famoso WordPress, que simplifica o trabalho até para os mais leigos em computação e programação.

5 motivos para criar um blog para sua empresa

Já está convencido da importância da criação de um blog para sua empresa? Diversas pesquisas demonstram que as principais marcas do país investem na criação de uma página na rede como estratégia.

Além disso, empresas que optam pela estratégia de criar um blog apresentam um grande aumento no número de visitas e na geração de leads qualificados, principalmente quando comparadas com empresas que não possuem um blog.

A seguir, confira cinco motivos para se criar um blog:

Dar visibilidade para a empresa, serviços e produtos nos resultados de busca do Google

O principal motivo para criar um blog é a visibilidade! Por isso, é importante que você elabore estratégias para sua divulgação.

Há diversos meios para isso, tais como: anúncios através do Google, marketing por e-mail, garantir bom ranqueamento nas buscas, divulgação por meio de redes sociais, dentre outros canais de comunicação.

Ou seja, quanto mais visibilidade e autoridade você possuir dentro dos mecanismos de busca, maior será o número de visitas e a pessoas engajadas na sua marca.

Por isso, aplicar estratégias de seo para blog é de extrema importância para divulgar os seus conteúdos na internet.

Gera autoridade nas especialidades da empresa

Através do marketing de conteúdo, pode-se gerar autoridade no seu nicho de mercado. 

Conforme você posta informações relevantes no seu blog, referentes a sua área de atuação, essa autoridade aumenta e você ganha tanto um melhor posicionamento nos mecanismos de busca como crescimento no tráfego orgânico.

Crescimento das vendas

Conforme você abastece seu tráfego pago com seu marketing de conteúdo, você aumenta a geração de leads qualificados e, consequentemente, seu número de clientes. Assim, há também um crescimento de vendas considerável, ou seja, sua geração de renda.

Mas as possibilidades não param por aí! Você pode também realizar um cadastro no Google AdSense e permitir que outras empresas anunciem seus serviços no seu blog.

E a cada clique, você receberá uma porcentagem do que o anunciante paga para manter seu anúncio ativo. É uma boa oportunidade de renda extra, não?

Educa o seu público-alvo sobre sua marca e produtos

Graças ao marketing de conteúdo publicado em seu blog, com postagens diárias a respeito da sua marca, você é capaz de esclarecer ao seu público todas as dúvidas presentes sobre o produto e os serviços oferecidos.

Assim, você cria uma relação mais estreita entre o público e a sua marca. No caso de um lead qualificado, há uma maior segurança de negócio com você.

Relacionamento com seu público

Enquanto os seus clientes acompanham o seu marketing de conteúdo no blog, eles se sentirão mais seguros e propensos a fecharem negócio com você sempre que possível. 

Por isso a importância de se criar um blog: você estabelece uma comunicação, um relacionamento com o seu público e fideliza ele.

Como gerenciar o blog da empresa para obter bons resultados?

Bom, já sabemos os principais benefícios de criar um blog, não é mesmo? Mas agora, precisamos compreender que gerenciar corretamente uma página e planejar todo o conteúdo que será postado nela é crucial para o sucesso.

Há certos fatores a serem levados em consideração no momento de se administrar um blog, como elaborar uma estratégia de marketing para os conteúdos que serão postados à sua divulgação nas redes.

Planejamento das pautas dos conteúdos

A base para um bom marketing de conteúdo em seu blog é planejar bem todas as pautas que serão publicadas. 

Poste sempre o que for pertinente ao seu público, estude que tipo de pessoas você deseja atingir e foque nisso. Preste atenção também nas datas e nos horários de publicação, escolha os melhores para ter uma boa visibilidade.

Alinhar boas práticas de SEO

Outro fator importante para a divulgação do seu blog e do conteúdo são as estratégias de SEO. 

Decida quais serão as palavras-chave utilizadas, procure construir um título chamativo e claro, além de manter todas as informações atualizadas. Um bom SEO é capaz de deixar seu blog no topo do Google.

Conteúdos relevantes, bem escritos e de linguagem assertiva

Por último, procure sempre construir conteúdos que tenham uma linguagem bem clara, objetiva e acessível ao público. Promova algo que seja relevante e melhore o seu alcance consideravelmente.00

Nos dias de hoje, criar um blog é a melhor estratégia de marketing digital existente. Afinal, muitos usuários pesquisam nos mecanismos de busca antes de adquirir um produto ou serviço. 

Manter um blog atualizado com informações pertinentes, claras e de fácil acesso é essencial para um bom Marketing de Conteúdo e bons resultados.