Avaliação de desempenho: entenda o que é e quais são as suas vantagens

Com um mercado corporativo cada vez mais digital e dinâmico, é difícil ter momentos de diálogo dentro das organizações, por isso fica difícil de realizar a avaliação de desempenho.

Nesse sentido, a avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão comportamental fundamental para estabelecer uma comunicação transparente entre empresa e colaborador. Além disso, por meio de um feedback, o profissional consegue visualizar seu perfil comportamental, seus pontos fortes e saber em quais precisa melhorar. 

Ainda, a avaliação de desempenho pode ser o momento em que o líder aponta qual caminho o colaborador deverá percorrer para que ele alcance seu potencial máximo dentro da empresa e como profissional. Assim, é proporcionado um autoconhecimento, fazendo com que cada indivíduo passe a ser protagonista de sua carreira para alcançar seus objetivos. 

Neste post, vamos abordar o que é a avaliação de desempenho e quais são suas principais vantagens para empresa e colaboradores. Então, acompanhe a leitura até o final e entenda definitivamente a importância dessa ferramenta na gestão dos seus talentos!

O que é avaliação de desempenho?

Trata-se de uma ferramenta de gestão de pessoas utilizada na área de recursos humanos e por gestores com o objetivo de mensurar a performance dos colaboradores de uma empresa. 

Além disso, traz um feedback que, quando realizado periodicamente, auxilia no entendimento, por parte dos líderes, se o colaborador tem atendido às metas estipuladas pela organização e, com o auxílio de um software com análise de perfil comportamental, identificar as hard skills e soft skills, de cada membro da equipe. 

Assim, gestores e líderes podem ser mais assertivos ao elaborar ações e estratégias de acordo com a necessidade de cada colaborador ou equipe, como cursos profissionalizantes, treinamentos, promoções, dentre outras. 

Ainda, a avaliação de desempenho proporciona uma visão estratégica para a empresa, pois permite um alinhamento entre colaboradores e time. Isso ocorre pelo fato de que, ao conhecer o perfil de cada colaborador, fica mais fácil desenvolvê-los e colocá-los no cargo certo. 

Logo, o negócio também crescerá por contar com profissionais de alta performance, motivados e engajados.

Quais são os benefícios da avaliação de desempenho?

Fazer com que seus colaboradores se conheçam, cresçam e evoluam é fundamental para que eles se sintam motivados, engajados e, como consequência, a empresa obtenha os melhores resultados. Conheça agora mais alguns benefícios da avaliação de desempenho. 

Reter talentos

Atualmente, as empresas que querem se manter atualizadas no mercado, compreendem que o colaborador não é somente uma simples mão de obra, e sim o bem mais precioso da organização. 

Isso porque, são esses colaboradores que farão com que o negócio cresça e alcance seu potencial máximo. Além disso, o novo profissional do mercado busca trabalhar em uma empresa que não somente busque seus resultados, mas que também o desenvolva como pessoa e profissional.

Portanto, é preciso “avaliar para evoluir”, assim, a avaliação de desempenho se torna peça-chave para desenvolver talentos e também a organização. 

Auxiliar na tomada de decisões

Por meio da avaliação de desempenho, gestores e líderes adquirem dados sólidos sobre cada membro do time. 

Desse modo, tais informações facilitam a tomada de decisões relacionadas à prevenção de problemas de comportamento e produtividade. Ainda, com esses dados em mãos, o líder consegue identificar como cada colaborador impacta nas ações e no desenvolvimento da equipe.

Assim, ele pode ser mais assertivo ao oferecer feedbacks, indicar cursos que de fato podem colaborar para o desenvolvimento de cada profissional e até mesmo auxiliar no desenvolvimento de um plano de desenvolvimento individual.

Melhorar a comunicação 

A prática contínua da avaliação de desempenho estimula o diálogo entre líderes e liderados. Assim, é proporcionada uma comunicação transparente, na qual não só o gestor ajudará o colaborador a identificar seus pontos fortes e fracos, mas também no direcionamento de quais atitudes ele deverá tomar para melhorar cada vez mais como indivíduo e profissional. 

Além disso, o colaborador não enxergará seu líder como uma pessoa que somente dá ordens, e sim como uma pessoa que ele pode confiar para o inspirar a se transformar e crescer a cada dia.

Como aplicar a avaliação de desempenho?

O primeiro passo para aplicar a avaliação de desempenho na empresa é mostrar aos colaboradores quais suas vantagens. Nesse âmbito, você pode usufruir dos argumentos que citamos nesse conteúdo.

Logo depois, você deve decidir qual software de RH utilizará para que esse processo se torne mais dinâmico e assertivo, por meio da inteligência de dados. No momento de elaborar as perguntas do questionário de avaliação de desempenho, siga os seguintes passos:

  1. defina os objetivos claramente;
  2. pense em como obter respostas claras e objetivas, escolhendo qual tipo de avaliação aplicará;
  3. estruture o formulário de avaliação;
  4. defina um cronograma;   
  5. aplique a avaliação de desempenho;
  6. reúna todas as informações obtidas, transformando-as em indicadores de desempenho.

Ofereça feedbacks

Após seguir esses passos, por último, mas não menos importante, é fundamental oferecer um feedback construtivo a cada colaborador avaliado. 

Entenda que é normal que o colaborador se sinta ansioso e apreensivo neste momento. Logo, para que essa conversa seja a mais construtiva possível, separe um local que tenha privacidade, onde o colaborador não se sinta exposto.

Depois, inicie a reunião one-on-one, ressaltando os pontos fortes do colaborador e, quando for citar as habilidades e comportamentos em que ele precisa melhorar, já apresente imediatamente ações e estratégias para auxiliá-lo a buscar melhorias e crescimento.

Viu só como a avaliação de desempenho é uma ferramenta de recursos humanos fundamental no desenvolvimento de talentos na sua empresa? Graças ao RH 4.0, que trouxe o avanço da tecnologia ao setor, esse processo tem se tornado cada vez mais otimizado e assertivo por meio de softwares e ferramentas.

Portanto, não existe mais motivo para não aplicar a avaliação de desempenho na sua empresa agora mesmo!

O segredo para desenvolver os talentos do seu time está no mapeamento e desenvolvimento do perfil comportamental de cada um. Logo, para entender melhor sobre esse assunto, acesse nosso infográfico

Texto: Sólides