depressão

Como identificar a depressão no ambiente de trabalho? 

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente com os profissionais, que precisam desenvolver habilidades técnicas e comportamentais para se manterem empregados.

E toda essa pressão por uma maior produtividade diária pode levar milhares de profissionais ao limite e até causar depressão no trabalho.

Por isso, conheça os principais sintomas desse transtorno psicológico no ambiente corporativo. 

 

1 – Cansaço excessivo

 

Se algum membro do seu time está apresentando cansaço excessivo sem ter corrido uma maratona ou ter descarregado um caminhão de areia, ele pode estar deprimido sem perceber.

O cansaço extremo todos os dias e sem motivo aparente pode indicar depressão no trabalho. Essa doença pode se manifestar de várias formas, já que têm sintomas físicos e psicológicos. 

 

2 – Irritabilidade

 

A irritabilidade constante também é outro forte indicativo de depressão no trabalho. Por isso, se algum funcionário vive com os nervos à flor da pele durante todo o expediente e sem motivos, pode ser que ele esteja deprimido.

Não negligencie esse sintoma, pois ele ainda pode ser mais prejudicial para toda a equipe, já que essa sensação é contagiante.

A irritação e o mau humor contaminam qualquer ambiente. 

 

3 – Falta de motivação o trabalho

 

Aquele colaborador que antes era o mais motivado de todo o time e hoje está sem motivação alguma, mesmo batendo todas metas do mês e recebendo um bônus em dinheiro, não deve ser negligenciado.

Tome muito cuidado, pois a falta de motivação também pode ser indício de depressão no trabalho.

Esse transtorno psicológico afeta em cheio as nossas emoções mais evidentes. Investir em um curso de coaching pode acabar com a depressão no trabalho

 

4 – Agressividade

 

Se ultimamente você tem notado um colaborador mais agressivo com as palavras, sem paciência com os demais e que parece estar revoltado com sua vida, sem nenhum motivo aparente, também pode ser indicativo de depressão no trabalho.

Como se trata de uma condição que muda por completo o nosso estado psicológico, a agressividade é uma demonstração de que as emoções não andam nada bem. 

5 – Dificuldades de concentração

 

Aquele funcionário que dificilmente perdia o foco em suas tarefas e era o mais concentrado da equipe, agora não consegue prestar atenção em mais nada e raramente se concentra em algo? É melhor acender a luz vermelha, pois esse sintoma também pode ser depressão no trabalho.

Esse transtorno traz à tona pensamentos negativos que podem acabar com a concentração até na tarefa mais fácil do dia a dia. 

6 – Crises de choro sem motivo aparente

 

A depressão no trabalho também pode causar crises de choro, mesmo sem motivo aparente.

Por isso, se você notar um colaborador que sempre esbanjava um belo sorriso no rosto, e agora vive chorando pelos cantos, sem nada grave ter acontecido em sua vida pessoal ou profissional, ele pode estar deprimido.

Chorar sem motivo não é normal e está longe de ser saudável. 

 

7 – Dificuldades de se relacionar com os colegas de equipe

 

Se você notar que um funcionário da equipe está com dificuldades de se relacionar com os outros colegas de trabalho e não consegue estabelecer um diálogo amigável com os demais, ele também pode estar deprimido.

A depressão cria uma espécie de barreira intransponível que não deixa nos relacionar amigavelmente com os outros ao nosso redor.

Preste atenção nisso! Conheça os tipos de coaching e escolha o que mais atende às necessidades dos seus colaboradores.

 

8 – Procrastinação no trabalho

 

A procrastinação excessiva e constante também é um forte indício de depressão no trabalho.

Dessa forma, se você notar que, ultimamente, algum membro do time vive procrastinando tarefas e adiando compromissos importantes, é melhor ficar de olho nele.

A falta de ânimo para o trabalho leva a pessoa a procrastinar até as tarefas mais simples e corriqueiras. Culpa da depressão, que afeta milhares de pessoas. 

 

9 – Queda acentuada na produtividade no trabalho

 

Sabe aquele colaborador que sempre batia as metas do mês e era extremamente produtivo todos os dias da semana e, de uma hora para outra, teve uma queda considerável em sua produtividade? Não o reprima por isso, pois ele pode estar deprimido no trabalho.

Esse transtorno também afeta o rendimento em nossas atividades rotineiras, seja na vida profissional ou pessoal.

Manter bons pensamentos também ajuda bastante a não ser acometido pela depressão. 

 

 

10 – Dificuldade para tomar decisões corriqueiras no trabalho

 

Esse também é outro sintoma clássico de depressão no trabalho. Quando um funcionário apresenta uma grande dificuldade para tomar decisões simples e corriqueiras no dia a dia e demonstra total insegurança, ele pode estar deprimido.

A depressão afeta a nossa comunicação e a nossa capacidade de decisão, o que leva à dependência de terceiros até para escolhas simples do cotidiano. Não negligencie esse indicativo.

A hipnose pode ser um grande aliado no combate a depressão no trabalho.

 

11 – Ganho ou perda de peso repentina

 

De uns tempos para cá você tem notado que um colaborador ganhou uns quilinhos a mais ou emagreceu de forma repentina? O ganho ou a perda de peso de forma abrupta pode ser um sintoma de depressão no trabalho.

Como esse transtorno também causa uma insatisfação com a vida, o indivíduo acaba descontando as suas frustrações no excesso de comida ou ficando sem se alimentar. O resultado é o ganho de peso ou emagrecimento acelerado.   

 

 

12 – Falhas na memória 

 

Por fim, mas não menos importante, a depressão no trabalho também causa falhas na memória e esquecimento de fatos recentes, com bastante frequência.

Por isso, se aquele colaborador está apresentando esse sintoma, é melhor não ignorar, já que poderá ser ainda mais prejudicial tanto para ele quanto para toda a empresa.

Afinal, é impossível trabalhar com excelência apresentando lapsos de memória, certo?  

 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!