Mostrar-se bem posicionado no Google é o objetivo de qualquer empresa que trabalha com estratégias de marketing digital.
Além da visibilidade, ter o site da sua empresa encontrado pelos principais buscadores do mundo é essencial para a credibilidade online.
Não é por acaso que 96% dos brasileiros costumam procurar mais informações sobre um negócio nesse recurso antes de ligar ou visitar.
A pergunta que mais incomoda os estrategistas de marketing é: como posicionar sites de negócios no Google usando as melhores práticas?
Além de realizar ações relacionadas ao marketing de conteúdo com foco em técnicas de SEO – Search Engine Optimization, diversos fatores contribuem para o ranking dos sites.
Não existe uma receita rápida para esse trabalho de posicionamento, principalmente porque é preciso estar atento às alterações e atualizações feitas pelos algoritmos dos buscadores.
O velho ditado popular “quem não é visto, não é lembrado” nunca fez sentido neste chamado universo da internet, onde todos os seus concorrentes podem estar trabalhando para aparecer nas buscas.
Você já parou para pensar sobre isso, mas não sabia por onde começar ou não sabia muitos detalhes sobre o que você precisa fazer para melhorar o ranking do seu site?
Leia este artigo e descubra 5 dicas que vão te ajudar nesse trabalho!
Desenvolvendo uma estratégia de SEO
Se você sabe que o marketing digital é baseado em várias estratégias, provavelmente já ouviu falar sobre a importância de um conteúdo relevante, certo?
Pesquisas recentes comprovam que Bill Gates está certo quando diz que conteúdo é rei, afinal empresas que investem em marketing de conteúdo recebem 1,3x mais visitas ao site do que aquelas que investem em marketing de conteúdo.
SEO é muito importante para posicionar seu site organicamente na internet. Isso significa que você não precisa investir dinheiro em publicidade, mas sim montar uma boa estrutura para atingir posições interessantes, como a primeira página de um buscador.
As pessoas costumam usar a Internet para tirar suas dúvidas e uma maneira curta de explicar essa estratégia é que sua empresa deve fornecer a solução que o cliente em potencial precisa.
Suponha que você esteja no ramo de distribuidor de materiais elétricos e tenha produtos como fios e disjuntores.
Os clientes que precisarem de seus serviços podem digitar a seguinte frase “onde comprar fios e disjuntores” na internet, e caso seu site tenha conteúdo relevante, correspondente ao uso correto das palavras-chave, esta pode ser uma resposta necessária.
Diversos fatores influenciam na construção de boas ações de SEO.
Você deve se referir ao que são bons métodos de posicionamento, pois existem algumas ações que, no início, até afetam os rankings, mas assim que o algoritmo determinar que foi “enganado”, o site será penalizado.
Exemplos de fatores de classificação incluem:
- Pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio;
- Tópicos mais pesquisados do Google;
- Produção de conteúdo relevante;
- Escolha um título e uma descrição de site apropriados;
- URLs estratégicos;
- Sites Responsivos;
- Link Building – links confiáveis geram cliques no site.
Inscreva-se no Google Meu Negócio
Muitos clientes pesquisam on-line horários de funcionamento, endereços e outras informações comerciais.
Portanto, se você possui uma loja física que vende tinta, deve utilizar ferramentas gratuitas para gerenciar seu negócio no mundo online, como o Google Meu Negócio.
Imagine que você tem uma fábrica de uniformes personalizados e deseja que os clientes cheguem facilmente ao seu local.
Usando a ferramenta, você pode. Uma pesquisa no Google comprova isso.
De acordo com a pesquisa, as empresas que incluem fotos e informações em suas listagens têm um aumento médio de 35% nos cliques no site e
2% mais consultas no Google Maps.
Além disso, esse recurso também permite que você gerencie promoções, interaja com seu público e divulgue através das redes sociais, sua empresa de consultoria digital, por exemplo.
Produzindo conteúdo relevante
No início do texto, mencionamos a importância da otimização de SEO, não é? Portanto, produza conteúdo relevante.
As ações de inbound marketing, também conhecidas como marketing de atração, são uma alternativa interessante nesse caso.
Um exemplo: uma loja especializada em aluguel tendas para eventos sp como feiras, geradores de energia e elementos decorativos pode ser encontrada não só pelo preço do produto, mas também pelo valor que ele agrega ao seu público.
O conteúdo é uma das apostas mais fortes para isso, pois pode ser estruturado com técnicas de SEO e, além disso, adaptado ao formato ideal para promover cada produto como um curso e, desta forma, atrair potenciais clientes e visitantes para o seu site.
Além do SEO, um conteúdo para uma empresa de bonés personalizados que fortaleça a imagem da sua empresa no seu nicho é um diferencial competitivo.
Imagine o seguinte: É comum o aluguel de impressoras para empresas para eventos, decoração e montagem de estruturas.
No entanto, responder a todas as perguntas do cliente ao longo do processo com conteúdo agregado e dar respostas não só aos algoritmos, mas à pessoa que faz a pesquisa faz toda a diferença, você acha?
É importante usar bons algoritmos, mas lembre-se de que seu conteúdo deve encantar, engajar e resolver problemas caso alguém pesquise ”concerto eletrodoméstico sp”.
Se você trabalha com um segmento que atende soluções voltadas à construção residencial, como implantação de sistemas de automação residencial de iluminação, o truque para trabalhar com conteúdo relevante é produzir e-Books, tutoriais e infográficos, além de publicações otimizadas com imagens de qualidade.
Lembre-se do conceito do seu caminho de compra, da personalidade da sua marca e da sua voz.
Qualquer pessoa com uma pergunta procura uma solução nos mecanismos de pesquisa, portanto, títulos e palavras-chave devem se concentrar em SEO, mas o mais importante é que eles cumpram sua promessa de entrega.
Aposte no Link Building
Resumindo, o trabalho do link building é encontrar links de outros sites que sejam confiáveis e que de alguma forma se refiram ao seu.
É uma forma de aumentar a reputação da sua empresa na web e fortalecer os vínculos com os parceiros.
Os mecanismos de pesquisa usam links corretamente para entender a relevância do seu site na web. Este trabalho deve ser meticuloso e bem planejado.
Por exemplo, se sua empresa tem como foco o projeto e serviços elétricos industriais, você deve procurar parceiros que sejam relacionados ao seu público e tenham boa reputação na Internet.
É importante valorizar a qualidade dos links, além da variedade de domínios e tipos de domínio. Lembre-se que quantidade não é qualidade.
Faça campanhas
Você já fez propaganda nas redes sociais para divulgar produtos ou serviços da sua empresa? Então saiba que o Google Adwords também pode te ajudar.
A Plataforma de Publicidade e Campanhas do Search Engine ajuda você a criar campanhas estratégicas, baseadas em segmentos do seu público-alvo.
Esta ferramenta possui todos os recursos para permitir que você acompanhe as métricas da campanha.
Um exemplo: uma pessoa precisa procurar serviço de manutenção de gerador e fazer uma busca na web.
Depois de um tempo sua empresa anuncia com este serviço e curiosamente seus anúncios irão alcançá-los, se a segmentação for ajustada corretamente.
A criação na plataforma de contas é gratuita e você pode controlar o valor, orçamento e custo de acordo com os objetivos e planos da sua campanha.
Antes de criar seu anúncio no google, é muito importante definir sua segmentação para que seu anúncio apareça para as pessoas certas.
Você trabalha com conserto de cartão eletrônico?
Encontre o público-problema com determinados aparelhos eletrônicos e fortaleça sua estratégia!
Agora que você já sabe um pouco mais sobre as dicas para fazer sua empresa aparecer no Google, é hora de planejar seus próximos passos.
Claro, sempre vale a pena pensar em outras questões, como qualidade do site, velocidade de carregamento, experiência do usuário e abordagem da marca.
O posicionamento é resultado de um conjunto de fatores e, portanto, o trabalho é difícil e exige pesquisa, análise, planejamento e monitoramento competitivos.
Considere definir metas que se alinhem à sua marca e transmitam valores e imagens que reflitam o propósito do seu negócio para que seus clientes e parceiros encontrem a melhor versão do seu negócio.