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Atendimento pelo WhatsApp vale a pena?

O WhatsApp é um dos aplicativos de conversa mais usados no Brasil, são mais de 2 bilhões de usuários no mundo e 120 milhões de usuários no país.

Isso torna o app uma alternativa de atendimento bastante viável para empresas de todos os portes. 

Com a versão Business do WhatsApp, os negócios podem atender seus clientes de forma mais eficiente, com agilidade e organização. 

Além disso, ferramentas profissionais de atendimento com integração, permite que vários atendimentos sejam realizados simultaneamente por meio do App de mensagens.

Também é possível criar links do seu WhatsApp para consumidores entrarem em contato com um só clique e usar Chatbots que auxiliam no atendimento da grande quantidade de clientes que preferem o aplicativo durante 24 horas pelos 7 dias da semana.

Se você deseja aprender mais sobre esta ferramenta de atendimento, quais suas principais vantagens e se ela vale a pena para o seu negócio, confira o nosso artigo.

Vale a pena investir no atendimento pelo WhatsApp?

O mercado atual é bastante competitivo, empresas têm inúmeros recursos e ferramentas para apresentarem diferenciais ao seu público. 

No entanto, o atendimento continua sendo uma das principais maneiras de se aproximar e conquistar os consumidores. 

Segundo dados levantados pelo Tecnoblog, o aplicativo está instalado em cerca de 99% dos smartphones no Brasil. Já o número de pessoas que utilizam o aplicativo diariamente para enviar mensagens a amigos, famílias e contatos de trabalho.

Portanto, atender por meio do WhatsApp significa estar presente no dia a dia dos seus clientes. 

Por que as empresas escolhem o WhatsApp? 

Atender usando WhatsApp oferece aos negócios uma maneira prática de entrar no cotidiano do seu público. 

Afinal, além de ser uma ferramenta bem simples, o uso aplicativo já faz parte da rotina de muitas pessoas, que estão habituadas ao App. 

Além disso, pequenos empreendedores, empresas pequenas e médias não contam com o conhecimento ou a possibilidade de investir em ferramentas mais robustas para o atendimento e suporte. 

Isso torna a versão comercial do WhatsApp uma excelente alternativa por ser funcional e gratuito. 

Sendo assim, a utilização profissional no WhatsApp é uma maneira fácil e rápida de potencializar o atendimento de um negócio. 

Principais benefícios de atender através do WhatsApp

Dentre as mais variadas vantagens que essa ferramenta possui, destacamos: 

  • Atendimento rápido;
  • Fácil de usar e acessível;
  • Proximidade com os clientes;
  • Atendimento humanizado;
  • Personalização do atendimento.

Falaremos mais detalhadamente sobre cada uma delas, confira abaixo.

Atendimento rápido

Atender por intermédio do aplicativo permite aos seus usuários que respondam a qualquer momento e de qualquer lugar. 

Isso torna o atendimento mais rápido e prático, levando em consideração a disponibilidade e interesse das pessoas atendidas. 

O atendimento instantâneo possibilitado pelo WhatsApp também melhora a qualidade da interação com seus clientes, aumentando também sua satisfação.

Afinal, a demora é uma dos principais motivos que causam a experiência de um atendimento ruim. 

Fácil de usar e acessível

O WhatsApp é um aplicativo acessível e fácil de usar, além disso, as chances de que seus clientes já utilizem a ferramenta é bem alta. 

Essa familiaridade com o App torna a conversa e o relacionamento com o seu público mais simples. 

Afinal, eles não irão precisar aprender a usar uma nova ferramenta para entrar em contato com sua marca. 

Proximidade com os clientes

Os clientes já estão acostumados a utilizarem o App para conversarem com familiares e amigos. 

Ao utilizar o mesmo canal para entrar em contato com seu público, seu negócio faz com que as pessoas sintam-se mais próximas por estarem interagindo em um ambiente familiar.

Ao oferecer a oportunidade para que os consumidores resolvam seus problemas com a ferramenta, sua marca estará inserida na ideia de um ambiente mais próximo, tornando a relação entre cliente e empresa mais próxima. 

Atendimento humanizado

A humanização no atendimento é um fator importante para que sua empresa se destaque da concorrência e possa vender mais até mesmo pelo próprio WhatsApp

Afinal, o app permite que sua equipe ofereça uma conversa mais humana com seus clientes, até mesmo com um certo nível de informalidade.

Personalização do atendimento

A personalização do atendimento é algo fundamental para aumentar a satisfação dos seus clientes. O WhatsApp é uma excelente plataforma para praticar este conceito. 

Diferente de canais mais formais como o email e o telefone, por meio de um ambiente familiar, os usuários do aplicativo podem se comportar de uma forma mais natural e informal, como se comunicam normalmente. 

Conhecendo as desvantagens de atender no WhatsApp

Apesar de ser uma excelente alternativa às ferramentas profissionais de atendimento, apresentando diversas vantagens, o atendimento por meio do WhatsApp Business também conta com suas desvantagens.

Confira alguns dos desafios que a plataforma apresenta e avalie como o canal pode ser usado em seu negócio.

Falta de métricas

Apesar de existir uma alternativa comercial voltada para o atendimento, o WhatsApp não é uma ferramenta profissional de atendimento e não oferece todos os recursos que uma empresa precisa. 

Isso significa que diversas funcionalidades importantes para o atendimento não estão disponíveis no app, como as métricas de atendimento. Dados essenciais que devem ser acompanhados e avaliados. 

Apenas com estas informações sua empresa será capaz de identificar problemas e adaptar sua estratégia para continuar oferecendo uma ótima experiência aos seus clientes.

Não permite o atendimento simultâneo em diversos dispositivos

Por fim, a plataforma nativa do Whatsapp apresenta uma série de limitações. O atendimento simultâneo por mais de um atendente é um deles.

A ferramenta precisa que seu celular esteja conectado à internet e o aplicativo web age apenas com a função de espelhar o aplicativo. 

As falhas de conexão ao usar a versão web do App também são comuns, muitas vezes deixando os atendimentos um pouco mais lentos. 

Prepare-se para atender profissionalmente pelo WhatsApp

Apesar de apresentar limitações, o aplicativo de conversas é muito popular no Brasil e oferece uma grande oportunidade de atender bem os seus clientes.

Se você está em busca de uma forma mais profissional para atender por meio do aplicativo, vale a pena buscar por integrações como a do JivoChat

Concluindo, ao integrar a ferramenta profissional de atendimento, será possível integrar seu WhatsApp com seu sistema de CRM.

Assim como, visualizar relatórios de qualidade e velocidade dos operadores, armazenar suas mensagens, criar modelos de respostas, e principalmente, permitir que vários operadores possam atender seus clientes simultaneamente.

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