Nova modalidade de BDR na B3: BDRs de ETFs de Renda Fixa

O investidor, independentemente de seu histórico, sua experiência e seu perfil de investimento, precisa se manter atento às oportunidades do mercado, sejam aquelas voltadas à renda fixa ou não. 

Então, hoje, investir no exterior tem sido considerado um movimento interessante para pessoas que estão em busca de segurança e rentabilidade. Neste contexto, a modalidade de BDR na B3, as BDRs de ETFs de Renda Fixa, tem atraído o interesse no mercado. 

Afinal, será que vale a pena diversificar a carteira aplicando em ativos desse tipo?

Comece entendendo o que são os BDRs

Antes de conhecer os BDRs de ETFs de Renda Fixa, você precisa entender os conceitos de BDRS e de ETFs, separadamente. 

BDR é a sigla para “Brazilian Depositary Receipts”, ou seja, são certificados de depósito emitidos no Brasil e que representam ações de empresas listadas em bolsas fora do território nacional.

Desta forma, os BDRs funcionam como recibos de ações de empresas localizadas fora do país e que são negociados na bolsa de valores brasileira. 

Trata-se, portanto, de uma modalidade que permite que os investidores brasileiros invistam em bolsas internacionais sem precisar abrir uma conta em uma corretora estrangeira. 

O BDR é um investimento que hoje está disponível para investidores pessoas físicas e não está restrito a investidores com maior poder aquisitivo. Hoje, o investidor encontra na B3 mais de 600 BDRs disponíveis, podendo adquirir ações de empresas globais. 

ETFs de Renda Fixa: conheça mais sobre o tema

ETF é a sigla para “exchange-traded fund”, que pode ser traduzido livremente como “fundo de índice”. Na prática, representa um fundo de investimento que é negociado na bolsa de valores como se fosse uma ação.

Os ETFs de Renda Fixa, então, são fundos negociados na bolsa que têm como objetivo refletir a rentabilidade e as variações dos índices de renda fixa.  Portanto, trata-se de um fundo de investimento que replica a composição de um índice de mercado atrelado à renda fixa. 

BDRs de ETFs de Renda Fixa

Com esses dois conceitos, provavelmente ficou mais fácil entender o que são os BDRs de ETFs de Renda Fixa. De forma objetiva, podemos defini-los como recibos de ativos listados no exterior lastreados em fundos de índice de renda fixa internacional. 

Isso significa que os investidores brasileiros têm a possibilidade de acessar BDRs que replicam ETFs de ativos de renda fixa internacional. Assim, podem investir em produtos de renda fixa em dólar de uma maneira simples, eficiente e econômica, já que os custos são mais baixos se comparados à compra de títulos individualmente.

Como o ETF representa um fundo de índice e o BDR está associado a um ativo internacional, fica fácil compreender que o BDR de ERT é uma representação de um ETF estrangeiro na bolsa de valores brasileira. 

BDRS de ETF disponíveis na B3

Atualmente, há seis opções de BDRs de ETF listados na B3 e disponíveis para os investidores. Todos os produtos são atrelados aos títulos de dívida pública dos Estados Unidos (Tesouro norte-americano). 

Sob o ponto de vista econômico e estratégico, os títulos do tesouro dos EUA são considerados os investimentos mais seguros do mundo. Confira quais são esses BDRs:

  • BGOV39;
  • BIYT39;
  • BIEI39;
  • BSHV39;
  • BSHY39; 
  • BTLT39.

Investindo em qualquer um dos produtos mencionados você tem parte do seu patrimônio alocado em papéis de renda fixa dos Estados Unidos. 

Vantagens de investir em BDRs de ETFs

Antes de compor uma carteira de investimentos é necessário levar em consideração as particularidades do investidor, como o seu perfil e objetivos. Podemos afirmar que investir em ativos internacionais é uma boa opção, especialmente por meio da B3.

O mais adequado é mesclar estratégias combinando diferentes tipos de ativos (renda fixa e variável), tanto em ativos nacionais quanto internacionais. Portanto, investir em BDR de ETF é uma ótima alternativa para investidores que buscam diversificação e têm interesse no mercado internacional.

Com a alta da taxa básica de juros, investimentos em renda fixa se tornam ainda mais atraentes. Como é essa a taxa que regula os rendimentos de renda fixa, com o seu aumento, a rentabilidade também aumenta, beneficiando os investidores.

Texto: Gustavo Marques