Conheça 6 vantagens da diversidade nas empresas

Conheça quais são as principais vantagens de implantar uma política  inclusiva em sua empresa e faça ela se tornar uma referência

Um assunto massivamente discutido em nossa sociedade é a diversidade. De fato, quando nos tornamos adeptos dela, podemos tornar o mundo melhor em diversos aspectos. No universo corporativo, a diversidade traz muitas vantagens para as empresas. 

Pensando nisso, esse artigo vai te mostrar 6 delas, para que você faça o seu negócio ser disputado pelos melhores talentos do mercado e prosperar de uma vez por todas. Vamos lá?

1 – Aumento da criatividade da organização

Quando uma empresa é a favor de uma política inclusiva e deixa a diversidade fazer parte do dia a dia dela, toda a organização pode ficar bem mais criativa, já que conta com colaboradores de diferentes:

 

  • Raças;
  • Gêneros;
  • Condições socioeconômicas;
  • Religiões;
  • Níveis de escolaridade. 

 

Isso ajuda também no desenvolvimento pessoal e em diversas outras frentes, tanto de um colaborador quanto da organização como um todo. Dessa maneira, isso se traduz em um considerável aumento da criatividade organizacional.

Inclusive, é necessário dizer que a diversidade fornece vários benefícios para a equipe como um todo.

Desse modo, quando uma equipe é formada com base na diversidade, as chances da criatividade estar em alta são muito maiores, já que diferentes formas de pensar e agir podem deixá-la muito mais coesa no cotidiano, dentro do ambiente de trabalho. 

O brainstorming (tempestade de ideias) semanal pode ser muito mais eficiente, já que explora a potencialidade criativa de todos.

2 – Inovação em evidência

Você sabia que uma empresa que é a favor da diversidade também pode se tornar referência em inovação? É verdade! 

Seguindo a mesma linha de raciocínio acima, uma equipe mais criativa tem muito mais chances de ter ideias inovadoras e que podem trazer bons resultados para o negócio. E não é novidade para ninguém que a inovação é um dos segredos do sucesso.

Por isso, se você acha que precisa inovar em seu negócio, que tal ser a favor da diversidade e contar com a pluralidade em seu dia a dia? 

Pode acreditar, uma empresa inclusiva tem muito mais chances de ser mais inovadora do que uma que preza pela homogeneidade da sua equipe, o que deixa os processos cada vez mais engessados. 

Inclusive, investir em um bom curso de coaching pode auxiliar o empreendedor a alcançar o sucesso profissional. 

3 – Menos conflitos no dia a dia

Uma coisa é certa: quando uma organização conta com uma política que apoia a diversidade, acontece uma considerável redução do número de conflitos no cotidiano, dentro do ambiente de trabalho. 

O motivo é simples: em uma equipe inclusiva existe muito mais tolerância e respeito entre os seus integrantes, o que contribui para a redução dos conflitos diários que tanto atrapalham a produtividade. 

Quando a diversidade está presente nas empresas, brigas e discussões sem necessidade praticamente não existem, já que a sinergia e a aceitação das diferenças se tornam muito mais evidentes. 

E podemos convir que trabalhar em uma empresa inclusiva e com um baixo número de conflitos pessoais é algo extremamente motivador. Estar em um local em que o respeito e a tolerância prevalecem acima de tudo, não tem preço. 

Se você precisa de mais motivação, conheça a história de Samuel Klein

4 – Fortalecimento da imagem da empresa no mercado

Uma empresa inclusiva e que apoia a diversidade também conta com o fortalecimento da sua imagem no mercado. Clientes, fornecedores e acionistas certamente vão fazer questão de fazer negócios com ela. 

Além disso, um negócio que conta com equipes diversificadas, inevitavelmente acaba se tornando uma referência e a preferência do público externo, já que será visto com bons olhos pela sociedade. 

E isso se traduz em uma maior consolidação, que pode até atrair os melhores talentos do mercado. Afinal, todo mundo gostaria de trabalhar em uma empresa que é a favor da diversidade, já que o ambiente de trabalho, na maioria das vezes, é favorável e harmônico. 

Por isso, se você deseja melhorar a imagem da sua organização no mercado, que tal implantar a política da diversidade? 

5 – Criação de uma cultura meritocrática

Uma empresa inclusiva também tem grandes chances de criar uma cultura meritocrática, que é aquela que reconhece o sucesso dos seus colaboradores exclusivamente pelo mérito ou esforço próprio. 

Como a diversidade faz parte da equipe, seguramente existem talentos que poderão alcançar os objetivos do negócio somente pelo mérito, o que é algo interessante para qualquer empreendedor. 

Entretanto, é preciso ter cuidado com o complexo de inferioridade dentro das empresas, pois isso pode fazer com que talentos fiquem escondidos.

E tem mais: o reconhecimento e a recompensa pelo sucesso de um ou mais funcionários também serve de incentivo para que os outros integrantes da equipe se esforcem ao máximo para alcançar os objetivos da empresa. 

A cultura meritocrática é fruto da diversidade, que deveria fazer parte de 100% das empresas. Ser reconhecido e recompensado pelo mérito pode ser algo instigante e memorável. 

6 – Resultados mais positivos

Por fim, mas não menos importante, uma empresa que deixa a diversidade fazer parte do seu dia a dia, também pode alcançar resultados mais positivos no cotidiano. 

Afinal de contas, colaboradores mais motivados, engajados, inseridos em um ambiente de respeito, aceitação e tolerância, acabam se tornando muito mais criativos e produtivos e tem mais empatia no trabalho

Desse modo, isso se traduz em um aumento do faturamento de todo o negócio. 

Se você quiser que os resultados da sua empresa sejam cada vez mais positivos, não deixe que discriminação, a intolerância, a falta de empatia e o egoísmo façam parte da rotina do seus funcionários. 

Pode até não parecer para os mais céticos, mas a política da diversidade pode fazer uma empresa, que é a favor da inclusão, decolar rumo ao sucesso em pouco tempo. Acredite, é possível! 

Viu como a diversidade é fundamental para as empresas? Agora é colocar a mão na massa e deixar a inclusão fazer parte do dia a dia das suas equipes. No final, todos saem ganhando. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!