nr10

7 Fatos que você precisa estar a par sobre o treinamento da NR 10

A Norma Regulamentadora 10 é realmente um dos dispositivos mais detalhados e atualizados entre todas as outras NR presentes hoje.

 Para se ter a garantia de um trabalho mais seguro e responsável, é imprescindível que o profissional da eletricidade tenha um conhecimento amplo e abrangente do tema.

Por isso, o estudo da norma de maneira sistemática, mais conhecido como o treinamento NR 10, é uma exigência legal para muitas funções da área. 

Hoje, é exigido que antes da contratação, o funcionário já receba este treinamento comprovado com um certificado válido. Isto, para:

  • Garantir pessoal capacitado;
  • Aumentar repertório de recurso humano;
  • Ter poder de precaução contra acidentes;
  • Ter como agir em situações atípicas. 

Entretanto, entender mais sobre o assunto pode ser importante para garantir uma melhor assimilação durante as aulas.

Sendo assim, trouxemos hoje não um, nem dois, mas sete fatos que você precisa saber sobre o treinamento da NR 10.

7 fatos que precisa estar a par sobre o treinamento da NR 10

Lembrando que estes fatos não são o conteúdo completo do treinamento em si. Mas, servem para orientar alguns pontos importantes antes de você fazer a escolha pelo curso que será realizado.

1 – Quem precisa do treinamento?

Portanto, a NR 10 é uma norma regulamentadora que fala sobre trabalhos em ambientes em alta tensão ou com riscos relacionados à manipulação de circuitos elétricos.

Isto contempla normalmente a maioria dos eletricistas residenciais, prediais e industriais. 

Afinal de contas, seja atuando com uma manutenção preditiva, corretiva e preventiva ou mesmo com a instalação inicial, existem os mesmos riscos envolvidos.

Além disso, engenheiros elétricos também precisam estar capacitados, pois mesmo que não sejam aqueles que trabalham diretamente com a instalação ou manutenção, precisam realmente estar entrosados no trabalho.

Muitos passeios pelo campo de trabalho podem exigir até mesmo alguma interação direta.

Lembrando, todos aqueles que estão expostos a riscos por conta do ambiente também devem ser completamente capacitados.

2 – Quem deve pagar pelo treinamento?

Um debate muito caloroso é sobre quem deve pagar pelo treinamento NR 10, se é o funcionário ou a empresa. 

Entretanto, a empresa é obrigada por lei a dar esta capacitação, pagando pelo curso caso ele seja necessário para a vaga.

Assim como ela precisa pagar pelas reciclagens que costumam ser feitas de 2 em 2 anos.

Entretanto, quem ainda não foi contratado muitas vezes corre atrás do curso por conta própria. Não só pelos seus benefícios, como também pela facilidade na hora da seleção da vaga.

As empresas não se importam com o valor do curso normalmente, mas é normal dizer que isto leva um certo tempo. Ter o curso em mãos facilita a vida dos administradores da empresa em si.

3 – O que o curso ensina

São vários os pontos abordados no curso, e não é raro que ele tenha uma forma personalizada de acordo com o tipo de trabalho. 

Sendo assim, muitas pessoas encontram no curso de NR 10 a possibilidade de aprender sobre os principais riscos com o trabalho em eletricidade.

Também é necessário aprender sobre todos os EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) utilizados ao lidar com a eletricidade. 

Lembrando, você verá como atuar caso algum acidente aconteça, a resposta correta a um acidente pode salvar vidas.

4 – Qualquer treinamento NR 10 é válido

Infelizmente não, mesmo que o conteúdo de um treinamento NR 10 seja completo e correto, você somente poderá atuar caso ele emita um certificado válido.

Para conferir isto é necessário ver com a instituição se o certificado emitido é só simbólico ou se possui a aprovação do conselho de classe.

Lembrando que hoje a maior tendência é estudar em cursos online com certificado. Além de serem mais baratos, eles permitem que você conclua o treinamento em muito menos tempo.

Afinal de contas, não há uma sala inteira para acompanhar o mesmo ritmo.

5 – O curso dura para sempre?

Portanto, a verdade é que depois que você retirar seu certificado ele será válido por 2 anos, ou melhor, 24 meses corridos. Mas, se você chegar até esta data, não precisará fazer o curso inteiro novamente.

Existe o curso de NR 10 para reciclagem, que costuma ser mais enxuto e específico, listando os principais pontos da norma e do trabalho prático. 

Estes certificados emitidos pela reciclagem também possuem o mesmo período de duração, ou seja, depois de 24 meses será necessária outra reciclagem.

6 – O que é o NR 10 SEP?

Um outro curso costuma ser oferecido juntamente com o curso tradicional de NR10, este é o curso NR 10 SEP. 

Seu conteúdo é voltado para pessoas que irão trabalhar com aplicações mais pesadas de eletricidade, normalmente voltadas à transmissão ou geração de energia ou mesmo a alimentação de equipamentos pesados.

Portanto, se no seu trabalho a tensão pode passar de 1000 volts, você precisa de um curso NR10 SEP.

Este também é um curso que terá 24 meses de duração e que precisa ser renovado.

7 – Quanto custa um curso destes

Caso você esteja pretendendo pagar para fazer o curso de maneira autônoma, é importante dizer que ele pode sair por valores bem mais acessíveis em modalidades online.

Algumas empresas, ainda assim, chegam a cobrar valores em torno de R$200,00. Mas, é possível encontrar opções de estudo gratuitas onde você só paga uma taxa para a emissão do certificado. Sendo, normalmente, algo em torno de R$50,00.

Lembrando que o conteúdo é importante, aprender a norma não é uma questão somente para garantir a sua vaga. Esta é uma tarefa que muitas vezes decide entre a vida e a morte.

Conclusão

Como você pode ver, a NR 10 é uma norma que ajuda a garantir a segurança de todos os envolvidos na área da eletricidade.

Entretanto, a capacitação não necessariamente precisa ser feita da maneira tradicional, em uma sala de aula. 

Hoje existem vários cursos online que estão dispostos a entregar uma série de benefícios para quem deseja realmente atender ao mercado da maneira correta.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.