bitcoins

Bitcoins: saiba como investir e suas vantagens

Percebe-se uma certa onda de pessoas querendo saber como investir em bitcoins, afinal, com o mundo em constante evolução, não é qualquer surpresa que bitcoins, moedas criptografadas baseadas em um código totalmente digital, tenham despertado esse fascínio da sociedade, uma vez que muitos enxergam esse tipo de ativo como o futuro do dinheiro na sociedade.

Entretanto, o conceito dos bitcoins só foi realmente causar um impacto no mundo em 2008, logo após a quebra da bolsa de valores, que fez com que uma parcela significativa da população perdesse a confiança nas moedas tradicionais e então buscassem uma nova solução, então veio o início da febre que faria as pessoas se perguntarem: como investir em bitcoins?

Foi a partir disso que os Bitcoins passaram por um constante processo de ascensão. Graças a esse fato, novos indivíduos passaram a querer entrar no mundo dos criptoativos, afinal, como é o caso de tudo minimamente significativo na humanidade, com o sucesso também se expande o interesse da sociedade sobre aquilo.

Foi levando em consideração que os bitcoins ainda são um tanto quanto desconhecidos que esse artigo surgiu. Nesse material textual você vai encontrar tudo que precisa saber sobre esses ativos, como investir em bitcoins e quais são os benefícios de realizar esse tipo de investimento. Sua atenção foi atiçada? Então segue a leitura!

Afinal, o que são os Bitcoins?

Antes de dar início às explicações de como investir em bitcoins, é necessário primeiramente explicitar o que são, de fato, essas famigeradas moedas. De maneira simplista, bitcoins são um tipo de moeda de troca, criadas a partir de um código totalmente digital.

É por este motivo que não existe algo como criptomoedas físicas, uma vez que isso vai completamente contra o princípio inicial deste ativo, já que a intenção é que os bitcoins sejam opções modernas e distintas das moedas tradicionais.

É importante dizer que essa moeda foi gerada dentro do que é chamado de Blockchain, uma espécie de casa de vidro, onde todos os usuários da rede podem testemunhar o valor das transações feitas, ou seja, este tipo de moeda tem como umas das forças motrizes a transparência.

O pai dos Bitcoins

O homem por trás dos Bitcoins se autodenomina como Satoshi Nakamoto e é conhecido por ser uma das figuras mais misteriosas de toda a história dos ativos digitais, uma vez que pouco se sabe sobre como foi feito seu processo de criação do ativo e entre outros.

O pai das criptomoedas auxiliou no fortalecimento de toda a rede blockchain por trás do ativo até o ano de 2009, em seguida Nakamoto teria desaparecido sem deixar rastros e até hoje se discute se Satoshi Nakamoto é o pseudônimo de uma pessoa real ou de um grupo de programadores.

O funcionamento do ativo

Um dos grandes diferenciais dos bitcoins, quando comparados a qualquer outro ativo digital, é que a criptomoeda de Satoshi Nakamoto é completamente descentralizada, ou seja, não há qualquer intervenção estatal ou de bancos, o que faz com que essa moeda não seja escrava de leis.

Desejar saber como investir em bitcoins ou até mesmo na maneira de adquiri-los, não é tão simples como angariar moedas tradicionais como o dólar, real ou euro. Para conseguir a criptomoeda de Satoshi Nakamoto é necessário realizar um processo chamado de “mineração”.

Assim que seus bitcoins forem gerados, eles serão verificados e então enviados ao Blockchain, onde, assim que confirmados, serão disponibilizados para compra através de plataformas financeiras específicas que lidam com criptomoedas.

Vale a pena minerar?

A mineração de criptoativos, como é o caso dos bitcoins, é feita através de uma série de resoluções matemáticas altamente complexas, que são impossíveis de serem feitas pelo ser humano, e é por essa razão que a principal ferramenta para os mineradores modernos é o computador.

Entretanto, é importante dizer que não basta apenas ter um PC para realizar a mineração de bitcoins, uma vez que a máquina não pode parar de funcionar nem por um segundo, já que caso ocorra algum erro todo o processo de mineração será jogado no lixo. Computadores com processadores de última geração são os aparelhos mais adequados para esse tipo de ação.

Além da geração dos Bitcoins, vale dizer que os mineradores são pagos por toda transação de rede realizada, ou seja, para cada movimentação feita com os bitcoins pelos investidores, existe uma taxa constante e eterna entregue aos responsáveis por aqueles ativos, ou seja, se você quer tanto saber como investir em bitcoins, talvez mineração seja uma de suas respostas.

Também é importante constar que os bitcoins foram criados com um limitador, ou seja, há uma quantidade X de Bitcoins que podem existir, que seria algo ao redor de 21 milhões. De acordo com previsões feitas por analistas, até o ano de 2140 é esperado que todas as unidades desse criptoativo estejam em circulação.

Como investir em bitcoins? 

Para tranquilizar todos os leitores que podem nunca ter interagido com criptomoedas, é conveniente dizer que o processo de como investir em Bitcoins é simples e pode ser realizado das mais diversas maneiras.

Primeiramente, o interessado em realizar esse tipo de ação financeira com os bitcoins deve abrir uma conta em alguma exchange de confiança que lide com este tipo de ativo digital, uma vez que essas organizações funcionam como uma espécie de corretora de valores.

Com sua conta criada na exchange, você agora é capaz de adquirir serviços e produtos que só são disponibilizados através do uso de criptomoedas como os bitcoins. Entretanto, ainda há outros fatores que devem ser levados em conta antes de dar início a sua entrada no universo de como investir em Bitcoins.

Cuidados ao investir

Qualquer indivíduo que decida por saber como investir em bitcoins deve saber dos riscos que isso traz. Afinal, de nada vale sonhar com as inúmeras possibilidades que esse ativo pode trazer se você não estiver preparado para lidar com eventuais problemas e estresse.

Os bitcoins são ativos que estão sempre sob a pressão de inúmeras oscilações. Por isso é necessário ter cuidado na hora de aplicar um valor x ou y, para dessa forma evitar grandes frustrações ou problemas financeiros, saber como investir em bitcoins, também se trata de aprender os cuidados que devem ser tomados ao adentrar esse meio.

Segundo especialistas do mercado cripto, a recomendação inicial é sempre realizar investimentos abaixo de 10% do patrimônio total. Ademais, também é importante ficar antenado às notícias desse mercado, para assim ter noção de como lidar com o valor aplicado.

Porque os bitcoins sofrem do efeito “montanha-russa”?

No final do ano passado, foi anunciado pelos cientistas ao redor do planeta que a Covid-19 havia ganhado uma nova variante, a chamada de Ômicron. Automaticamente, assim que a notícia chegou ao mercado cripto, os Bitcoins caíram vertiginosamente. Como já foi dito neste artigo anteriormente, o mercado das criptomoedas é jovem, e, por conta disso, está sujeito a uma volatilidade fora do padrão.

Se compararmos a reação do dólar com essa informação da nova variante do vírus, é perceptível a grande diferença entre uma moeda tradicional e consolidada, com um ativo digital que segue lutando para se tornar algo tão poderoso quanto os ativos tradicionais.

Isso acontece justamente pelo medo que as pessoas têm quando são colocadas perante algo novo, ainda mais quando se fala sobre o universo financeiro. Em suma, o desconhecimento em relação ao mercado de criptoativos é o que causa o efeito montanha russa nos bitcoins, ter consciência disso também é importante para sua jornada para descobrir como investir em bitcoins.

A grande vantagem de se investir em Bitcoins agora!

É comum vermos histórias de pessoas que realizaram um pequeno investimento em bitcoin e muito tempo depois, assim que se tornou oportuno, venderam o ativo por um valor astronômico.

Ou seja, esses indivíduos descobriram exatamente como investir em bitcoins, uma vez que realizar pequenas frações de investimento em bitcoins pode resultar em resultados extremamente positivos para o investidor em longo prazo.

No entanto, por se tratar de um ativo que pertence a um mercado e universo muito novo, tudo está sujeito a mudança de regras em uma velocidade fora do normal, uma vez que é natural que o ser humano tenha medo daquilo que ainda é desconhecido.

No entanto, em longo prazo, a tendência é que o mundo dos criptoativos se torne forte e aqueles que descobriram como investir em bitcoins cedo, saiam beneficiados.

De acordo com dados analisados por uma série de especialistas distintos, o mercado que mais valorizou na última década é justamente o das criptomoedas, afinal estamos falando de um universo que segue em ascensão desde do surgimento dos Bitcoins em 2008, e com pessoas querendo saber como investir em bitcoins a todo momento.

É importante pontuar que investimentos deste calibre devem ser feitos antes de uma eventual massificação e popularização, já que a tendência é que a facilidade que é vista atualmente para entrar nesse mercado seja reduzida. Atualmente tem um mercado de ativos digitais muito barato de se entrar

Ou seja, o preço de entrada é acessível, então meus parabéns por ter acabado de aprender como investir em bitcoins, agora basta colocar os ensinamentos deste artigo em prática!

Suas dúvidas sobre investimento em Bitcoins foram respondidas neste artigo? Deixe sua opinião nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *