Saiba como o empreendedor pode atrair investidores

Conheça dicas valiosas sobre como atrair bons investidores para o seu negócio e seja um empreendedor de sucesso

Uma boa ideia, se for usada com inteligência, pode fazer muito sucesso no mercado. O empreendedor precisa ser convincente e mostrar que a sua ideia tem futuro, pode ser altamente promissora  e rentável. 

Mas a grande questão é: como é possível atrair bons investidores para o seu negócio? Esse artigo vai te dar 5 dicas de ouro sobre como você pode fazer isso e transformar a sua ideia em algo extremamente lucrativo. Afinal, só depende de você. Aproveite a leitura!

Descubra quem pode investir na sua ideia

Antes de sair por aí expondo a sua ideia de negócio para qualquer pessoa que mal conhece direito, você precisa descobrir quem está realmente disposto a investir nela, seja focada em:

  • Novidades tecnologias;
  • Facilitação de processos;
  • Novos produtos;
  • Novos serviços;
  • Entre outras frentes.

Pois bem, um investidor é aquela pessoa que aposta o seu capital em uma empresa de pequeno porte que apresenta algum potencial de crescimento e que pode trazer um bom retorno financeiro em um período razoável de tempo. 

Mas você sabia que o investidor também pode ser uma outra empresa? É verdade! Por isso, é necessário descobrir quem está disposto a investir em sua ideia de negócio. O mais comum no mercado é conseguir investimentos de uma pessoa física. 

Porém, alguns empreendimentos e startups, por exemplo, só estão esperando uma ideia promissora aparecer para injetarem dinheiro nela. E essa ideia pode ser a sua! 

Inclusive, a hipnose é uma importante metodologia que pode te auxiliar a atrair bons investidores para o seu negócio, já que atua direto na mente e elimina todas as barreiras psicológicas que te impedem de alcançar esse objetivo.  

Planejamento estratégico é fundamental

Antes de atrair bons investidores para o seu negócio, você precisa estar munido de um bom planejamento estratégico para convencê-los de que a sua ideia é única e rentável. Um curso de vendas pode ser uma boa opção.

Ela deve sanar alguma necessidade de um determinado grupo de pessoas (público-alvo) de uma maneira simples e prática, através da oferta de um produto ou serviço. Com isso em mente e sem nenhum tipo de dúvida pairando sobre ela, é hora de sair à procura. 

A dica aqui é fazer uma busca minuciosa de negócios que ofereçam produtos ou serviços parecidos com aquilo que você pretende oferecer no mercado. 

Depois de ter uma boa noção dos seus futuros concorrentes, pense em um diferencial que seja atrativo e mostre para os possíveis interessados em investir na sua ideia. Certifique-se de que os prováveis investidores entenderam a sua proposta. 

Uma equipe que trabalha em plena sinergia pode ser muito mais produtiva no dia a dia. Essa habilidade é fundamental na hora de elaborar um planejamento estratégico que seja convincente. 

Mudanças podem ser necessárias

Você precisa ter em mente que a real intenção dos investidores é ganhar dinheiro, por isso, eles só se interessam por empresas que apresentam um alto potencial de dar lucros a médio prazo. 

Dessa forma, algumas mudanças podem ser implementadas em seu negócio para fazer com que ele fique mais atrativo aos olhos dos seus possíveis investidores. 

Esse pode ser um bom momento para inovar em seus processos e optar por alternativas que sejam mais viáveis e simples. Inclusive, implementar pequenas mudanças na sua empresa pode ser um atrativo e tanto para investidores em potencial. 

Vale salientar que as alterações feitas precisam ter resultados satisfatórios, caso contrário, o investidor pode desistir antes do final do contrato. 

Se você investir em um bom curso de PNL, os seus comportamentos podem ficar mais assertivos e sua comunicação bem mais otimizada, o que pode deixar as mudanças mais fáceis de serem implantadas. 

Conheça o valor do seu negócio

Essa é outra dica de ouro sobre esse importante assunto. O principal objetivo dos investidores é obter lucro, por isso, você precisa conhecer o real valor do seu negócio. 

Afinal, você precisa ter uma boa argumentação para convencer os investidores. Lembre-se de que existem algumas variáveis que podem interferir positiva ou negativamente no valor da sua empresa. 

Caso tenha alguma dúvida na hora de avaliar quanto vale o seu negócio, contrate uma consultoria especializada para te ajudar com isso. 

Pode até parecer um gasto sem necessidade, mas quando se trata de investimento financeiro, é preciso ter o máximo de cautela. Os investidores precisam ganhar sua confiança, por isso, você precisa demonstrar credibilidade.  

Um curso de coaching pode ser bem-vindo para qualquer empreendedor que deseja prosperar no mercado e atrair bons investidores. Essa metodologia aprimora seus comportamentos e deixa a sua comunicação mais assertiva e convincente. 

Não descuide da saúde financeira do seu negócio

Esse talvez seja o ponto mais crucial na hora de atrair investidores para o seu negócio. A saúde financeira da sua empresa precisa estar rigorosamente em dia, pois é isso que vai indicar como é a sua gestão. 

Nenhum investidor vai se interessar por um negócio que anda afundado em dívidas ou com pouquíssimo dinheiro em caixa. Por isso, atenção especial nas finanças da sua empresa.

Se o seu negócio ultimamente está andando com pouca grana em caixa ou está passando por uma crise financeira, talvez esse não seja o melhor momento para se procurar um investidor, pois as chances de fracassar podem ser imensas. 

Todo esse processo exige paciência, disciplina e muito esforço por parte do empreendedor. Dois fatores importantes podem atrair um bom investidor: uma gestão eficiente e um diferencial competitivo. 

Ademais, ter autoconhecimento é fundamental para o empreendedor. Quanto mais nos conhecemos, maiores são as chances das nossas ações serem mais eficientes no dia a dia. Dessa forma, procure se conhecer melhor e aumente as chances de prosperidade. 

Venha para o IBND

Os cursos do IBND são ministrados por profissionais altamente capacitados e com larga experiência no mercado. Aqui, o nosso compromisso é a sua realização como ser humano. 

O IBND oferece soluções personalizadas que podem contribuir para o seu sucesso profissional e pessoal. Em nossa instituição, cobramos um preço justo e priorizamos o seu aprendizado. Estamos te esperando!