7 Dicas de Como Utilizar o Cartão de Crédito Corretamente

O cartão de crédito funciona como um empréstimo a curto prazo. O banco disponibiliza um saldo para você, você utiliza a quantia que necessitar e depois paga as parcelas.

Caso você atrase o pagamento da fatura do seu cartão, você também paga juros.

Nessa modalidade de pagamento pode ser uma aliada, se você tiver um bom controle financeiro e souber utilizar o cartão de crédito da melhor maneira.

Sem contar que você pode aproveitar vários benefícios que os cartões oferecem como cashback, milhas aéreas, desconto em compras, etc. 

Por outro lado, essa forma de pagamento pode te deixar endividado e ser uma péssima escolha, se você não conseguir controlar as suas compras e ter que pagar juros do seu cartão.

Além disso, ele dá uma falsa sensação de que você tem bastante dinheiro disponível, porém as coisas não funcionam bem assim.

O dinheiro que você realmente tem a sua disposição é aquele que está dentro da sua conta bancária e não o limite do seu cartão.

Vamos conferir algumas dicas para você utilizar o seu cartão de crédito da melhor forma e fazer com que ele seja o amigo da sua vida financeira: 

Saiba diferenciar quando parcelar as suas compras e quando pagar à vista

 O conselho é fazer compras somente se você tiver o valor total da fatura disponível na sua conta bancária.

Levando isso em consideração, é interessante para você fazer compras à vista quando a loja disponibiliza descontos para reduzir o preço total da sua compra.

Não tenha vergonha de pedir descontos e também não tenha preguiça de pechinchar antes de tomar uma decisão.

Agora, vale a pena fazer o parcelamento da sua compra caso a loja não dê o desconto à vista e ela não cobrar juros para parcelar as suas compras.

Nesse caso você tem que levar em consideração a quantidade de parcelas que você vai pagar e observar se você não vai pagar o famoso juros do cartão.

Se a loja não oferecer nem desconto e nem juros e você tiver o valor total da compra disponível, você pode investir esse dinheiro em um rendimento que te possibilita ter retiradas quando necessitar e você ir retirando nesse dinheiro quando você precisar pagar a conta dessa compra.

Ao fazer isso, você ganha com o rendimento dessa aplicação e não corre o risco de se endividar. Sem contar que essa é a forma mais saudável de você comprar com o cartão de crédito. 

Faça compras online somente em sites seguros

Atualmente, ficou muito fácil realizar uma compra, principalmente pela Internet. Porém, você precisa ter muito cuidado ao fazer esse tipo de compra para não cair em golpe e também para não ter os seus dados roubados.

Fique atento ao site que você pretende comprar, verifique se ele tem o certificado de segurança e também se não tem nenhuma reclamação de que é golpe em sites como o Reclame Aqui.

Para você saber se o site realmente é seguro, ele tem que começar com as iniciais https:// e também tem que aparecer o certificado de segurança que nada mais é do que aquele cadeadinho que fica no canto superior da esquerda do seu navegador. Aquele bem ao lado de onde você digita o site.

Não faça compras por impulso 

O primeiro passo para você se endividar e ter que pagar juros do seu cartão de crédito é você comprar por impulso, seja uma promoção do dia, seja fazer comprar para se sentir melhor ou quando você é motivado pelo vendedor.

Para você se blindar desses impulsos: avalie se você realmente precisa daquele produto ou serviço; observe se você tem condições de pagar pelo que você deseja comprar e por último, pesquise preço e peça descontos caso você realmente for fazer a compra.

Outra dica, evite ficar olhando as promoções das lojas, elas podem te motivar a fazer compras desnecessárias. Pesquise por elas somente quando você tiver certeza de que vai comprar aquele determinado produto. 

Saiba escolher qual cartão de crédito é o ideal para você 

O cartão de crédito ideal para você é aquele que te oferece mais benefícios.

Avalie as suas necessidades e faça o seu cadastro para receber o seu cartão somente para aqueles que oferecem melhores benefícios de acordo com a sua necessidade.

Existem alguns cartões para negativados, mas se essa situação for o seu caso, a dica é tentar quitar a sua dívida antes de fazer um cartão para você.

E, também aprenda a ter uma vida financeira mais saudável para você não se endividar novamente. Leia livros sobre finanças pessoais, assista vídeos no Youtube e acompanhe pessoas nas redes sociais que vão te ajudar a controlar melhor as suas finanças. 

Pague a fatura do seu cartão antes da data de vencimento

Não é novidade para ninguém que os juros do cartão de crédito são altos e eles vão se acumulando à medida que você retarda o pagamento de sua conta.

Por causa disso, é fundamental que você planeje fazer o pagamento antecipado da fatura de seu cartão. Essa atitude vai fazer com que você evite se endividar. 

Fique longe das anuidades

Existem duas modalidades de cartões de crédito, uma que cobra anuidade e a outra que não cobra.

De modo geral, o cartão de crédito que não cobra anuidade do consumidor costuma ser mais vantajoso do que o que cobra. Por isso, você deve dar preferência para os cartões sem anuidades.

Essa regra pode se inverter se o cartão que cobra anuidade oferecer cashback no qual você consiga pagar o valor da anuidade com esse benefício. Dessa forma, você não precisa retirar do seu bolso a anuidade do seu cartão. 

Se fugir do controle, cancele o seu cartão 

Pode acontecer de você se descontrolar com alguma compra e gastar mais do que o esperado.

Nesse caso, a dica é que você cancele o seu cartão de crédito até que você consiga pagar toda a sua dívida para que essa dívida não vire uma bola de neve e você não consiga limpar o seu nome.

Portanto, procure compreender quais são os benefícios que o cartão de crédito te oferece e saiba controlar a sua vida financeira para que você aproveite da melhor forma possível o seu cartão de crédito.

Gostou deste texto? Continue acompanhando o Guia de Investimento e aprenda mais.