Motivação: saiba o que fazer para manter os funcionários motivados

É fato que um funcionário motivado é sinônimo de clientes satisfeitos e de trabalho feito com qualidade. 

Um funcionário de bem com a organização em que trabalha será reflexo da missão, dos valores, dos objetivos e do propósito da empresa.

Ele veste a camisa, busca ser o melhor nas suas atividades e, consequentemente, a empresa que ganha com isso. 

Por isso, os gestores precisam estar atentos aos principais pontos que podem deixar os funcionários mais satisfeitos e motivados no trabalho.

O estímulo para a motivação é o principal combustível para uma empresa de sucesso.

Siga as nossas 05 dicas e tenha a equipe ao seu favor.

1.  Escute os funcionários

A melhor maneira de saber como anda o bem-estar e a motivação dos funcionários é conversando com eles. 

Crie um canal de comunicação onde eles possam dar sugestões, fazer críticas, elogios etc. 

Porém, o canal não deve ser simbólico. 

É importante que haja um feedback se, por exemplo, as sugestões são aplicáveis para empresa, quando não for, informar por quais motivos ou o que pode ser feito para substituir.

Escutar os funcionários e respondê-los é fortalecer o time.

2. Lembre-se que há uma vida fora da empresa

Muitas vezes parece que motivar pessoas é algo que envolve um alto custo. 

Pode envolver também, mas não só a dinheiro se resume a relação empregado-empregador. 

Uma dica que não envolve dinheiro e que é uma ótima oportunidade para fazer com que os funcionários sintam-se motivados é considerá-los para além do uniforme do trabalho. 

Eles são pais, mães, avós… Então, por que não aproveitar as datas comemorativas para mostrar que a empresa o enxerga como um ser humano que existe após o expediente?

Seja com um cartão ou com um e-mail, marque presença nessas datas! Isso demonstra humanidade e faz com que eles se sintam acolhidos.

3. Dê feedback 

Se de um lado tem um funcionário que precisa ser ouvido, do outro tem um gestor que precisa falar sobre o desempenho individual e/ou da equipe. 

Realizar, periodicamente ou sempre que necessário, um feedback para os colaboradores é uma maneira de explicitar que o trabalho deles está sendo observado e que há um reconhecimento pelo que é bem feito, pela postura profissional etc. 

Mas nem só para os pontos positivos existe o feedback, então, pontue também os pontos mais críticos e aqueles que são regulares e podem ser melhorados. 

Sinalizar o negativo é dar a oportunidade para a pessoa crescer como profissional.

4. Ofereça uma estrutura de trabalho favorável

O ambiente de trabalho bem como as ferramentas para a sua correta execução são peças fundamentais para que a equipe se mantenha satisfeita. 

Manter a temperatura do ambiente agradável, banheiros limpos, fardamento confortável (no caso de empresas que oferecem) são alguns aspectos que podem ser percebidos pelos colaboradores. 

Sobre as ferramentas que eles precisam para desempenhar bem a função, imagina um funcionário que chega pela manhã no escritório e encontra o computador sem funcionar.

Ou uma costureira que não tem uma tesoura adequada para cortar o tecido. Isso é desmotivante!

Portanto, considere a estrutura física do ambiente e as ferramentas que você disponibiliza como aliados para a motivação do time. 

Se eles não tiverem um bom suporte para exercer corretamente o trabalho, os passos anteriores não terão um resultado tão efetivo. 

5. Proporcione um ambiente seguro

Independente de qual seja o ramo de atuação da sua empresa, é certo que ela deve estar atenta às normas de segurança do trabalho. 

Empresas que têm compromisso com a saúde e com o bem-estar do trabalhador passam a ter mais confiança e respeito dos funcionários, das empresas parceiras e até mesmo dos clientes. 

Importante destacar que a segurança do trabalho, embora seja muito motivacional para a equipe, apresenta um ganho muito maior para a empresa.

Pois ela reduzirá os custos com possíveis acidentes e evitará, consequentemente, o afastamento de funcionários.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Realizarte, onde você pode encontrar centenas de conteúdos sobre qualidade de vida, segurança do trabalho, saúde, motivação, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *