5 coisas que você deve considerar para evitar o acidente de trabalho

Seja qual for o tipo de trabalho que você exerce, é importante conhecer quais acidentes podem ser causados durante essa atividade e quais riscos de acidente o local de trabalho apresenta. 

Esses acidentes são mais comuns do que parece e, para evitá-los, estar ciente que os riscos existem é fundamental.

Antes de seguirmos com as dicas para evitar acidentes de trabalho, entenda o conceito.

O que é acidente de trabalho?

Esse termo é definido pela Lei nº 8.213/91, art. 19, como “o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho”.

Válido destacar que alguns acidentes de trabalho não são acidentes da forma que consideramos, por exemplo: a chamada doença profissional. 

Nela o funcionário não sofre um acidente propriamente dito, mas desencadeia alguma doença que está relacionada diretamente com a função desempenhada.

Porém, para considerar que independente da atividade é importante se proteger dos riscos de acidentes, o conceito já mencionado é o primeiro passo.

A seguir, algumas dicas para evitar acidentes de trabalho.

1. Conheça os riscos de acidentes

Não basta achar que acidentes acontecem em qualquer lugar.

No seu ambiente de trabalho busque conhecer quais acidentes já aconteceram, se há alguma cartilha ou orientação de como se proteger ou do que fazer em casos de acidentes.

2. Tenha cuidado com você

O seu cuidado pessoal pode salvar a sua pele. 

Para esse cuidado, esteja atento à sua postura durante o expediente, use roupas adequadas para a atividade, use os equipamentos de proteção. 

O seu cuidado com você pode ser um incentivador para outras pessoas se cuidarem também.

Evite tudo que pode comprometer a sua atenção: brincadeiras, uso do celular e afins.

Periodicamente, releia as normas de segurança da empresa ou, caso haja, da sua categoria profissional.

3. Preste atenção no seu material de trabalho

Se a sua atividade envolve o uso de máquinas ou ferramentas que precisam de revisão com certa frequência, esteja atento ao comportamento delas. 

Muitos acidentes são causados por falta de manutenção. 

Por isso, antes de iniciar o manuseio, confira se está tudo conforme o esperado, caso perceba algum barulho ou queda no desempenho, comunique aos responsáveis. 

Acidentes de trabalho podem comprometer a saúde e até mesmo a vida dos funcionários, por isso só inicie o trabalho, após uma revisão.

Mantenha tudo que é usado durante o expediente em seu devido lugar: ferramentas, materiais e qualquer acessório, caso estejam em lugares inadequados, podem causar acidentes.

4. Atenção ao ritmo de trabalho

Sem pressa. E isso não significa fazer a atividade de forma lenta, mas prestar atenção ao que se está fazendo. 

Geralmente, atividades realizadas com pressa carecem de atenção e de perfeição. 

Exerça as atividades em um ritmo equilibrado e garanta a qualidade do seu trabalho e mais segurança para você. 

5. Mantenha-se sempre informado

Pode parecer clichê, mas não é.

Conhecer as teorias que buscam evitar acidentes de trabalho é colocar em prática o seu próprio bem-estar e o da sua equipe de trabalho.

Sempre há alguma novidade sobre o ramo em que atuamos e segurança tem sido um tema abordado porque entende-se que funcionários cientes dos riscos são funcionários que têm menos chances de sofrer acidentes de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Realizarte, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre qualidade de vida, segurança do trabalho, saúde, motivação, entre outros.