Como perder o medo das mudanças?

Aprenda a como conseguir perder o medo das mudanças? 

A nossa vida é repleta de desafios constantes que precisam ser superados para conseguirmos alcançar os nossos objetivos pessoais e profissionais. 

Muitas vezes, precisamos estabelecer algumas mudanças em nossa rotina para que as coisas fluam como deveriam. 

Mas, a grande questão é como perder o medo das mudanças? Conheça 8 dicas de ouro que vão te ajudar a perder o medo das mudanças, seja na vida pessoal ou profissional.

1 – Prepare o seu emocional

As mudanças, na maioria das vezes, afetam em cheio as nossas emoções. 

Mesmo que elas possam trazer diversos benefícios em um futuro próximo, o nosso psicológico deve estar preparado para aceitar as mudanças que estão prestes a acontecer. Afinal de contas, mudar requer:

  • Dedicação;
  • Paciência;
  • Sabedoria;
  • Sacrifícios. 

Por isso, prepare o seu emocional para todos os imprevistos que possam surgir no meio do caminho, no que se refere às mudanças. 

Quando estamos mais preparados psicologicamente, não somos pegos de surpresa, o que causa menos sofrimentos e resistência da nossa parte, como na cativante história de Luiz Antônio Seabra.

2 – Converse com a sua família a respeito

Você não vive sozinho no mundo, pelo contrário, existem pessoas que te amam e prezam pela sua felicidade e bem-estar. 

Por isso, se você tem medo das mudanças, que tal conversar com a sua família a respeito disso? Muitas vezes, um apoio emocional pode ser de grande valia na hora de superar os medos e traumas. 

Não existe vergonha em ter medo na vida, seja das mudanças ou de outras coisas que fazem parte dela. 

Uma boa e franca conversa com a sua família pode tranquilizar bastante e dar muito mais segurança para enfrentar as mudanças na vida pessoal ou profissional. 

3 – Não deixe de se planejar

Toda mudança requer planejamento. Isso é um fato. Por isso, se você acredita que precisa estabelecer mudanças em sua vida, precisa se planejar meticulosamente. 

Quando nos planejamos, ficamos mais precavidos perante os imprevistos que podem acontecer, o que se traduz em menos dificuldades no processo de mudança. 

Dessa forma, jamais deixe de se planejar com antecedência caso esteja pensando em mudar algumas coisas em todos os âmbitos da sua vida. 

Quando as mudanças são bem planejadas, as chances de tudo fluir conforme o esperado aumentam bastante, assim como a inspiradora história do criador do Twitter.

4 – Analise as vantagens que as mudanças trarão

Absolutamente tudo na vida tem dois lados: positivo e negativo. 

Deixando as desvantagens de lado, já que ninguém deve focar nelas, você deve analisar as vantagens que as mudanças vão trazer para a sua vida no dia a dia. Mantenha o seu foco nelas e desfrute dos benefícios. 

Se for o caso, enumere-as, pois isso ajuda a ter uma noção do tamanho dos benefícios para a sua vida. 

Afinal, nenhuma pessoa em sã consciência pensa em mudar para pior, dessa forma, mantenha o seu foco nas vantagens das mudanças, seja na sua carreira ou na vida pessoal. 

5 – Visualize o seu futuro após as mudanças

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, procure visualizar como será o seu futuro após as mudanças. Seguramente será muito mais vantajoso para você. 

Pense nas benesses futuras que você e sua família poderão desfrutar depois que as mudanças forem implementadas. 

A fase de adaptação ao novo cenário pós-mudança não é das mais fáceis, mas depois que você se acostumar com elas (e isso acontece rapidamente, na maioria das vezes), o seu futuro poderá ser muito mais promissor do que antes. 

Procure “enxergar” lá na frente, se imaginando em uma situação bem mais favorável do que a atual. 

6 – Procure ajuda profissional

Milhares de pessoas têm medo de mudanças, o que é absolutamente natural. O medo do desconhecido traz à tona diversas incertezas e nos deixa inseguros. 

Por isso, você já pensou em procurar auxílio profissional?  Investir em um bom curso de coaching, por exemplo, pode te ajudar a ficar livre do medo das mudanças e traz diversos benefícios para a sua vida. 

Não tenha vergonha de procurar ajuda profissional, pois permanecer no medo costuma ser bem pior e pode travar a sua vida, literalmente. 

Libertar-se das amarras da insegurança e de todo o medo que te aflige pode ser reconfortante. Não hesite em procurar auxílio de um profissional experiente.

7 – Paciência acima de tudo

Toda mudança exige, acima de tudo, muita paciência. Não adianta querer enfrentá-las ou aceitá-las a todo custo. 

É preciso dar tempo ao tempo, por isso, tenha paciência para assimilar todas as novidades que estão acontecendo em sua vida. Não tenha pressa nesse processo.

 Não ter paciência para entender as emoções e lidar com o medo das mudanças, principalmente se forem repentinas, não é saudável e muito menos recomendado. 

Mesmo que você já tenha maturidade suficiente para entender os benefícios futuros, tenha paciência consigo mesmo. Somente dessa forma é  que o medo será coisa do passado. 

8 – Aceite os seus medos e inseguranças

Milhares de pessoas, por mais que tenham medo das mudanças ou se sintam inseguras em relação a elas, têm muita dificuldade em aceitar tal condição. 

Qual o problema em ter medo ou insegurança por causa de uma determinada mudança? Nenhum! Por isso, aceite a forma que você reage a uma situação e siga em frente. 

Pare de se comparar com os demais, pois cada pessoa é única e reage de formas diferentes, principalmente em relação às mudanças na carreira ou na vida pessoal. 

A grande questão aqui é ter mais aceitação no dia a dia. Lembre-se de que somos imperfeitos, pois somos humanos, certo? 

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano.