Experiência do usuário: porque investir nessa estratégia 

A experiência do usuário, que em inglês é “User Experience” (UX), é o conjunto de todos os fatores da interação do cliente com a empresa.

Essa estratégia engloba tanto os serviços quanto os produtos, com o intuito de conquistar os usuários. 

 

Seja na acessibilidade e usabilidade, na estratégia de conteúdo, na interface, funcionalidade ou plataforma, ou até mesmo na experiência em lojas físicas, é sempre necessário atender as necessidades e expectativas do cliente.

 

A partir do momento que esses usuários se sentem satisfeitos com a experiência que tiveram, eles estão propensos a retornar com mais frequência. Logo, isso gerará mais acesso e credibilidade para a sua marca como um todo.

 

Pensando nisso, veja aqui alguns motivos pelos quais você deve investir na experiência do usuário!

Clientes mais satisfeitos e leais

Em primeiro lugar, é necessário buscar deixar o cliente satisfeito com a experiência em relação à sua empresa. Pois um cliente que foi mal atendido ou teve uma experiência ruim, não retornará e nem recomendará a sua marca.

 

Em contrapartida, um cliente que foi bem atendido, teve dúvidas e problemas resolvidos, bem como uma boa experiência com a marca, ele com certeza retornará e recomendará você.

 

Portanto, ao investir em melhorar a experiência do usuário, você vai atender o cliente da melhor maneira, otimizando o processo de compra dele, resolvendo problemas e dúvidas. 

 

Assim, você garantirá que ele saia daquela experiência satisfeito e com a certeza de que ele retornará mais vezes para comprar com você.

 

Além da lealdade e satisfação, o cliente acaba fazendo uma propaganda do seu negócio, e podendo até mesmo te defender diante de alguma situação negativa.

Aumento nas vendas

Uma coisa leva a outra! Com clientes satisfeitos e propagando a sua marca, você será mais conhecido e consequentemente suas vendas aumentarão de forma espontânea.

 

Independentemente de ser com clientes “antigos”, que se fidelizaram e retornam com frequência, ou com clientes novos que chegam por recomendações ou primeiras experiências excelentes.

Redução de custos com suporte

Otimizando a experiência do usuário com as melhorias necessárias, irá automaticamente reduzir o número de pessoas que acionam o suporte.

 

Portanto, com a redução de acionamento do suporte, você poderá reduzir os seus gastos com essa área, pois não será tão necessário quanto antes ter alguém ali para sanar dúvidas e resolver problemas dos clientes. 

 

Pensando dessa forma, você terá mais dinheiro para investir em outra área que precise de ajustes e um novo orçamento.

Diminuição de gastos em treinamentos

Em consequência da redução de gasto com suporte, entra a diminuição de gastos em treinamentos de profissionais capazes de atender.

 

Antes de mais nada, um profissional de suporte precisa saber fazer um atendimento impecável, sempre disposto a resolver. 

 

Então, como é necessário ter sempre alguém à disposição para que possa mediar alguma situação, é imprescindível que tenha um treinamento de qualidade. 

 

Os clientes são o que mais importa naquele momento, então, você não vai querer perdê-los por conta de um profissional mal instruído.

 

Então, com a estratégia de experiência de usuário, você garante o bom atendimento do seu cliente, bem como acaba poupando dinheiro em treinamentos.

Aumento nas taxas de conversão

Da mesma forma que você busca a satisfação do cliente, é necessário buscar e alcançar um aumento nas taxas de conversão da sua marca.

 

Sempre são utilizadas outras estratégias para aumentar a taxa de conversão, e acabam esquecendo da experiência do usuário.

 

Porém, qualquer usuário interessado e com uma boa experiência, irá de alguma forma levar pra frente aquele contato com a marca.

 

Gostou do conteúdo? Agora você já sabe o porquê não pode deixar a experiência do usuário de fora das suas estratégias.

 

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